segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Se todos as estradas levam à Roma, todos os sonhos levam à San Gimignano!

Que difícil escrever esses posts sobre minha viagem à Itália. Transformar em palavras algumas sensações vividas é realmente muito difícil! Escrevo, apago, escrevo novamente, apago. Sei que nem de longe esses textos podem representar alguns lugares. San Gimignano é um desses...


Localizada na província de Siena, San Gimignano foi sede de um povoado etrusco no período helenístico (século III a.C) e desenvolveu-se rapidamente durante a época medieval. Em 1199, deixou de ser um feudo declarando-se independente.

A cidade é de emocionar. Com seus "becos" totalmente medievais, caminhar por essas ruas nos leva a pensar que estamos em um cenário de filme, ou coisa parecida.


Só voltamos à realidade quando nos deparamos com roupas penduradas nos varais das janelas, mostrando o cotidiano de quem vive ali... Aí lembramos que aquilo é um lugar real.

Fachada da Collegiata, igreja românica projetada no século XII, localizada na Piazza del Duomo, onde também permanece a torre mais antiga da cidade

Depois de caminhar era hora de escolher um restaurante para almoçarmos. Como já disse nos posts anteriores, se o restaurante tinha uma vista incrível, era lá que entrávamos.


O escolhido foi o La Cisterna, que fica na Piazza della Cisterna, a praça central da cidade, que já foi utilizada como mercado e palco de festivais e torneios. A praça recebeu esse nome por conta da cisterna central, construída em 1287.

O vinho escolhido para a refeição? É claro que foi um Vernaccia di San Gimignano - vinho típico da região - e um rosatto


Elaborado com a casta Vernaccia, esse vinho branco está documentado desde 1200. O que provamos não era um Riserva, então, ele só fermentou em barricas de inox e foi posto à comercialização.

Vinho jovem, leve e fresco, com notas florais no nariz e frutado na boca, principalmente de frutas brancas e amarelas, além de uma acidez deliciosa.

O rosatto tinha gosto de tutti-frutti, para ser bebido descontraidamente, acompanhado de bela paisagem!

Aliás, a paisagem ao redor de San Gimignano também é de tirar o fôlego. Dali se pode ver longas colinas verdes, repletas de ciprestes, pés de oliveiras e parreiras. Aqueles cenários típicos dos melhores cartões-postais da Toscana.


Alguém tem dúvida de que San Gimignano merece uma visita?


Saúde!

6 comentários:

  1. Apesar de vernaccia ser um vinho simples, a acidez dele torna-o fantástico com comida, principalmente da Toscana. Agora falar de acidez para nós duas, amantes de riesling, é chover no molhado não? bjs Ale

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Ale! Os amantes por acidez vão sempre gostar de um Vernaccia.
      Beijo e obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Lindas fotos amiga!!! :)
    Realmente colocar sentimentos em palavras não é fácil mesmo, mas para nós que vimos teu rostinho logo que voltastes é fácil entender o encanto e a energia que está viagem trouxe para tua vida!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio. Se eu consegui tirar fotos bonitas, imagine você estando lá!!!
      Beijo

      Excluir
  3. San Gimignano ficará pra sempre em minha memória, pois foi lá que fiz meu casamento! É realmente um lugar pra se visitar, se apaixonar e voltar.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale, Victor! As fotos do seu casamento são emocionantes!
      Beijo

      Excluir