quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Isso que é globalização!

Aula de vinhos portugueses e nosso amigo japonês Taka, nos trouxe um Eiswein alemão de sua última viagem à Polônia! Mundo globalizado é isso!

A expectativa pela abertura da garrafa foi grande (afinal ela é linda, não é?) e nosso alemão não decepcionou. Esse "vinho do gelo" apresentou um amarelo dourado incrível, com aromas bem marcados de damasco, flor de laranjeira e cogumelos. Na boca apresentou uma acidez elevada e uma doçura equilibrada, com bastante persistência e sem ser enjoativo. Sabores de pêssego e damasco se destacaram!

Vale lembrar que esse vinho é feito a partir da colheita de uvas congeladas, deixando assim uma maior concentração de açúcar e de fruta. E essa colheita é feita durante a noite, por isso "nachtgold" (noite de ouro).

Taka, obrigada por nos proporcionar essa super experiência!

6 comentários:

  1. Muito bom esse post. Deixa a gente com vontade de provar este vinho. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Querida Confreira Evelyn,
    Em primerio lugar queria te dizer que curto muito o seu blog, passei até o endereço para uma amiga que mora na Alemanha para que ela conheça o site e também este "Alemão" que nem deve ter notado ainda por lá, mas que depois desta matéria certamente vai querer provar.
    Bem... precisamos degustar este vinho novamente, né? Poderia ser num dos próximos encontros da nossa Confraria Tarja Preta. Beijão

    ResponderExcluir
  3. Querida, muito obrigada pelas palavras! Faço esse blog com muito carinho e a melhor retribuição que posso ter são essas palavras!
    Vou dar uma busca para ver se encontro este alemão por aqui! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Os vinhos alemaes sao os vinhos com maior teor natural de acidez de todo o planeta. A alemenha esta no limite de plantacao de videiras do hemisferio norte e as castas que se adptao a tais condicoes climaticas sao de amadurecimento tardio. A colheita para a elaboracao do Eiswein so occore quando a temperatura chega a -10 C e normalmente isso ocorre em Dezembro. Uvas saudaveis sao protegidas para que passaros e javalis nao facam a festa. Tais vinhos sao produzidos em minimas quantidades e sao naturalmente de custo elevado.
    Zum Wohl!

    ResponderExcluir
  5. Seja bem-vindo, Savio! Adorei seu comentário. De fato a Alemanha surpreende sempre no que diz respeito aos vinhos! Meu próximo post será sobre um Riesling incrível! Espero que você passe por lá para comentar... Assim eu aprendo mais um pouco com você!
    Zum Wohl!

    ResponderExcluir