segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O Polpettone e o Primitivo

Para encerrar o feriado decidimos almoçar em uma famosa cantina italiana no Higienópolis: O Jardim de Nápoli, e provar o tão premiado Polpettone... Esse restaurante, desde 1949, segue a mesma tradição - mesas com toalhas quadriculadas, vinhos pendurados por todo o canto e fotos dos pratos para dar mais água na boca.

É óbvio que partimos para o carro-chefe da casa o Polpettone alla Parmegiana (bolo de carne moída, recheado com mussarella e coberto com molho de tomate e parmesão).
Este prato foi o suficiente para saciar minha fome! Conforme você parte o polpettone, o queijo derretido escorre por todo o prato. Delícia!

Outra coisa interessante é a carta de vinhos. Bastante variada! Fiquei na dúvida do que escolher e decidi seguir a sugestão do sommelier: O Primitivo di Manduria 2007, do produtor Masseria Trajone, da região de Puglia/ Itália.

Com um vermelho bem intenso e aromas de compota de frutas vermelhas, esse vinho apresentou um sabor marcante de frutas maduras, um toque herbáceo e um pouco de pimentão. Mas achei que faltou acidez! Ele "passava direto" pela boca, meio escorregadio...mas depois apresentava um retrogosto adocicado. Fiquei confusa... Preferi não misturá-lo com a comida para ver se decifrava o que estava acontecendo, mas não descobri... Pretendo prová-lo novamente, a fim de descobrir o que se passou...

2 comentários:

  1. Oi Evelyn! Olha eu aqui!
    A sua descrição é correta em relação a falta de acidez do vinho. A Primitivo não é uma uva de grande acidez, gerando vinhos mais concentrados e alcoólicos. Esse retrogosto adocicado também é característico dela, pelo menos eu senti um dulçor em alguns exemplares que experimentei, o que também pode ter sido ocasionado pelo álcool, que costuma ser elevado nos Primitivos... De qualquer modo, vou me aprofundar mais e depois te digo, pois fiquei com uma dúvida em relação a este dulçor mencionado por você. Beijos, Gustavo.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você apareceu por aqui! Pois é, eu fiquei super confusa com este vinho e com esta uva! Aliás, esses dias eu li sobre essa falta de acidez (isso me tranquilizou... heheheh) Mas também preciso me aprofundar... Quando tiver novidades, não deixe de mandá-las. Beijos

    ResponderExcluir