terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Millésime Miolo

Estou atrasada, mas vamos lá: Para o jantar desta sexta-feira que passou, escolhemos um espumante afinal, esta época do ano tem tudo a ver com esse tipo de bebida. O escolhido foi o Millésime da Miolo, safra 2004.

Segundo a própria vinícola este millésime é produzido somente em safras excepcionais e é elaborado com uvas Pinot Noir (50%) e Chardonnay (50%), cultivadas pela Miolo no vinhedo da família, localizado no Vale dos Vinhedos, em Garibaldi. Este espumante é elaborado pelo processo clássico (Champenoise) de fermentação na própria garrafa e envelhecido por um ano sobre as próprias leveduras da fermentação.

Como já apontei no começo do texto, a safra que degustamos foi a de 2004 e por isso, posso afirmar que muito da sua qualidade já havia se perdido, principalmente no que diz respeito às suas qualidades gustativas.
Na taça apresentou um amarelo palha bem bonito, com perlage fino e intenso. Aromas de pão tostado e frutas secas se destacavam. Na boca mostrou-se untuoso, porém com pouca acidez e pouco frescor.

Para o jantar, decidimos harmonizá-lo com a entrada que era uma saladinha de alface romana, tomates cereja e queijo de cabra grelhadinho e geléia de morango com pimenta. O prato principal era um arroz selvagem com mangas e escalope ao molho de mostarda (bem suave)! A espumante agüentou muito bem aos pratos. Acredito que a safra de 2008 deva estar perfeita para beber... Em breve me submeterei a esta difícil pesquisa!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário