quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Degustação de Whisky

Como afirmei no post anterior, aqui nós também gostamos de Whisky e por isso realizamos, nesses dias de festa, uma degustação com o Jonhnnie Walker Red, Black, Green e Gold Label.


Começamos pelo Red Label - Envelhecido em barris de carvalho, tem um sabor leve e curto. A cor e o aroma possuem muita força e exuberância. Notas aromáticas de cravo da índia são facilmente identificadas. Na boca, um pouquinho de cravo e mel. Vale lembrar que esse é o whisky mais vendido no mundo.

Em seguida partimos para o Black Label - Ele é o resultado criterioso da mistura de mais de 40 "single malts" envelhecidos, por no mínimo, 12 anos. Seus aromas são equilibradíssimos! Na boca mostra-se suave, tranquilo, o álcool não se mostra exagerado! Isso tudo sem falar na coloração... Ele é o mais escuro de todos!

O Green Label - Johnnie Walker Pure Malt foi o primeiro Scotch Whisky vendido no Brasil, ele é composto apenas por maltes, tendo como principal diferencial o sabor scotch whisky mais suave que os simples maltes. Esses maltes são provenientes unicamente da região mais famosa da Escócia, as Terras Altas, que é reconhecida pela indiscutível qualidade de seus whiskies.

E, finalmente o Gold Label -  Com 18 anos de envelhecimento, este Scotch Whisky Premium é composto por 15 whiskys, que compõe a profundidade, doçura e aroma fresco, principais características do Gold Label. A água utilizada em sua composição, provém de um manancial de onde se extrai ouro, fazendo com que seu sabor seja único. Possui aroma profundo e muito sedutor, e sabor com notas de baunilha, mel. Final de boca longo.

Whisky para todos os paladares!

26 comentários:

  1. Amigo, boa tarde.
    Estou para comprar um Whisky mas estou em dúvida, pois sempre gostei do Black Label, acho ele bem suave, porém gostaria de provar o Green pela primeira vez, mas tenho medo que ele seja "forte". O que me aconselha?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá Hugo;
    Primeiro, obrigada pela visita. Apareça aqui mais vezes!
    Eu também tenho verdadeira adoração pelo Black Label, é um dos meus favoritos! Quando vc diz "forte", imagino que seja aquela sensação de álcool ardendo ou queimando a garganta, né?
    O Green Label é muito bom, mas acho (depois do black) o Gold Label imbatível... Ele é macio, com um final de boca delicioso... algo como mel!

    Mas se vc busca algo com mais leveza, sugiro Whisky Irlandês! É tiro e queda, não tem como não gostar... O JAMESON é excelente e o preço é bem justo!

    Beijo
    Evelyn

    ResponderExcluir
  3. Na época estava sem grana! Mas ele já está aqui em casa... A degustação de final de ano terá a equipe completa!!!
    Em breve, post sobre todos eles, incluindo o Blue!
    Obrigada pela visita, anônimo!
    Beijo
    Evelyn

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde, eu comprei um gold label e gostaria de saber se era verdadeiro, pois veio sem dosador, veio uma rolha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo;
      Recentemente descobri que todas as garrafas são elaboradas sem dosador. O que acontece é que o importador é quem pede para coloca-las, já que faz parte da "cultura brasileira" a presença desse dosador. Mas ele não é um indicativo para dizer se o whisky é falso ou não.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Olá Evelyn,
    Desculpe - olha só como fui machista, postei minha dúvida pensando que o blog era de um homem ... Ohhh Gosh! me perdoe!

    Bom - nesse tempo provei bastante coisa ... com relação ao Black, que até então era o meu favorito, sinto que nas novas "safras" mudou bastante, deixando de ser suave ... agora sinto muito o gosto do alcool, inclusive prefiro o Chivas 12 anos ao Black Label ...

    Provei tanto o Green quanto o Gold, realmente o gold é muito bom ... ele é bem suave, e a textura dele é bem "licorosa" ... achei muito bom mesmo ...

    Agora estou a provar o blue label e os míticos Royal Salut ... minha tia viajará e já pedi que ela os traga do FreeShop .... mal posso esperar!!!

    Obrigado - muito bom o seu blog e continuarei frequentando!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hugo, que bom vê-lo aqui, novamente! Está perdoado pelo machismo... rsrsrsrsr

      Legal saber que você tem se dedicado ao Whisky. Quanta experiência boa, hein? Você chegou a experimentar os irlandeses?

      Eu ainda não tive a grata oportunidade de provar Royal Salut, mas espero me presentear com eles no final do ano! Aliás, vc poderia voltar aqui e contar sua experiência com ele. Topa?

      Um grande beijo
      Evelyn

      Excluir
  6. boa noite, é a primeira vez que eu vejo uma mulher tão bem informada quanto aos melhores wiskies, sou membro do clube do whisky BRASIL, e conheço bem safras, marcas e estilos, garanto a voces que o gold é muito bom, os irlandeses, temos o popular jameson,posso assegurar q o royal é muito decente, mais sou meio que americano, me apaixonei pelo bourbon, e meu predileto é o jack, malte escoces trabalhado com o bom e poderoso whisky americano, uma mistura de sabores separados gole a gole em uma harmonia quase perfeita. Participarei mais e darei mais conselhos e cornetarei tb, minha paixão alcoolica são os bons whiskies e bourbons mistos, um grande abraço! Uckla BH-MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o elogio e a visita!
      Aliás, apareça mesmo por aqui... É sempre bom trocarmos conhecimento e informações!
      Grande beijo
      Evelyn

      Excluir
  7. Comprei um Scotch Whisky Black Label de um amigo que me disse ser adquirido por uma embaixada. Ele não tem dosador, o que sei que é comum, mas também não tem o numero de série no rótulo, gostaria de saber se mesmo o produto não passando pelas inspeções brasileiras, ainda sim deveria ter esse número.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, como vai? Obrigada pela visita!
      Sim, segundo as leis, o produto deveria ter numeração, garantindo assim sua inspeção. Porém, se ele for oriundo de uma encomenda, essa numeração é desnecessária.
      Espero ter ajudado!
      Beijo,
      Evelyn

      Excluir
  8. Obrigado pela resposta, mas vou acrescentar mais um comentário. Hoje fui ao Walmart e observei dezenas de garrafas, tanto de Red como de Black e, nenhum possuía o número de Série atrás do rótulo principal. Será que o Walmart estaria vendendo whisky falsificado ou não estariam mais sendo impresso esse número.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou verificar como anda a legislação afinal, são tantas mudanças. Mas confesso que não confio nem um pouco nessas grandes redes de supermercados. Sei de cada história de arrepiar...
      Quando eu tiver alguma novidade, volto a escrever!
      Abraço!

      Excluir
  9. Olá, cheguei a comprar um green label da JW tbém sem o número de série atrás do rótulo frontal; tem o selo da Diageo, vem com um selo na tampa "selado no exterior"; comprei na maior rede de supermercados da minha cidade, Guarapuava, corro o risco de ter comprado gato por lebre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como afirmei anteriormente, não sei lhe dizer se houve alguma mudança na legislação.
      Vou investigar e voltarei a escrever!
      Beijo e obrigada pela visita

      Excluir
  10. Complicado o teste da espuma, visto que, os falsificadores podem usar a garrafa de um grande Whisky e colocar o conteúdo de um péssimo Whisky, dai o teste funciona e a pessoa acredita ter adquirido uma bebida original, quando pagou caro por uma bebida inferior, que no caso é whisky. Abs

    ResponderExcluir
  11. Ainda tomo coragem e faço uma… o problema é que não consigo beber whisky rsrsrs

    abraço
    Evandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos poucos seu paladar se acostuma e você passará a aprecia-lo!

      Excluir
  12. Já provei o Red o Black o green tenho e uma garrafa de blue label , hoje recebi 2 garrafas de gold label , pela a primeira vez vou testar. O que você tem a me dizer sobre ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Blue Label é incrível! Macio, estruturado, persistente. O Gold é interessante, mas sem a persistência ideal!
      Obrigada pela visita

      Excluir
  13. Ola, meu nome e Paulo. Ganhei uma garrafa de gold label , porem veio apenas com dosador e sem rolha. Acho que e falso. Estou certo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paulo;
      Obrigada pela visita!
      O uso de dosador ou rolha não é determinante para saber se a bebida é falsa. O que acontece é que, por vezes, os importadores colocam o dosador, por vezes não.

      Se a sua garrafa veio com o selo do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na tampa de sua garrafa, fique tranquilo, pois isso garante a procedência da bebida ;)

      Beijo e boa degustação!

      Excluir
  14. Pessoal boa noite
    Estou começando com os whisky agora sempre gostei porém a verba $$ numca ajudou.
    Hoje esta um pouco melhor e acabo de receber minha primeira encomenda gostaria de saber como diferenciar um verdadeiro de um falso.
    Acabei comprar um Black, gold e um Green

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Confere esse blog: artigo muito bom... https://artedodestilado.blogspot.com/2020/07/identificando-whisky-falsificado.html

      Excluir