quarta-feira, 11 de junho de 2014

Que vinho você tomaria...

Em menos de um mês estarei de férias!! E, enquanto termino os últimos ajustes do roteiro que vou realizar pela Alemanha e Áustria, me dei conta que já tem algum tempo que não faço a pergunta mais famosa do blog

Então, lá vai: Que vinho você tomaria apreciando a bela cidade austríaca de Innsbruck?


Eu acho que não conseguirei me desvencilhar da queridinha uva Riesling. E você?

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Dos deuses para a taça

Como Saul Galvão dizia " A Grécia conhece e sabe fazer vinhos há mais de 34 séculos, foi o berço da cultura vinícola". Mas sinto que o interesse por esses vinhos no Brasil é um movimento recente. 

Como adoro a oportunidade de experimentar vinhos diferentes, sempre que encontro um vinho grego dou um jeitinho de degusta-lo. O último que experimentei foi o Rapsani Grand Reserve 2005, da gigante produtora Tsántali - a maior produtora de vinhos gregos e uma das maiores do mundo.


Elaborado 100% com uvas gregas: Xinomavro, Krassato e Stavrotó (nomes simples e fáceis de serem memorizados!!!), esse vinho, com 9 anos na garrafa, em nada lembra um vinho com tal idade. 

Muita intensidade e complexidade aromática: notas terrosas, frutas vermelhas maduras e alguma especiaria. Na boca mostrou taninos amaciados, mas bem intensos, acidez equilibrada, notas de frutas vermelhas, frutas negras, ligeira pimenta e um toque de madeira bem integrado ao vinho. Macio e persistente, um vinhaço! 

Ele passa 18 meses em barricas de carvalho francesa e mais 18 meses em garrafa antes de ser comercializado. Um vinho com belo potencial de guarda. Adoraria ter mais uma garrafa para abri-lo daqui a uns quatro anos, só para perceber sua evolução.

A importação e a distribuição desse vinho aqui no Brasil é feita pela Freeway Ecommerce. Site com vários vinhos e comidinhas gregas. Vale o clique.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Vinho de supermercado

Hoje é a primeira quarta-feira do mês de Junho. Isso quer dizer que é dia de "Vinho de Supermercado".

O escolhido para esse mês foi o argentino Aberdeen Angus 2013. 
 

Elaborado 100% com a casta Chardonnay, o vinho mostrou-se bem levinho. No nariz, apresentou aromas de aspargos e só. Na boca exibiu certo frescor e muita ligeireza. Para ser degustado sem grandes pretensões. Não espere grande coisa, ok?

O vinho, que foi comprado no Sonda, custou só R$15,90. 

Quer saber o que a Jane Prado, do Château de Jane achou desse vinho? Clique aqui.

Ah! Temos uma novidade: a partir de agora a nossa amiga Ju Gonçalves, do blog Vou de Vinho, compartilha da nossa missão de ajudar as pessoas a escolherem seus rótulos nos supermercados. Só que a Ju irá escrever sobre outro rótulo, pois ela está no Rio de Janeiro e não tem como degustar conosco, pelo menos não por enquanto. Confira o vinho dela no blog.