segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Guinness!

Ihhhhh! Esqueci de gelar o vinho branco, e agora?? A única saída encontrada foi abrir cervejas... Mas cerveja de verdade, hein?
Escolhemos a irlandesa Guinness Draught para harmonizar com uma costelinha de porco assada com alecrim, cachaça e mel!



Essa cerveja é do tipo Stout, ou seja, feita com um percentual de malte torrado, que lhe confere uma coloração escura e um sabor tostado. Sua coloração é incrível: Preta, com espuma densa e de coloração bege, que causam uma boa impressão e uma vontade de beber logo. No paladar temos notas suaves de café e chocolate amargo. Delícia!

Vale lembrar que a espuma cremosa da bebida é devido ao sistema de gás dentro da lata! E esse é um dos principais diferenciais da cerveja Guinness. O responsável por este diferencial é um detalhe único chamado de widget & surger. No caso da lata, trata-se de uma capsula de hidrogênio que flutua na cerveja e libera pequenas quantidades da substância antes da lata ser vedada, pressurizando seu interior e a comprimindo.

Ao ser aberta, a lata libera o conteudo e forma pequenas bolhas. Estas ajudam a formar uma espuma mais densa e cremosa como o chopp que combina perfeitamente com o sabor distinto da bebida, balanceado entre a doçura e o amargor.

2 comentários:

  1. Sensacional!

    Olha, eu sou um grande admirador de vinhos, mas ainda não desenvolvi o paladar para o mesmo ... sinto maior facilidade em "degustar" whisky e cervejas!

    A Guinness é uma das melhores cervejas que já provei, e ela é muito "peculiar" ... já vi amigos que são grandes apreciadores de cerveja fazerem careta ao tomá-la!
    Ela é bem encorpada e amarga, quase que um café sem açúcar, mas no segundo gole já é possível sentir um tom meio que "achocolatado" ... e a textura dela é sem igual - a espuma dá um efeito "twist" ...

    Melhor que provar da latinha, é ir no Finnegans Pub na Rua Cristiano Viana e saborear um Pint de Chopp Guinness tirado na hora!!!!

    Sensacional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hugo;
      Eu enfrento exatamente o contrário: Tenho uma grande dificuldade com a degustação de cervejas. Não consigo gostar de quase nenhuma, só da Guinness, mesmo... E olha que eu tento bastante - A minha família é bebedora de cerveja, provamos tudo o que há no mercado de importados e cervejas artesanais, mas são raras as que me conquistam como a Guinness... Já tive a oportunidade de provar chopp Guinness, mas foi no Melograno... Um lugar bacana para se conhecer também é a Cervejaria Nacional!

      Obrigada pela visita,
      Beijo
      Evelyn

      Excluir