terça-feira, 3 de maio de 2011

A serra catarinense e a Expovinis!

Continuando minha saga em desbravar a Expovinis, decidi parar no stand da Acavitis, para apreciar os vinhos de altitude de Santa Catarina.

Preciso fazer uma confissão: Minha experiência com vinhos catarinenses nunca passaram dos excelentes rosè e do tinto 2004 da Villa Francioni. Por isso julguei esse momento como o ideal para enriquecer meu repertório afinal, para promover os vinhos de Santa Catarina, a Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis) ocupou uma área com mais de 150 m² onde participaram 11 vinícolas associadas.

Circulei por entre todas essas vinícolas, e minha vontade era de parar em todas... muitas novidades e lançamentos, mas me vi na obrigação de selecionar apenas algumas para conversar com os produtores e degustar seus vinhos, ou não sairia viva e sóbria de lá!

Decidi começar pela SANJO (Cooperativa Agrícola de São Joaquim), vinícola que sempre ouvi falar, mas nunca tinha provado nada! Saboreei dois vinhos brancos interessantíssimos. O primeiro foi o Núbio Sauvignon Blanc.

Com aromas cítricos delicados e notas florais, esse vinho mostrou-se delicado, fino, com sabor de abacaxi e manga bem fresquinhos... Delicioso e surpreendente!

Em seguida partimos para o Maestrale Integrus, elaborado a partir da uva Chardonnay (85%) e Sauvignon Blanc (15%). Mais uma vez, me surpreendeu... Bastante complexidade aromática, notas de frutas tropicais, um toque amanteigado e um pouco de pimenta. Na boca, mostrou-se marcante, boa persistência... Muito bem feito, fresco, saboroso. Tenho certeza de que em uma degustação às cegas, ambos surpreenderiam.

Em seguida, fui até a Casa Pisani... Que outra boa surpresa!! Depois de uma ótima conversa, provamos um belíssimo Viognier 2010.
Com uma linda coloração amarela, com reflexos esverdeados, esse vinho me fez suspirar... No nariz, notas florais... na boca, deliciosas notas de frutinhas e bastante frescor!! Muito superior ao Viognier Colezzione RAR, lançamento da Miolo na Expovinis, (e olha que sou fã dessa linha, como já comentei em outros posts).

Ah, caminhar por entre os vinhedos em um dia quente com uma taça desse Viognier na mão!! E, enquanto apreciava e sonhava, voltei a realidade com Álvaro Cézar (do blog Divino Guia) passando por mim. Não resisti e fui tietar. Sou louca pelo blog dele e, como não poderia deixar de ser, pedi uma fotinho!!!

Voltando aos vinhos... Saí do stand com a deliciosa impressão de que ainda vamos ouvir falar, e muito, dos vinhos de Santa Catarina! Cabe a nós, brasileiros, experimentarmos... Que tal, na próxima vez que for comprar um vinho, pedir para ver os rótulos de Santa Catarina e levar um para casa??

9 comentários:

  1. Ótimo post, como sempre, Evelyn !
    Uma pergunta - alguma idéia sobre os preços desses vinhos de Santa Catarina (dos quais, aliás, não conheço nenhum ....)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Nivaldo! Pois é, os vinhos da Sanjo giram em torno de R$ 40,00. O Viognier da Casa Pisani é lançamento e eles não me passaram, ainda, um valor para o consumidor final!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Na Enoteca da Expovinis tinha o Chardonnay da Pisani para vender (excelente). Comprei-o por R$ 36,00. Pena que não tinha o Viognier. :(

    ResponderExcluir
  4. Pois é... Confesso que não prestei atenção na enoteca... Perdi a oportunidade do Chardonnay... Que triste!!! Beijo

    ResponderExcluir
  5. Olá Evelyn! Ficamos muito homnrados que tenha gostado do Casa Pisani Viognier. Infelizmente ainda não temos representante em São Paulo, mas todos os vinhos da Casa Pisani podem ser adquiros diretamente por nós, através do email contato@casapisani.com.br. O preço final do Viognier unitário é 41,00 reais + frete (maiores quantidades tem desconto). Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá; Sou eu quem fico honrada pela visita! Pode deixar que em breve entrarei em contato para adquirir alguns rótulos... Além disso, meus leitores podem saber como adquirir esses vinhos
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Evelyn

    Preciso te dizer. Da próxima Expovinis CERTAMENTE andarei perto de ti. Incrível como conseguiste tantas informações no meio de tantas opções.

    Quanto aos vinhos da Pisani um tempo atrás experimentei um Cabernet Sauvignon muito bom. Bem elaborado e gostoso de beber.

    Do jeito que os produtores nacionais estão se multiplicando não experimentar seus vinhos deixará de ser preconceito e passará a ser falta de atualização do enófilo/blogueiro.

    Um abraço Peter

    ResponderExcluir
  8. Eu sou suspeito pois, hoje, sou representante da Villa Francioni. Minha hostória de amor começou quando experimentei o Joaquim em 2010. Adoro todos os vinhos...
    A Villagio Grando estava com ótimos vinhos e pude experimentar inclusive vinhos que ainda não estão engarafados, dentre eles, um licoroso estilo "Jurançon" delicioso.
    Gostei dos Pisani que experimentei, Quinta das Neves, ert. Você tem razão, Santa Catarina está muito bem posicionada no quesito qualidade.

    Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Marcelo pelas palavras! É Santa Catarina firmando sua posição como produtora de excelentes vinhos... Tô precisando visitar a região, urgente!
    Beijo

    ResponderExcluir