quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O mito! Château d'Yquem na taça!

Como se constrói um mito? Não sei! Eu sou formada em Letras, fiz Literatura Grega, estudei os mitos, mas nunca me ensinaram o que é necessário para se criar um. É claro que sabemos que se tratam de histórias transmitidas de geração para geração e que chegaram até nós. Mas por que algumas sobreviveram e nos alcançaram e outras ficaram perdidas no tempo? Não tenho essa resposta!

Mas o mito que me propus a escrever aqui hoje foi criado a partir de alguns cachos de uvas botritizados e selecionados manualmente. Estou falando do grande Château d'Yquem

Esse vinho, que é elaborado a partir de uvas que sofrem um ataque de fungos - a Botrytis cinerea - é tão famoso, que até grandes escritores já fizeram menção a ele em suas obras, como Fiodor Dostoievski, Marcel Proust, Júlio Verne, Alexandre Dumas FilhoVladmir Nabokov. Afinal, não se constrói um mito sem uma boa divulgação! 

Uvas Botritizadas
Foto: Blog Além do Vinho
O vinho em questão é o único vinho branco a receber uma classificação premier grand cru. E posso afirmar, após experimentar esse vinho ontem que ele merece essa honraria.

Estávamos reunidos no Bardega, para brindar o início de 2013, quando nosso amigo Evandro, do blog Confraria dos Panas, se levantou e foi encher sua taça com esse precioso líquido! Ele voltou para mesa e claro, todo mundo experimentou o famoso Yquem.

Foto: Evandro Silva
Com coloração amarelo ouro, logo se vê que se trata de uma joia mesmo. Seus aromas são mágicos... A cada nova agitada na taça, novos aromas se destacavam: damasco, pêssegos, amêndoas, nozes, cogumelos, mel, um toque enferrujado (não riam! eu achei que tinha uma pegada enferrujadinha bem interessante).

Na boca um equilíbrio incrível. A acidez e o açúcar se complementam. É untuoso, enche, envolve a boca. E só ontem consegui aprender o que é realmente um vinho persistente... Pude senti-lo em minha boca por um bom e delicioso tempo. 

O que bebemos era safra 2008 (uma criança, já que esse vinho pode durar até 100 anos). Mas para que esperar, a vida é curta e o tempo voa!

8 comentários:

  1. UAU !!! Vou dar um jeito de ir ao Bardega o mais rápido possível !

    Mas ... tremo e temo ao fazer esta pergunta ... e o preço dessa maravilha ?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nivaldo, vc precisa conhecer!!! É uma super Disneylândia pra quem gosta de vinho!!
      A menor quantidade (acho que são 30ml) custa R$70,00.
      Beijo

      Excluir
  2. Evelyn, parabéns! O toque enferrujado tá certo, é a famosa "mineralidade" que torna os Sauternes, especificamente este, tão únicos.
    Agora uma pergunta entre nós (faça de conta que ninguém esteja lendo rsrsrs): vale os valores de 4 dígitos cobrados por aqui?
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mario;
      Uau, então eu mandei bem no "enferrujado" rsrsrs...
      Quanto ao preço eu refleti muitíssimo e cheguei a seguinte conclusão: Compreendo todo o trabalho manual, de colheita grão a grão, de vinhas velhas, de todo o cuidado e tempo dispendido. Sei que tudo isso gera um custo, mas os valores cobrados são exorbitantes. O vinho é excelente, mas acho que não vale o que se cobra. Aliás, poucas coisas na vida valem tanto dinheiro assim.
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Evelyn,

    Resumiu e muito bem o vinho. Apesar de não ser uma grande safra acredito, o vinho é tecnicamente perfeito.
    É um verdadeiro néctar dos Deuses...

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Evandro!
      Como você disse, tecnicamente perfeito!
      Beijos

      Excluir
  4. Nenhum vinho vale isso. Acima de uns 400-500 reais paga-se apenas por grife, e não mais pelo vinho em sí. Não estou querendo dizer que não seja um espetáculo, isso não se discute.
    abs,
    Marcelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Marcelo, a qualidade é inegável, mas também acho um exagero a prática de determinados preços!
      Beijo e obrigada pela visita!

      Excluir