segunda-feira, 22 de abril de 2013

Perini Qu4tro 2009

Na noite da última quarta-feira, a vinícola Perini reuniu um grupo de jornalistas e blogueiros para realizar o pré-lançamento da nova safra do vinho ícone da vinícola - o Perini Qu4tro 2009.

Esse vinho (já comentado aqui) foi uma das minhas grandes surpresas na Expovinis de 2011. Por isso, confesso que estava bastante ansiosa para prova-lo nessa nova safra.

A apresentação foi no aconchegante restaurante Vinheria Percussi. Depois de petiscos deliciosos e boas conversas, o mais esperado da noite chegou à mesa.


O Perini Qu4tro, produzido na região do Vale Trentino, no RS, é elaborado com as castas Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat e Ancellotta, em porcentagens variáveis: aqui entra o conhecimento do enólogo que faz as misturas para chegar à perfeição.

Leandro Santini, o enólogo responsável pelo rótulo, explicou que as uvas são selecionadas quando essas atingem alto grau de maturação e qualidade, por isso, esse vinho só é elaborado em anos de safras excelentes (as safras já produzidas anteriormente foram as de 2005 e 2008). Depois de passarem 9 meses estagiando em barricas de carvalho francesa, foram engarrafadas; com teor alcoólico de 12%.

O vinho estava realmente excelente. Extremamente aromático, com notas delicadas e complexas: frutas vermelhas, tosta, toque herbáceo e um pouquinho de chá. Na boca mostrou bastante equilíbrio, com taninos jovens, mas já amaciados e excelente persistência. Vale a compra, viu?

É o Brasil mostrando que é possível, sim, fazer vinho com qualidade!

Vale lembrar que o lançamento oficial será na Expovinis, que acontece nessa semana aqui em São Paulo. Imperdível!

Da esquerda para direita: Natália Brandelli, da Wine; Beto Duarte, do Papo de Vinho, Pablo Perini, da Vinícola Perini, Evandro Silva, da Confraria dos Panas e eu.
Fotos: Jane Prado/ Château de Jane

4 comentários:

  1. Termos sido escolhidos para o lançamento do vinho ícone da vinícola Perini foi sensacional! Como sempre, é muito motivador fazer esse papel!! Nosso trabalho sempre foi (e continua sendo) o de colocar o vinho no seu devido lugar, ou seja, à mesa, ao lado da comida, visando restaurar o bem-estar das pessoas que desfrutam da experiência. Receber esse reconhecimento de produtores, importadores, jornalistas e amantes do vinho não tem preço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Lamberto, é uma honra te-lo aqui, em meu blog. Obrigada pelas palavras e pela incrível recepção que vocês nos proporcionaram.
      Grande abraço,
      Evelyn.

      Excluir