sábado, 30 de abril de 2011

Expovinis 2011 - 1º dia

Entre os dias 26 e 28 de abril aconteceu a 15ª edição da Expovinis, a maior feira de vinhos da América Latina. O palco foi o Expo Center Norte, em São Paulo, onde se reuniram mais de 350 expositores de diversas regiões vitivinícolas do Brasil e do mundo. O primeiro dia foi destinado apenas aos profissionais da área, mas o consumidor final também teve a oportunidade de conhecer a feira e provar vinhos nos outros dois dias, sempre depois das 18 horas.

A minha saga começou no primeiro dia (26 de abril). Digo saga pois essa feira apresenta um mundo de informações e, quando as opções são inúmeras é fácil se perder e ficar com a sensação de que ficou faltando o melhor... Então, decidi começar com as palestras - esse universo do vinho precisa de estudo eterno!

A primeira palestra a que assisti foi a do Rodrigo Albernaz (ex-professor e amigo, supervisor de vendas da importadora Casa Flora). O tema foi a Empregabilidade e gestão de pessoas no mundo do vinho. Foi tão instigante... Rodrigo nos pôs para refletir: "O mundo valoriza seus vinhos, mas o Brasil e o brasileiro ainda tem o hábito de enxergar seus vinhos com muito preconceito." E isso é tão real, né leitor? É claro que existe muito vinho ruim aqui, mas também existe muita coisa boa... Vinhos bem feitos... Numa conversa paralela com minha amiga Regiane (sommelier e companheira de Expovinis) ela disse algo muito relevante: "É fácil indicar vinho bom, na faixa de R$ 300,00 reais ou mais... Quero ver indicar vinho bom, na casa dos R$30,00 reais..."  Sábia, não!

Eu tanto concordo com ela que acho que esse também é o papel do sommelier e dos blogs de vinhos que temos por aí... Mostrar coisas boas, com preços justos. 

E, para encerrar a palestra, um brinde com a espumante nacional Viapiana Brut 2010. Bem feitinha, com bastante frescor e leveza, e deliciosas notas cítricas... Perfeita para nosso clima quente...

Saí dessa palestra e fui correndo para o belíssimo stand da Enoteca Fasano, para confirmar o local da palestra sobre os vinhos do sul da França com o sommelier ídolo Manoel Beato. Enquanto aguardava a confirmação, degustei um Chablis, da Domaine Bernard-Defaix 2007 e folheei o lindo catálogo da Enoteca.
Que delícia de vinho! Com cor amarelo palha, e lindos reflexos esverdeados, apresentou aromas de boa intensidade. Na boca mostrou-se leve, fresco e com gostinho de frutas maduras...

Assim que chegou a confirmação da sala, terminei minha taça e fui assistir a palestra...

Amanhã tem o post sobre o incrível Manoel Beato e os vinhos do sul da França!

Nenhum comentário:

Postar um comentário