segunda-feira, 2 de maio de 2011

Uma uva, três sabores!

A França investiu na Expovinis 2011. A área destinada aos vinhos franceses, além de extensa, trazia produtores de diversas regiões. Uma verdadeira perdição... Confesso que nem sabia onde parar, tamanha variedade. O stand francês era tão organizado e bonito, que todos os expositores tiveram o cuidado de carregar a bandeirinha luminosa da França na lapela do paletó! Uma graça!! Além disso, os expositores da região da Provence vestiam lindas camisas cor-de-rosa, em associação ao seus lindos e deliciosos rosés!!! Ah, esses franceses...

E, caminhando por entre essas regiões, eu e Regiane decidimos parar no stand do Vale do Loire. Um simpático francês nos ofereceu seu vinho: Um Chenin Blanc. Um não, três Chenin Blanc!

O jovem Lebreton nos apresentou três vinhos, todos produzidos a partir da casta Chenin Blanc (que é a principal uva dessa região francesa!), porém cada vinho tinha um grau de passificação diferente das uvas. Vamos aos vinhos:

O primeiro vinho, elaborado com as uvas frescas, apresentou um amarelo bem clarinho. No nariz, muito frescor e aromas suaves de aspargos e flores brancas. Na boca, leve, fresco, com gostinho de abacaxi... Delícia!

O segundo, já com uvas um pouco passificadas (não anotei a quantidade de açúcar residual), apresentou um amarelo mais intenso, com deliciosos aromas de abacaxi e manga. Na boca, um mel bem delicado, fino.

O terceiro, já com uvas Chenin Blanc mais passificadas ainda, apresentou um delicioso aroma de damasco. Na boca a doçura era surpreendente, nada enjoativo... E a cor, então!!! Era um dourado inesquecível...


Foi tão interessante provar um em seguida do outro... Nem parecia a mesma uva. Cada um, a seu modo, me deixaram enlouquecida, tanto que, por mim, foram eleitos os melhores vinhos da Expovinis.

Ficamos imaginando possíveis harmonizações e, graças a uma intérprete do consulado francês pudemos conversar um pouco mais com o produtor. Eu sugeri um Crème Brûlée, a Regiane pensou em um queijo azul. O nosso francês simpático concordou com nossas sugestões, mas foi taxativo: a melhor harmonização é com patê de fois gras.

Extendendo um pouco mais a conversa, descobrimos que esses vinhos ainda não tem importação para o Brasil (como assim? Alô Mistral, Grand Cru, e outras importadoras!!)

Ah, eu ainda posso lembrar dos sabores desses vinhos... E arriscaria dizer que poderia reconhecê-los por aí! Será? Espero reencontrá-los em breve!!

2 comentários:

  1. Evelyn

    Cometi dois equívocos na Expovinis. O primeiro foi não ter ido na Vinhos Off e o outro foi não tê-la como minha guia na ida à Expovinis. Pelos post sabe bem os bons caminhos da feira.

    E gosto cada vez deste blog.

    Um beijo Peter

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! E na próxima EXpovinis caminharemos juntos, ok? Beijo

    ResponderExcluir