quarta-feira, 26 de junho de 2013

A Grande Degustação de Vinhos de Portugal

Ontem, na tarde chuvosa de SP, aconteceu a Grande degustação de vinhos portugueses. O evento, realizado no hotel Tívoli, contou com centenas de especialistas e uma super organização. Além disso, aconteceu uma Masterclass guiada por ninguém menos que Dirceu Vianna Jr., o único "Master of Wine" do Brasil.


Com um português repleto de sotaque inglês (ele mora em Londres há 24 anos), Dirceu Vianna apresentou um breve panorama sobre a diversidade dos vinhos de Portugal. Breve, pois sabemos que a variedade de castas que Portugal apresenta é incrível, não é mesmo? É tanta uva autóctone, que sempre somos surpreendidos.

E, nesse breve panorama, nos foram apresentados 6 rótulos bem interessantes. 


Dois desses vinhos se destacaram: o Quinta do Azevedo 2012 - um vinho verde elaborado com as castas Loureiro (70%) e Arinto (30%). Mostrou-se repleto de acidez e muito aromático, com notas florais e de  frutas como pêssego, melão, maçã. Perfeito para um dia quente, acompanhado de um petisco de camarão, por exemplo, ou uma saladinha. Vinho trazido pela Zahil e com um preço de 56 reais.

Outro que merece destaque é o Confidencial 2011 - vinho tinto da região de Lisboa. A grande curiosidade é que esse vinho é elaborado com 10 diferentes castas entre as autóctones portuguesas e as internacionais, que não são divulgadas, por isso o nome "confidencial". As uvas passam por processos de microvinificação e são misturadas ao gosto do enólogo. 

Do produtor Casa Santos Lima, esse vinho apresentou aromas frutados, um leve toque mentolado e uma pegadinha oxidada, que eu adoro. O melhor? Precinho de 29 reais. Está bom para você? 

2 comentários: