quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Queijos e vinho em casa!

Apesar do frio não acontecer aqui em São Paulo, decidi organizar, no último sábado, um encontrinho com meus pais e irmãos aqui em casa, regado a queijos e vinho!

Uma delícia, né? É tão bom reunir a família em torno de uma mesa, conversar, rir,... Por isso, montei uma mesa com alguns queijos, pães, uma fondue de queijo, aspargos acompanhados de presunto cru, salada caprese no palito, algumas frutas e vinho branco! Simples assim...




Como já disse, fomos de vinho branco, na tentativa de harmonizar o maior número possível de queijos. O escolhido foi o chileno Gran Tarapacá 2011.

Com coloração amarelo palha, esse vinho apresentou aromas intensos de abacaxi, manga e melão. Na boca, essas frutas amarelas se repetiram de modo bem fresco e leve, devido à boa acidez. Um vinho bem legal para o dia-a-dia, principalmente para aqueles de calor intenso. Pretendo repeti-lo com uma saladinha no alto verão.

Com os queijos a harmonização não foi perfeita. Alguns queijos se saíram muito bem com ele, outros não. Os que mais combinaram com esse vinho foi o Gruyère e o Parmesão. Os demais eu diria que se saíram razoáveis. Mas se formos analisar toda a situação de boa conversa, bom clima e deliciosas risadas, eu diria que a harmonização foi nota dez!

Ops! Esqueci de fotografar o vinho...

2 comentários:

  1. Queridissiam Evelyn que postagem maravilhosa!
    Primeiro, família reunidissima, aconchegante.
    Segundo, que lindas fotos, tamanho o capricho que tens tu e Alexandre e já conheço com os detalhes, as fotos ficariam boas de qualquer jeito,maravilha!
    E ainda por cima Gran Tarapacá 2011? de umas das chilenas favoritas?Esta de brincadeira...
    Formidável teu post carregado de pura identificação
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida!! Pois é, eu também adoro esse produtor chileno!
      Grande beijo!!

      Excluir