segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Viejas Tinajas

Um dos vinhos que experimentei nesses dias de festa foi o chileno Viejas Tinajas 2011, elaborado 100% com a casta Cinsault, da vinícola De Martino.


A vinícola chilena De Martino, fundada em 1934 é famosa, hoje, por elaborar vinhos sutis, sem a presença "maçante e maciça" da madeira, ou seja, nada de vinhos padronizados, com aromas e sabores previsíveis.

Para tanto, eles colhem a uva em período anterior à maioria do que as demais vinícolas fazem, a fim de não acumularem muito açúcar; utilizam-se de leveduras nativas e, o mais interessante: no caso deste vinho que bebi, eles foram elaborados e armazenados em "Viejas Tinajas".


Foto: site De Martino

Essas tinajas são ânforas de argila, onde os vinhos são elaborados: Põem-se as uvas lá dentro, sem pisa-las, sem controlar a temperatura e sem adicionar leveduras e deixa-se a fermentação acontecer ali, naturalmente.

Os enólogos da De Martino, entre eles o premiado Marcelo Retamal - da qual tive o prazer de conhecer pessoalmente e participar do "momento fã" - percorreram o sul do Chile, principalmente Itata, em busca destas tinajas usadas, envelhecidas, centenárias, que eram fabricadas pelos índios mapuches, e  que tem idade entre 100 e 200 anos.

Compraram 120. E ali fizeram o vinho que tive o prazer de experimentar!

Vale lembrar que, justamente por ser elaborado de maneira natural, é um vinho para ser bebido jovem. Eu gostei bastante desse Cinsault que apresentou aromas de frutas vermelhas, terra molhada e muito frescor. Na boca mostrou notas de framboesa, morango, taninos finos e um frescor incrível! O gosto do terroir ali, na minha taça!

Quem traz esses vinhos para o Brasil é a Decanter, mas comprei minha garrafa na loja Vino & Sapore, do amigo João Clemente do blog Falando de Vinhos, lá na Granja Viana.

3 comentários:

  1. Já provei e gostei destes vinhos. Portugal também faz bons vinhos de ânfora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São realmente bons, Beto!
      Nunca provei um vinho português feito em ânforas. Anotado!!
      Obrigada pela visita!
      Beijo

      Excluir