segunda-feira, 14 de maio de 2012

Vinho e guerra!

Muitos falam sobre harmonizar vinho e comida, porém, acredito que existe outro tipo de harmonização que possa acontecer. Você já experimentou degustar uma boa taça de vinho com um livro? Às vezes faço isso para ter um momento só meu, onde abro a garrafa, aprecio seus aromas, vou até a cabeceira para pegar o livro e escolho um lugar tranqüilo onde possa degustar os dois.

Uma dica de leitura para os fãs de vinhos e História é o livro “Vinho & Guerra” de Don e Petie Kladstrup, da editora Zahar.



Através de relatos colhidos com entrevistas de sobreviventes e familiares, o livro narra de maneira empolgante os casos de várias famílias francesas (tradicionais ou pequenos vinicultores), donos de restaurantes em Paris, comerciantes de Bordeaux, soldados e até mesmo alguns alemães, que eram contra o regime nazista, entre outras pessoas, que se envolveram para resgatar esse símbolo da França: o vinho.  

De esconderijos incríveis a sabotagens em comboios nazistas, da ganância, crimes e pilhagens cometidos pelo marechal-de-campo nazista Hermann Göring (braço direito de Hitler) nas regiões de Borgonha e Champagne, passando por histórias de famílias como os Hugel da Alsácia (comentado no último post. Não leu, clique aquique mudaram de nacionalidade por quatro vezes devido às guerras entre França e Alemanha, o livro é um tributo a todos os homens, mulheres e crianças que com seus os atos heróicos salvaram esse tesouro nacional da França.

Boa leitura e ótima degustação!

2 comentários:

  1. Evelyn, sua dica de leitura é ótima ! Tempos atrás, eu também comentei esse livro no meu blog veja o texto em http://vinhotododia.blogspot.com.br/2010/06/um-livro-interessante-associando-vinho. )

    Eu também gosto muito da ideia de "harmonizar" vinhos com leituras, vou tentar escrever mais sobe o tema.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, mais um livro que você falou e eu não li... Não acredito como deixei passar!
      É muito bom harmonizar livro e vinho... Eu adoro!
      Grande beijo

      Excluir