quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Loureiro para refrescar!!

No último post comentei sobre o fato de muitas pessoas considerarem o vinho branco e o vinho rosé como vinhos de menor qualidade. Comentei também que considero esse pensamento um absurdo afinal, não é assim que se avalia a qualidade de um vinho. 

Como eu acredito que o papel do sommelier também é o abrir os olhos do consumidor e oferecer vinhos diferenciados, quebrando paradigmas e preconceitos, venho, nos próximos dias, com uma sequência de posts sobre vinhos brancos e rosés que super combinam com as nossas altas temperaturas, que são de muita boa qualidade, e o melhor: com um preço justo!

Para hoje selecionei um vinho branco português que adquiri em uma promoção na Grand Cru de Campinas: Quinta do Ameal Escolha 2007.


Elaborado 100% com a uva Loureiro, esse vinho fermentou e estagiou por seis meses em barricas novas de carvalho francês. Na taça mostrou uma coloração amarelo citrino bem límpido. No nariz, aromas de flor de laranjeira, frutas amarelas frescas, um toque de pimentão, baunilha e um leve amadeirado.

Na boca mostrou ser um grande vinho: bom corpo, excelente equilíbrio, final de boca longo e notas de pêssegos bem suculentos. Ou seja, uma delícia!

Para a harmonização preparei um arroz selvagem (sim, de novo!!), só que dessa vez acompanhado de palmitos, ervilhas, milhos, cenouras picadinhas e vagens. Ou seja, comidinha leve e fresca que também combina muito com o calorzão dos últimos dias!

                                                                                                    
Viram só... Nem só de Chardonnay e Sauvignon Blanc vive o mundo!!!

6 comentários:

  1. Evelyn

    Muito bom este Loureiro. Aliás esta uva junto com a Alvarinho, a Avesso e a Trajadura perfazem o quarteto de ouro do Minho, são os melhores representantes dos Vinhos Verdes.

    Experimente, se puder a branca Encruzado do Dão, FANTÁSTICA.

    Um beijo Peter (alemdovinho)

    ResponderExcluir
  2. Adorei o vinho!! E, quanto a sua dica, esta foi anotada!!!
    Beijos
    Evelyn

    ResponderExcluir
  3. Há uns seis meses provei o Quinta do Ameal Loureiro, que não passa por barrica. Vinho floral, acidez bacana, com um leve amargor residual. Preço ótimo. Aliás, a Grand Cru deve estar "descontinuando" (morro de rir quando escuto esse termo!rs) os quinta do Ameal, pois têm estado em promoção já há algum tempo.

    Abs.,

    Sandro

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkk... Pois é, também acho que estão sendo "descontinuados"... Vale a pena fazer um estoquezinho para os eventos de final de ano!
    Beijo
    Evelyn

    ResponderExcluir
  5. Pq será que este rótulo Quinta do Ameal Escolha não é classificado como Vinho Verde?? Será que é o estágio em barrica?
    Veja as fichas técnicas:
    http://www.quintadoameal.com/pag6_0.asp
    Fábio Barnes

    ResponderExcluir
  6. Fábio;
    Fui ler a ficha técnica do vinho... Além disso entrei no site dos vinhos verdes... Li, reli e cheguei a mesma conclusão que vc: Acho que é o estágio na barrica que não permite sua classificação como vinho verde... tenho uns artigos aqui em casa e vou pesquisar a fundo... Quem sabe, em breve, eu não apareça com novidades...
    Beijos e obrigada pela visita e pelo questionamento
    Evelyn

    ResponderExcluir