quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Frank Sinatra e Jack Daniel's

Foto: divulgação
Já comentei aqui no blog que a outra bebida que eu aprecio é uísque! É verdade que já comentei também que não gosto de Jack Daniel´s, mas aprecio sua história. 

A notícia do momento é: A empresa Jack Daniel´s, juntamente com a Frank Sinatra Enterprises -  fundação administrada pela família Sinatra e pela Warner - lançarão o uísque Jack Daniel's Sinatra Select, que será produzido na cidade de Cannes, na França, e que terá um diferencial em relação ao produto original: o amadurecimento será feito em barricas com sulcos internos, que acelera o amadurecimento, segundo os produtores.

As garrafas de um litro serão vendidas a partir de dezembro no aeroporto de Las Vegas, mas existe a previsão de que em Janeiro de 2013 já esteja em todos os aeroportos do mundo!

Valor? Especula-se algo em torno de 120 dólares!

Quero experimentar!! Acho que vou pedir para o Papai Noel!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Bravin e vinhos da Áustria (parte final)

No último post eu estava contando a minha grata surpresa em conhecer o restaurante Bravin, em uma harmonização com os vinhos da Áustria. Vale destacar que, devido ao sucesso, eles repetirão o cardápio e os vinhos no jantar na próxima terça-feira (30/10).

De volta às minhas impressões...

O prato que veio na sequência foi uma barriga de porco com purê de batata e cebola grelhada.


Sabe aquela mistura entre carne macia e pururuca crocante, mas que derrete na boca? Era assim!! E o purezinho então, que textura!

O vinho da harmonização foi o Juris Rosé 2009, elaborado com a uva Sankt Laurent, da região de Burgenland.


Vinho leve, com coloração de pôr-do-sol, aromas frutados, minerais, eucalipto e um pouquinho de especiarias. Boa acidez, que combinou com a gordura do porco.

A sobremesa foi uma terrine de frutas e flores - a cara do verão, né?


Para a harmonização final fomos com um Sekt Juris Rosé, também elaborado com a uva Sankt Laurent. 


Este espumante apresentou um toque bem mineral e uma acidez marcante. Não é dos meus favoritos, mas ainda assim é uma boa bebida!

Conclusão: Voltarei ao Bravin antes do que eu imaginava. E os vinhos austríacos continuam sendo o meu vício no momento!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Bravin e Vinhos da Áustria! (parte 1)

No sábado tive a oportunidade de conhecer um restaurante que há algum tempo eu ensaiava para ir visitar: o Bravin, da somelière Daniela Bravin. 

Nesse dia houve um cardápio fechado, harmonizado com os vinhos da Áustria (a minha grande fixação no momento!)

O que dizer: Perfeito? Maravilhoso? Incrível? Vários adjetivos poderiam ser usados, mas prefiro deixar vocês com água na boca, um breve texto e algumas imagens dos pratos.

O aperitivo (ou amuse bouche como preferem os chefs) foi uma ostra com lâmina de erva-doce, cebolinha e broto de coentro ao vinagrete de limão cravo.


Esse prato, já um clássico do jovem restaurante, é, simplesmente, saborosíssimo. É possível perceber todos os aromas e sabores, que se completam, transformando o ato de comer ostra numa experiência sensorial.

O vinho pensado para essa harmonização foi o Riesling Sal'mon, do produtor Salomon, da região de Kremstal.


Vinho fresco, aromático, com excelente acidez, notas de limão siciliano e uma mineralidade exuberante. Na harmonização com a ostra, se saiu super bem, ressaltando ainda mais as ervas do tempero. Foi a minha harmonização favorita!

Para a entrada foi servido vôngoles e mariscos marinière.


Essa panelinha é repleta de sabor e de mariscos bem macios! Separadamente veio um pãozinho que, como boa descendente italiana, eu não pude ignorar. Mergulha-lo no caldinho e comer, me fez sentir em casa.

O vinho da harmonização foi o Grüner Veltliner Hirsch Heiligenstein, do produtor Weingut Hirsch, da região de Kamptal. (Esqueci de fotografar - ah, essa blogueira!!) Vinho com toque herbáceo e umas frutinhas frescas como abacaxi e manga (talvez?), boa acidez, um pouquinho de álcool que sobrava e uma boa persistência.

Na sequência, uma pescada ao vapor com fitas de abobrinha e pepino, folha de erva-doce e molho de limão siciliano.


Ok, é senso comum saber que peixe combina com molho de limão, mas esse molhinho foi único. Minha vontade era raspar com a colher e não desperdiçar uma gotinha... Ah, se eu tivesse guardado um pedacinho daquele pão!

A harmonização aconteceu com o Sauvignon Blanc Vom Sand, do produtor Sattlerhof, da região de Styria.


Que vinho intenso! Os aromas se desprendiam facilmente da taça: pinho, frutas cítricas, frutas amarelas e brancas bem frescas. Vinho fácil de beber, que super harmoniza com um dia bem quente e com o mar (ou a piscina) ao seus pés! Reparou nas formiguinhas no rótulo... Com o peixe ficou perfeito!

Na sequência serviram uma barriga de porco que... Amanhã, amanhã eu conto!

sábado, 20 de outubro de 2012

2 anos de blog!

Então é isso, gente. Outra vez, eu estou aqui, fazendo um post pra contar que o Taças e Rolhas completou mais um ano de vida. Com esse, já são dois e posso dizer, sem medo, que a cada dia desejo que ele dure mais e mais.

Acho que a um tempo atrás eu jamais me imaginaria trabalhando o dia inteiro, chegando em casa depois de um longo caminho de ônibus e, ao invés de ir dormir/ler/fazer as unhas, me sentaria na frente do computador e faria posts. Hoje em dia, eu sei que não fazer isso iria me causar um vazio enorme.

É muito bom poder dividir as coisas com vocês. Sei que tem gente que está por aqui desde o primeiro post e outras chegaram agora. A todos vocês, fica um obrigada gigante, e um sorriso de orelha a orelha. 

Espero sempre poder voltar e agradecer por isso a vocês, ano após ano. Um brinde a todos nós! Saúde!!



terça-feira, 16 de outubro de 2012

Curitibanos, chegou a hora!


O Encontro de Vinhos finalmente chega a Curitiba. O evento será no sábado, dia 27 de outubro, no Hotel Bourbon, a partir das 14 horas.

Os visitantes poderão conhecer e degustar centenas de vinhos importados e brasileiros, dentre mais de 20 expositores. Além disso, poderão efetuar suas compras para o final do ano - momento que sempre pede um bom espumante, não acham?

Encontro de Vinhos Curitiba 2012
Dia 27 de outubro (sábado), das 14h as 22h
Hotel Bourbon – Rua Cândido Lopes, 102
Fone: (41) 3221-4600
Convites: R$ 60,00 – vendidos no local

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Beber de joelhos...

Comentei no post anterior que tive a oportunidade de experimentar, no evento "Caravana dos vinhos tricolores", um Barsac muito bom. O vinho em questão foi o Cyprès de Climens, 2007


Fui conquistada, de cara, pela coloração dourada do vinho, que contrastava com o rótulo azul-esverdeado. No nariz, uma profusão de aromas que, meu deus! Aromas cítricos, floral, frutas como lichia, melão, abacaxi, damasco. A cada nova agitadinha na taça, mais aromas incríveis se destacavam: tinha um toque fresco, tipo hortelã, erva cidreira, um pouquinho de camomila,...

Na boca, doce sem ser enjoativo, graças à acidez... Um vinho que não foi possível desperdiçar, nem uma gota sequer. Tomei todinho... quase ajoelhei...

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Caravana dos vinhos tricolores


Na tarde de ontem aconteceu a Caravana dos Vinhos Tricolores, evento organizado pela Cap Amazon, no hotel Renaissance, aqui na cidade de São Paulo.

O evento, além de bem organizado, contou com bons produtores e rótulos pra lá de especiais. A única coisa que ficou faltando foi um bom vinho branco. Provei todos, mas nenhum me arrebatou. Em contrapartida, os espumantes, vinhos rosés, tintos e sobremesas estavam muito bons. 

Vignobles Jean-Louis Trocard merece o meu destaque, pois apresentou uma sequência de excelentes vinhos, além de um rótulo especialmente arrebatador, ou, como o próprio produtor me disse, "the amazing wine". Esse rótulo é o Clos de la Vieille Eglise 2008, do Pomerol



Elaborado com cerca de 70% de Merlot de vinhas velhas, esse vinho apresentou aromas de tosta, frutas, couro, especiarias,... Inesquecível. Na boca, apesar de ser jovem, apresentou muita elegância, com taninos finos. Um vinho redondo, equilibrado, com notas de frutas negras, um toque de tosta, bom corpo. Realmente AMAZING!!! 

Como já disse, essa foi a minha melhor surpresa, mas tiveram outros vinhos que também merecem um espacinho aqui neste blog... Teve um Barsac de beber de joelhos, mas falo dele no próximo post...