terça-feira, 10 de maio de 2011

Degustando vinho

Vejam só o presentinho que encontrei em cima da minha cama, no final de semana:

Obrigada, marido!
Legal, né!! Estou lendo loucamente... A linguagem é super simples, o que faz com que cada página seja rapidamente devorada. O mais bacana é que, além de todo o  conteúdo teórico que a super Jancis vai nos ensinando, ela propõe atividades práticas para treinarmos o paladar e o olfato.

Excelente dica de leitura para aqueles que sempre querem aprender mais sobre essa bebida incrível! Abaixo segue o release:

UM LIVRO PARA OS SEDENTOS

"Como Degustar Vinhos" guia escrito por uma das maiores autoridades mundiais em vinhos, a inglesa Jancis Robinson, consultora oficial da adega do Palácio de Buckingham e primeira enóloga fora do circuito de vinicultores a receber o prestigioso título de Master of Wine, em 1984.
Abrangente, o livro passeia pela história do vinho, esclarece como fatores diversos (do clima ao tamanho da garrafa) agem sobre o sabor e revela truques sobre como servir e beber, a fim de que a pessoa consiga extrair o máximo de prazer de cada taça. Tudo isso é acompanhado de uma série de exercícios práticos, a maioria deles relacionados à arte da degustação. Mestra inventiva, Jancis chega a incluir algumas atividades heterodoxas para o leitor-aprendiz testar seu paladar, como experimentar pasta de dentes ou sorver vinho em xícara.
Em cada exercício prático, a autora indica exemplos de vinhos próprios para a degustação sugerida – muitos deles podem ser encontrados com razoável facilidade e, quando possível, são listados exemplares não muito caros. Segundo Jancis, tais exercícios permitem que o leitor, já à altura do meio do curso, consiga distinguir um Chardonnay de um Sauvignon Blanc, por exemplo. Não por acaso, o livro dedica atenção especial ao fator mais importante e reconhecível da degustação: a variedade da uva predominante do vinho. O trajeto pelas matérias-primas começa pelas uvas que fazem o vinho branco, adentra pelo mundo dos tintos e se estende pelo universo dos espumantes e dos vinhos fortificados, como o porto.
Ao longo dessa viagem, o leitor é convidado a provar diferentes rótulos da mesma variedade de uva – para, no passo seguinte, experimentar exemplares produzidos em climas muito diferentes, por exemplo. Demonstrações sobre como determinadas combinações de pratos e vinhos não funcionam, sugestões para futuros exercícios de degustação e um sintético glossário que decifra o jargão dos enólogos para os leigos completam a obra.

E então, gostaram? Eu estou me divertindo!

4 comentários:

  1. Isso é que é maridão !!!! Parabéns !!

    ResponderExcluir
  2. Evelyn

    Que belo regalo. Gostei da dica vou olhá-lo na livraria perto de casa. Assim aproveito algo para os meus cursos.

    Um beijo Peter www.ale,dovinho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Vale a pena conferir! Eu não sabia que você dava cursos!! Que legal!! Beijo

    ResponderExcluir