segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Amigos e vinhos... Precisa mais?

Receber em casa é realmente delicioso afinal, você abre a intimidade do seu jeito de morar, para receber amigos e isso precisa ser feito de maneira prazerosa e criativa.

No último sábado recebi meus amigos de faculdade, que queriam experimentar minha comida! Com o maior prazer fui para a cozinha e elaborei umas comidinhas simples, mas que causam bom efeito.

Começamos com alguns queijos e um bom espumante. O eleito foi o brasileiro Fausto, da vinícola Pizzato. Confesso que foi uma grata surpresa abrir essa garrafa. Eu não conhecia esse espumante, tampouco havia lido sobre ele... Foi uma daquelas boas intuições...


Elaborado pelo método Charmat, esse espumante apresentou uma coloração amarelo intenso e aromas de pães, flores, limão siciliano e um toque de evolução delicioso... Na boca mostrou boa acidez, bom corpo, cremosidade e boa persistência. Foi um sucesso!

Para a entrada preparei uma salada caprese (que não dá trabalho algum) e que fica bonito no prato.


Para o prato principal preparei um risotto de gorgonzola com pêras, uma costelinha de porco marinada na cachaça, no limão e no mel. Umas batatinhas assadas com alecrim e tomilho também compuseram a nossa refeição.



O vinho da refeição foi um presente trazido pelos amigos Ariadne e Augusto. O espanhol El Coto Crianza 2008, da vinícola El Coto da Rioja, harmonizou perfeitamente com nossa comida!


Elaborado com a casta Tempranillo (claro!), esse vinho apresentou uma coloração vermelho rubi intenso, com aromas de frutas (vermelhas e negras), carne de caça, chocolate e tostado. Na boca, mostrou uma incrível elegância, com taninos finos e bom corpo.

Vinho aprovadíssimo por todos! Infelizmente não é vendido no Brasil. A dica é: Se estiver pela Europa, não deixe de prová-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário