segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Bravin e Vinhos da Áustria! (parte 1)

No sábado tive a oportunidade de conhecer um restaurante que há algum tempo eu ensaiava para ir visitar: o Bravin, da somelière Daniela Bravin. 

Nesse dia houve um cardápio fechado, harmonizado com os vinhos da Áustria (a minha grande fixação no momento!)

O que dizer: Perfeito? Maravilhoso? Incrível? Vários adjetivos poderiam ser usados, mas prefiro deixar vocês com água na boca, um breve texto e algumas imagens dos pratos.

O aperitivo (ou amuse bouche como preferem os chefs) foi uma ostra com lâmina de erva-doce, cebolinha e broto de coentro ao vinagrete de limão cravo.


Esse prato, já um clássico do jovem restaurante, é, simplesmente, saborosíssimo. É possível perceber todos os aromas e sabores, que se completam, transformando o ato de comer ostra numa experiência sensorial.

O vinho pensado para essa harmonização foi o Riesling Sal'mon, do produtor Salomon, da região de Kremstal.


Vinho fresco, aromático, com excelente acidez, notas de limão siciliano e uma mineralidade exuberante. Na harmonização com a ostra, se saiu super bem, ressaltando ainda mais as ervas do tempero. Foi a minha harmonização favorita!

Para a entrada foi servido vôngoles e mariscos marinière.


Essa panelinha é repleta de sabor e de mariscos bem macios! Separadamente veio um pãozinho que, como boa descendente italiana, eu não pude ignorar. Mergulha-lo no caldinho e comer, me fez sentir em casa.

O vinho da harmonização foi o Grüner Veltliner Hirsch Heiligenstein, do produtor Weingut Hirsch, da região de Kamptal. (Esqueci de fotografar - ah, essa blogueira!!) Vinho com toque herbáceo e umas frutinhas frescas como abacaxi e manga (talvez?), boa acidez, um pouquinho de álcool que sobrava e uma boa persistência.

Na sequência, uma pescada ao vapor com fitas de abobrinha e pepino, folha de erva-doce e molho de limão siciliano.


Ok, é senso comum saber que peixe combina com molho de limão, mas esse molhinho foi único. Minha vontade era raspar com a colher e não desperdiçar uma gotinha... Ah, se eu tivesse guardado um pedacinho daquele pão!

A harmonização aconteceu com o Sauvignon Blanc Vom Sand, do produtor Sattlerhof, da região de Styria.


Que vinho intenso! Os aromas se desprendiam facilmente da taça: pinho, frutas cítricas, frutas amarelas e brancas bem frescas. Vinho fácil de beber, que super harmoniza com um dia bem quente e com o mar (ou a piscina) ao seus pés! Reparou nas formiguinhas no rótulo... Com o peixe ficou perfeito!

Na sequência serviram uma barriga de porco que... Amanhã, amanhã eu conto!

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Vai ter repeteco do evento, devido ao sucesso! Aproveite!
      Beijo

      Excluir
  2. Evelyn, parabéns pelo blog e por este post, que está com um visual tentador :)
    Provei este Riesling no Encontro de Vinhos de Curitiba e também me surpreendi muito com ele. Deve ter ficado uma harmonização exuberante.
    Um abraço e saúde!
    Tiago
    universodosvinhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tiago;
      Obrigada pela visita! Pois é, infelizmente eu tive de trabalhar e não pude participar desse Encontro de Vinhos em Curitiba!
      A harmonização desse Riesling com a ostra ficou realmente incrível!! Vale a experiência!
      Grande beijo e saúde!

      Excluir