sábado, 3 de novembro de 2012

Salada refrescante e um Riesling para resistir ao calor

Já que foi declarada aberta a temporada de sol e calor intensos, nada como uma receita simples e um vinho com alto frescor para aliviar a sensação de "amostra grátis do inferno", que tem ocorrido nos últimos dias.

Elaborei uma saladinha de mozzarella de búfala acompanhada do tradicional pesto de manjericão, só que (seguindo as dicas de Jamie Oliver), adicionei um pouco de hortelã na elaboração do pesto e gotas de meio limão siciliano. Frescor imbatível! 

Foto: site Jamie Oliver
Uma entrada leve, deliciosa e que fica pronta em cinco minutos.

O vinho pensado para combinar com o calor, (não com o prato), foi o Riesling austríaco Lenz, do produtor Fred Loimer, da região de Kamptal.


Com uma explosão de aromas de pêssego, limão siciliano, maçã verde e toques bem minerais, esse vinho apresentou uma coloração amarelo palha bem clarinha e, no paladar muita acidez, frescor e bastante persistência. Mais um riesling para a minha lista de favoritos!

É verdade que a hortelã da salada atrapalhou na harmonização, mas, como eu disse, pensei somente na harmonização com os 36 graus da cidade de São Paulo afinal, eu queria mesmo era me refrescar e esquecer que terei de aguentar esse sol intenso até março!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário