quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Navegar é preciso!


Eu nunca tinha pensado em fazer um cruzeiro. Mas há anos um dos sonhos de mamis era viajar de navio. Por isso, em 2010, resolvemos realizar esse sonho. Confesso que não tinha muita vontade, mas decidi ir. E não é que foi sensacional!!

Foi tão bom que decidimos fazer outro cruzeiro agora em Janeiro. Fomos no navio Empress, da Pullmantur, com parada nas cidades de Montevidéo e de Buenos Aires. Posso garantir que foi tudo tão bom como no primeiro cruzeiro!

Então, se você vai fazer um cruzeiro, aqui vão algumas das minhas impressões sobre a viagem, que talvez ajudem na sua: 

- Sim, o navio balança muito. Eu não tive nenhum tipo de enjoo nem fiquei mareada, mas meu marido passou mal alguns dias e várias outras pessoas a bordo também. Então esteja preparado com muito dramim ou meclim, vá devagar com os líquidos e coma pão e maçã que ajudam. Além disso, procure ficar nas áreas mais centrais do navio, assim você sentirá o balanço com menos intensidade. O melhor mesmo é se distrair e pensar em outras coisas. 

- É um dos melhores atendimentos que recebemos... Eu nunca fui tão bem atendida em nenhum outro hotel, bar, restaurante, cassino ou qualquer uma dessas coisas que encontramos dentro de um navio. Todos são muito felizes e distribuem sorrisos a todo momento. Do camareiro que pergunta se nós gostamos do jeito que ele arrumou o quarto, ao garçon que nos atende durante o jantar. Dos filipinos, chineses e coreanos que não entendem uma palavra do que a gente diz, mas estão sempre sorrindo e balançando a cabeça. 

- O navio de cruzeiro nada mais é do que um hotel completo sobre as ondas. Então você tem que saber que está indo para curtir o hotel, e não apenas o destino para onde ele vai. Se você quer conhecer melhor as cidades e fazer tudo que tem direito, não vá de navio. Os passeios na cidade são como um plus da viagem. Vá para curtir os shows (que são incríveis), comer bem, beber bem, conhecer pessoas e ficar sem fazer nada em alguns momentos. Porque nem sempre vai ter o que fazer, e vai restar sentar em algum lugar e curtir o vento, e ver o navio flutuar!! (Para mim, essa é sempre a melhor parte!)

- Você, leitor ou leitora, vai se apaixonar por um/ uma tripulante. Com aquelas fardas belíssimas, eles são realmente apaixonantes. Uma pena que a tripulação quase nem ande pelos mesmos lugares que os passageiros, eles têm vias próprias dentro do navio e você quase não os vê.

- Você vai sentir o navio balançar quando estiver em terra firme. Eu disse que não senti nada de enjoo com o balanço do navio, né? Mas quando desembarcamos em Montevideo, tudo passou a balançar loucamente. Desde que desembarquei de volta, em São Paulo, minha casa se mexe o tempo todinho... Já cheguei a comentar comigo mesma, bem baixinho: "Nossa, como esse navio está balançando!" Só eu sei a dificuldade de escrever este post com as letrinhas sambando...

- E se você gosta de viajar, não enjoou, gostou de tudo, conheceu pessoas legais, se apaixonou e ainda passou mais mal em terra firme do que embarcado, você vai querer largar tudo e trabalhar no navio. Acredite, você vai se questionar se a vida que você leva é a melhor que pode levar. Pensar que aquelas pessoas ganham melhor do que você, moram num navio com tudo pago e ainda viajam o mundo, conhecendo lugares diferentes, pessoas diferentes... Se é fácil? Claro que não. Todos no navio trabalham muito e não param um segundo, além disso, ficam meses sem ver os familiares...  Mas e quem disse que a vida que a gente leva é fácil, né? Então, difícil por difícil...

Por isso que eu digo: Esteja preparado para ter um turbilhão de dúvidas na sua cabeça quando voltar, faz parte.

E para essa semana aguardem alguns posts sobre o navio e sobre Montevideo e Buenos Aires... Vai ser um prazer compartilhar essa viagem incrível com vocês!

Enquanto isso eu vou me recuperando aos poucos da depressão pós-cruzeiro e do fim das férias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário