terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Vinho canônico. Você conhece?

Você sabe o que é vinho canônico? Eu não sabia até visitar a Vinícola Salton, durante a minha estada no Vale dos Vinhedos, no último mês.

O sommelier da vinícolaVinícius - que nos acompanhou durante toda a visitação - explicou que vinho canônico é o vinho utilizado pelos padres nas missas católicas, durante o sacramento da eucaristia. Explicou também que a Igreja Católica tem regras bastante rígidas para a execução/ elaboração desse vinho. 

E eu que achava que o vinho utilizado na missa era qualquer um que estivesse em promoção no supermercado.



Elaborado 50% com a casta Isabel (uva de mesa) e 50% com a casta Cabernet Sauvignon, esse vinho deve ser, obrigatoriamente, branco ou rosé. A proibição do vinho tinto é uma questão bem religiosa: se o vinho pingar na toalha ou na vestimenta do padre essas peças não poderão ser lavadas, pois não se lava o "sangue de Cristo". Diante deste impasse, eles optam por vinhos claros que não deixam as manchas tão evidentes.

Confesso que adorei a história do vinho e suas regras, mas o vinho...

Nos aromas já era previsível a decepção: tem cheiro de suco de uva com álcool. Na boca esse aroma se repete - Imaginem um suco de uva misturado com um pouquinho de vinho do Porto. Esse é o sabor. Esqueci de dizer que ele é elaborado como um vinho fortificado  Ou seja, em um determinado momento a fermentação do vinho é interrompida para a adição de aguardente vínica. O teor alcoólico do vinho é de 16%. 

Valeu pelo aprendizado e pela experiência. Mas não pelo gosto do vinho.

13 comentários:

  1. Evelyn, esse mundo dos vinhos sempre com suas surpresas!! O vinho canonico pode não ser bom, mas acho que o padre sai da missa bem falante com esse teor alcoolico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Fabio! O mais legal de tudo isso foi a surpresa, o novo conhecimento. Quanto ao padre, também acho que ele sai bem feliz... rsrsrsr
      Beijo

      Excluir
    2. Caro Fabio e cara Evelyn.

      Primeiro: O padre não sai bêbado porque não enche-se o cálice pela boca. Dois dedos já bastam para a comunhão do sacerdote e dos ministros assistentes ao altar.

      Segundo: O teor alcoolico é mais elevado justamente para garantir a preservação do vinho. Já que ele é consumido em pequenas quantidades a cada Santa Missa e nas sacristias é conservado fora da refrigeração.

      Terceiro: Toalhas e paramentos são lavados sim... porém por um processo rigoroso para que o Preciosíssimo Sangue não vá parar no esgoto doméstico. Todas as alfaias litúrgicas são lavadas manualmente e as águas resultantes da lavagem são lançadas na terra, geralmente em jardim das casas paroquiais.

      Excluir
    3. Veja CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO:
      DOS RITOS E CERIMÓNIAS DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTlCA
      Cân. 924 — § l. O sacrossanto Sacrifício eucarístico deve celebrar-se com pão e vinho, a que se há-de juntar uma pequena quantidade de água.
      § 2. O pão deve ser de trigo puro e recentemente confeccionado, de modo que não haja nenhum perigo de corrupção.
      § 3. O vinho deve ser natural, do fruto da videira e não corrompido.

      Excluir
  2. Voce tem certeza que o vinho canonico não pode ser tinto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, segundo a explicação que nos foi dada durante a visitação, além da minha pesquisa sobre assunto posso dizer que sim, tenho certeza que não pode ser tinto.
      Obrigada pela visita

      Excluir
  3. Por isso desisti de ser padre, o vinho era muito ruim rsrs Evandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, sua colocação é absurda... Você não desistiu de ser padre, foi a igreja que não aceitou. Ficou claro em sua palavras, sua tamanha ignorância.

      Excluir
    2. Kkkkkk adorei sua resposta, confesso que o vinho realmente é horrível suco de uva com álcool deve ser melhor! Mas sabe qual foi o melhor, descobri que o vinho que os padres tomam é horrível em plena semana santa, mas isso pra desmitificar que o vinho que o padre toma é tão ou mais alcoólico que os meros vinhos dos mortais.

      Excluir
  4. O tinto é diferenciado, pois é licoroso, o que o deixa um tanto quanto forte. Eu que não sou um apreciador de vinho adorei esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana, João! O importante é justamente encontrarmos o vinho que gostamos!
      Obrigada pela visita!
      Beijo

      Excluir
  5. Já a muito tempo consumo este vinho, infelizmente de tempos para cá o sabor mudou muito, os últimos que comprei achei com um tom de avinagrado.

    ResponderExcluir