Nesta quinta-feira decidimos abrir um Riesling alemão para celebrar a chegada do Natal...
A uva Riesling é uma das mais expressivas uvas brancas, originária do vale do Reno, na Alemanha (Baden) e na França (Alsácia). Notável pelos vinhos frutados, brilhantes e alegres, de cor palha, bem secos e aromáticos no paladar, mostra vivacidade e riqueza de sabores. Existe também a variedade Riesling Itálica, muito usada no centro e norte da Itália, mas que não tem a expressão de sua prima do Reno. Apesar de existir vinhos de Riesling no mundo todo, as regiões mais expressivas continuam sendo a Alsácia (França) e a região do Reno e Mosel (Rheinhessen, Mosel-Saar, Alemanha).
A garrafa que abrimos é da região de Mosel, do produtor Grans-Fassian, safra 2007.
Na taça apresentou um amarelo palha, com leves reflexos dourados. Aromas intensos de frutas eram facilmente identificados. Notas de maçã, pêssego e maracujá se destacavam. Na boca apresentou-se com muito frescor. As notas aromáticas reapareceram no paladar. A acidez é bem equilibrada com o álcool. Um vinho de bom corpo, que me faz querer sair correndo agora para adquirir uma nova garrafa!
Essa garrafa eu ganhei no amigo secreto realizado na semana passada... Super recomendado... Mariana, obrigada pelo presente!
Vale lembrar que esse vinho não foi harmonizado com nenhum prato, mas imagino que ele deve ficar perfeito com salsichas alemãs, chucrutes... e eu me arriscaria a harmonizá-lo, ainda, com belo apfelstrudel! Prost!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário