segunda-feira, 11 de março de 2013

Destaques do Encontro de vinhos no Rio de Janeiro

Sou fã do Encontro de Vinhos justamente porque é possível conhecer produtores e importadores com bastante calma, conversando e experimentando vários vinhos, trocando informações e conhecimentos. Diante de tudo o que experimentei, selecionei alguns rótulos que, na minha opinião, se destacaram. Foram eles:

O Franciacorta (espumante da Lombardia) Le Marchesine.



Os dois são muito bons, mas me encantei com o Rosé Millesimato 2007. Elaborado a partir de um corte de 50% Chardonnay e 50% Pinot Nero, esse vinho apresentou aromas florais e de frutas vermelhas frescas (morangos e cerejas). Perlage fino e constante. Na boca mostrou frescor, toques de framboesa, cereja e um leve tostado. Imaginei uns camarões grelhadinhos e uma taça com esse espumante...

Gostei também de um Chardonnay californiano, o Douglass Hill 2010.


Vinho básico, bem feito e com um preço legal (em torno de 40 reais). Ele não passa por madeira, o que o torna bastante leve, fresco e despretensioso. Aprovado!

Dentre os tintos, meu destaque vai para o Fausto Verve 2009, da Pizzato (esqueci de fotografar). A foto é do blog Vivendo a vida.


Eu gosto dele, não só porque o nome tem uma ligação com o clássico da Literatura alemã "Fausto", de Göethe, (também é uma referência ao local em que é produzido), mas porque se trata de um vinho com muita qualidade. Elaborado com as castas Cabernet Sauvignon (40%), Merlot (30%), e Tannat (30%), apresentou coloração arroxeada e aromas bastante frutados, com um leve toque de madeira. Na boca mostrou bom corpo, com taninos elegantes e boa persistência. Um vinho que gostei muito e que ainda tem um preço bem legal: em torno de 50 reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário