quinta-feira, 2 de maio de 2013

Os vinhos portugueses da Domno e minha nova paixão

Fiquei admirada com a qualidade e bom preço dos vinhos portugueses que estão sendo importados pela Domno do Brasil. Paulo Correa, diretor da Enoport nos recebeu e nos apresentou uma sequência de vinhos tintos que já estão sendo comercializados no Brasil. Para todos os bolsos e gostos - vamos a eles:

O primeiro foi o Romeira Alentejo 2010.


Elaborado a partir do corte das uvas Aragonês, Trincadeira e Alicante Bouchet, esse vinho, que passa 6 meses em barrica de carvalho francês de segundo uso, apresentou coloração rubi e aromas intensos de frutas. Na boca mostrou-se fresco, leve, com acidez marcante. Preço de R$ 42 aqui em SP.

Na sequência fomos de Catedral 2008, da região do Dão, minha mais nova paixão:



Vinho para o dia a dia, mas que surpreende iniciados no vinho. Fiquei realmente envolvida por ele, paixão ao primeiro gole. Elaborado com Tinta Roriz, Alfrocheiro e Touriga Nacional, apresentou aromas de frutas vermelhas e leve tosta. Na boca mostrou-se muito elegante. Segundo Paulo Correa esse vinho é bastante popular no Canadá e nos Estados Unidos. Aqui em SP ele custa, em média R$49.

Em seguida fomos para o Romeira Reserva 2010.


Elaborado a partir do mesmo corte que o Romeira citado no início do post. A única diferença é que este fica os seis meses em barrica de carvalho francês nova. E essa "pequena" diferença conferiu uma baita mudança na estrutura do vinho, óbvio! Bom corpo, potência e taninos marcantes indicaram que é um vinho para ser tomado daqui uns 2 anos.

Nesse breve tour, provamos vinhos simples e bem feitos. Mas, como o próprio Paulo Correa disse, "o campeonato ficou sério" e passamos para vinhos mais complexos... Quais são eles? Post amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário