quarta-feira, 30 de julho de 2014

Quer um bom champagne a um preço excelente?

Há tempos queria experimentar o champagne Montaudon

Nessas coincidências da vida, a Wine.com.br me enviou uma garrafa por conta do meu aniversário! Abri e ...


Elaborado com o corte típico da região de Champagne - as castas Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier nas mesmas proporções, apresentou perlage fino, aromas de frutas frescas, principalmente maçã, leve toque de fermentação, sem grandes complexidades. Na boca mostrou-se leve, fresco, delicado. 

O preço? R$89,00. Aprovado!

segunda-feira, 28 de julho de 2014

O rio Reno, o Vale do Mosel e a Riesling

Não poderia iniciar meus registros de viagem falando de outro lugar, senão do passeio de barco que realizei pelo rio Reno e pelo rio Mosel, durante minha estadia na Alemanha.

Região vitivinícola por excelência, o vale do rio Mosel, localizado no sudoeste da Alemanha, oferece, além de vinhos extraordinários, a oportunidade de desfrutar de paisagens deslumbrantes, castelos monumentais e cidades históricas.


Famosa pela produção da casta Riesling, esta região é considerada uma das mais bonitas do planeta. Confesso que observar as encostas das montanhas forradinhas de plantações junto aos castelos ou a uma cidadezinha típica, é de deixar qualquer turista maluco.


Eu recomendo bastante o passeio pelos vales do Reno e do Mosel, mas vale lembrar que se trata de uma atividade de contemplação e que deve ser feito sem nenhuma pressa. Para quem busca agito e badalação, melhor não ir. 


O Vale do Rio Mosel oferece as condições ideais à produção da Riesling: Nesse serpentear, formam-se regiões íngremes, que recebem uma grande incidência de sol, além disso o solo, na maioria das vezes, de ardósia, absorve o calor do sol durante o dia e aquece a videira durante a noite. 


"Os 9 mil hectares plantados com uva Riesling estendem-se pelas encostas íngremes do vale. Com pouco mais de 500 viticultores, a região do Mosel é a quinta maior entre as 13 áreas vinícolas alemãs e a maior área contínua de cultivo de Riesling no mundo", segundo Peter Wolffenbüttel, do Além do Vinho

Algumas encostas são tão íngremes que fico imaginando como deve ser difícil e perigoso trabalhar nesses vinhedos.


Eu tentei escrever esse post enquanto navegava pelo rio Reno, mas foi impossível. Verbalizar sensações é difícil!


Depois de navegar por quase três horas, contemplando a paisagem, chegamos à cidade de Cochem, onde está o Castelo de Cochem.


Construído em torno do ano 1000, foi destruído em 1689 e reconstruído entre 1874-1877. Ele é o cartão postal da linda cidade de Cochem.

Paramos para almoçar à margem do rio Mosel. E, como não poderia deixar de ser, uma bela taça de Riesling para brindar o dia. 


Impossível não se apaixonar ainda mais pela uva Riesling!

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Sábado tem Encontro de Vinhos em Campinas/ SP

Sábado agora, dia 26 de Julho, das 14h as 22h, acontece o Encontro de Vinhos, na cidade de Campinas/ São Paulo.


Nós, do Taças e Rolhas, somos fãs desse evento justamente por conta do ambiente descontraído, repleto de produtores, importadores, público inteligente e divertido. Sem falar que o funcionamento é super simples: você chega, pega uma taça e pode provar quantos vinhos quiser, durante todo o tempo da feira. Os produtores e importadores estão lá para degustar com você, tirar suas dúvidas e bater papo.

Se você não conseguir ir, o evento deste ano conta com um estúdio do Winebar, que transmitirá entrevistas com os expositores durante todo o dia. Basta você clicar no link acima e acompanhar tudo.

Por isso, anote aí:

Encontro de Vinhos Campinas 2014
Local: Casarão Campinas – www.casaraocampinas.com.br
Rua Leontina Carvalho de Siqueira, 38 - Campinas
Data: 26 de julho de 2014
Horário: das 14h as 22h
Convites: R$ 60,00 – na hora ou com desconto através da página de venda de ingressos aqui

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Voltamos!

Os dias voaram (para variar!) e as férias já acabaram.

Percebi que os posts que deixei programado não funcionaram, mas não tem problema! Posts fresquinhos, com as últimas notícias do mundo do vinho, eventos e, claro, dicas da Alemanha e da Áustria circularão por aqui!

Enquanto ajusto os textos de logo mais, seguem algumas imagens de cidades que harmonizaram perfeitamente com nossas taças de vinhos!

Berlin e o Portão de Brandemburgo com a estrutura do FIFA FAN FEST

Dresden e suas reconstruções


A estonteante e verde Hannover

Innsbruck, cercada pelos Alpes

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Alemanha, aqui vamos nós!

As tão sonhadas férias chegaram! A hora de desconectar o computador, fazer as malas e correr para o aeroporto também! 

Vou ficar alguns dias conhecendo a Alemanha e a Áustria, desfrutando de boa comida, paisagens incríveis e claro, excelentes vinhos!

Por isso, leitores, nos próximos dias esse blog vai ficar ocioso... É verdade que deixei alguns posts programados, mas não sei se vai funcionar... Tomara que sim, pois, caso contrário, ele ficará desatualizado por alguns dias!

De qualquer forma, eu utilizarei o Instagram (@evelynfligeri) e o Facebook para postar algumas coisas... Então, já sabe, se quiser saber o que vai rolar, me acompanhe por lá, ok? Quando eu voltar, prometo contar tudo...

O avião está me esperando! Auf Wiedersehen...