segunda-feira, 24 de março de 2014

Guia do vinho Brasil às Cegas 2014

Chegou o Guia Brasil às Cegas!

Foto de Jane Prado, do Château de Jane

Beto Duarte, Cristiano Orlandi, Maurício Tagliari e Rogério de Campos são os responsáveis por esse guia que traz mais de 800 vinhos listados: são dicas e sugestões de vinhos para todos os gostos e bolsos!

Esse é o primeiro guia às cegas lançado no mercado. Normalmente esses livros tem um autor-degustador ou alguma revista que organiza a avaliação dos vinhos. No caso deste, os avaliadores foram convidados a participar das degustações sem nenhum tipo de informação prévia. Agendava-se e lá estavam os degustadores a avaliar uma média de 25 vinhos por sessão. 


Sinto-me honrada por ter participado de diversas degustações para esse guia que está sensacional! Além de aprender muito, fiz amigos que ficarão para a vida inteira.

A distribuição nas editoras ainda não começou, mas você já pode adquirir seu exemplar pelo e-mail: brasilascegas@hotmail.com ou comprar aqui.

Assim que chegar às livrarias, atualizarei aqui.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Cuidado com os “Anton Ego” por aí - Por Alexandre Mathias

Um dia desses tive a oportunidade de rever uma animação que gosto muito, o filme Ratatouille

Para aqueles que ainda não assistiram, o desenho conta a historia de Remy, um ratinho simpático que adora cozinhar e ajuda um atrapalhado rapaz a comandar a cozinha de um restaurante em Paris.

Assistindo à animação, percebi que um dos personagens me chamou mais atenção desta vez: o critico culinário Anton Ego: um homem amargo, esnobe e extremamente egocêntrico. Alguém que acredita que sua opinião vale mais que as de outras pessoas e menospreza qualquer um que não compartilhe de seu ponto de vista.


Mas você deve estar se perguntando, afinal, o que isso tem haver com vinhos? Para começar, quem nunca encontrou um “Anton Ego” em alguma degustação de vinhos? Ou mesmo em um jantar? 

Aquela pessoa que acha que vinho é coisa de elite e/ ou então, que olha com desdém para qualquer um que ela acha que não pode aproveitar a beleza desta bebida como ela. Gostam de exibir seus conhecimentos, mesmo que ninguém tenha perguntado. Às vezes, você encontra até aqueles que não entendem nada, mas adoram mostrar que entendem. São pessoas que ficam indignadas quando são contrariadas ou ignoradas, e que acham que todos tem que adorar o que dizem.

Espero sinceramente que, assim como o personagem do filme, nossos “Anton Ego” por aí percebam, no final, a alegria de desfrutar o momento com um vinho simples, mas muito bem feito. Lembrar com um sorriso no rosto e redescobrir aquela sensação maravilhosa que teve no começo de suas degustações, onde todos os vinhos traziam adoráveis surpresas, inclusive com os mais baratos.

Pensem o quanto essas pessoas poderiam contribuir para a divulgação do vinho caso decidissem descer de seus pedestais, no qual eles mesmo se colocaram, e disseminassem seu conhecimento com os iniciantes?

Boa dica, não!?


terça-feira, 18 de março de 2014

Vinho e Rio de Janeiro: harmonização perfeita!

Alguns vinhos ficam mais agradáveis quando bebidos em ocasiões e/ou lugares específicos afinal, quem nunca degustou um vinho em uma determinada situação e ele pareceu ser sensacional? De repente, algum tempo depois, você decide abrir o mesmo vinho e ele se mostra tão sem graça... O inverso também acontece - às vezes um vinho sem graça, quando tomado em uma situação diferente, se mostra grandioso e inesquecível! Por que será que isso acontece?

Acredito que muitas vezes o ambiente influencia em nossa percepção subjetiva do vinho. Vale lembrar que estou falando de uma situação de descontração. Um avaliador de vinhos precisa (e deve) manter seu olhar objetivo, para analisar de modo mais crítico possível.

O Encontro de Vinhos no Rio de Janeiro, que aconteceu na última quinta-feira, me fez pensar que qualquer vinho deve ficar incrivelmente bom diante daquelas paisagens naturais. Imaginei um vinho para ser bebido no entardecer na Pedra do Arpoador, ou no amanhecer da Lagoa, ou a qualquer instante em qualquer lugar da orla carioca e percebi que (com o olhar subjetivo) qualquer vinho mediano se tornará grande diante de tal espetáculo.

quarta-feira, 12 de março de 2014

DonnaFugata e Ilha de Capri

Há tempos preciso contar sobre um vinho incrível que degustei, mas sempre acabava adiando e...

Quando estive na Itália, tive a oportunidade de conhecer Ilha de Capri e, confessemos, quando se fala em Ilha de Capri, logo pensamos nos Faraglioni: os três picos de rochas saindo do mar a poucos metros da costa. Essas monstruosas pedras tem, em média, 100 metros de altura e um nome para cada uma delas: o primeiro unido a terra se chama Stella; o segundo, separado do primeiro por um pedaço de mar, Faraglione di Mezzo e o terceiro Faraglione di Scopolo.


Passeamos de barco pertinho dos Faraglioni. Depois fomos conhecer o também famoso Jardins de Augusto e apreciar a ilha do alto.

Ver Capri do alto é inenarrável. A cor do mar é absurdamente azul-esverdeada!



Lembro-me de ver propagandas de perfume mostrando essa paisagem e eu sempre achando que as cores eram tratadas no photoshop... Foi maravilhoso descobrir que aquele tom de azul é real!

Decidimos que nosso almoço teria de ser por ali. Queríamos um restaurante que nos proporcionasse a contemplação desse lugar tão incrível. Optamos pelo Il Gerânio, que nos permitia essa visão.


Primeiro de tudo escolhemos o vinho. O eleito foi o Polena 2012. A vinícola é a DonnaFugata, já comentada por aqui.


Elaborado com as castas Catarratto e Viognier, esse vinho apresentou aromas frutados, minerais e um leve toque floral. Notas cítricas e uma acidez crocante fizeram a minha alegria! Fresco, leve, perfeito para a Insalata di Mare...



Esse rótulo ainda não é comercializado no Brasil, mas todos os outros vinhos desse produtor são trazidos pela importadora World Wine.


Contemplar uma paisagem acompanhada de um bom vinho, é garantia de harmonização perfeita!

segunda-feira, 10 de março de 2014

Cerveja Schatz Blond estreia com sucesso

A tradicional família Kunz, produtora de bebidas no Rio Grande do Sul, chega com uma super novidade: A Petronius Cervejaria & Destilaria, em Caxias do Sul, passa a produzir sua primeira cerveja - a Schatz Blond.


Elaborada a partir de um blend de três maltes belgas e um brasileiro, a cerveja Belgium Blond Ale apresenta uma coloração encantadoramente dourada. Os aromas são bem frutados. Na boca mostrou frescor, complexidade e uma persistência excelente.

Além da cerveja, Emilio Kunz Neto (proprietário da Petronius), desenvolveu uma taça exclusiva em cerâmica para acompanhar a bebida. Linda, né! Para os apreciadores de cerveja, é um super presente.

Eu fiz questão de abrir minha garrafa com meu pai, meu irmão e meu marido - apreciadores de cerveja há muitos anos, quando ainda tínhamos muita dificuldade em encontrar rótulos diferenciados. Eles também ficaram maravilhados com a complexidade de sabores que se integra, ao mesmo tempo, com um frescor interessante. Aprovada!

sexta-feira, 7 de março de 2014

As mulheres no mundo do vinho

Sabemos que no mundo dos vinhos os homens ainda são maioria. Tanto em relação aos enólogos quanto aos jornalistas de vinho. Felizmente, esse quadro vem se transformando e, a cada dia, encontramos mais mulheres obtendo sucesso nessa área.

A importadora Portus decidiu homenagear as jornalistas, sommelières e enólogas, organizando um almoço feminino: Algumas jornalistas foram convidadas a almoçar no Bravin, comandado por uma das melhores sommelières do Brasil, Daniela Bravin. Lá, degustamos vinhos de duas enólogas cheias de qualidades: Filipa Tomaz da Costa, da Quinta da Bacalhôa e Corinne Seely, da Quinta da Romaneira.

Ao longo do nosso almoço pudemos conversar e analisar a real situação da mulher no mercado do vinho: Não tem sido fácil - para se ter uma ideia, todas as que estavam reunidas nesse almoço tinham uma boa história para contar sobre o fato de serem mulheres conquistando esse espaço. Apesar das dificuldades, o trabalho feminino vem se mostrando sólido, bem fundamentado e bem feito. Cada vez mais buscamos cursos de aperfeiçoamento e viagens para aprimorar nossa produção, seja jornalística ou enológica.



Diante de conversas tão enriquecedoras, a nossa jornada gastronômica se organizou da seguinte forma: uma entrada de ceviche misto


Que foi harmonizado com o refrescante Quinta da Romaneira Branco 2012.


Na sequência uma barriga de porco com chucrute, purê de maçã e morcilla - meu prato favorito da casa!


Harmonizado com o Quinta da Romaneira Rosé 2011.


Um prato de bochecha de boi que desmanchava na boca


Acompanhado do clássico Quinta da Bacalhoa 2011


E, para o brinde final, um Moscatel Roxo 1998!!!


Já dizia Mario Quintana que "são os passos que fazem os caminhos". Então, sigamos em frente! A jornada é longa e o caminho não é dos mais fáceis!

Feliz Dia da Mulher!

quarta-feira, 5 de março de 2014

Comprando vinhos no supermercado!

Um dos maiores desejos do Taças e Rolhas é que o consumo de vinhos cresça em nosso país. Empenhada nisso, e unida ao blog Chatêau de Jane, de Jane Prado, gostaria de informar que toda a primeira quarta-feira do mês será dedicada a escrever sobre um vinho de até R$ 30 e que possa ser comprado facilmente em algum supermercado.


A ideia surgiu justamente porque, com frequência, nossos amigos e leitores nos perguntam sobre esses vinhos. Sabe aquela história de ir ao mercado para comprar os ingredientes para o jantar e aproveitar para comprar uma garrafa de vinho para a refeição? Isso acontece com muita gente e, "como escolher diante de tantos rótulos"? Ou, "qual vinho combina melhor com o prato que vou preparar"? Ou ainda, "será que vinho barato é, necessariamente, um vinho ruim"?

Então, mensalmente, vamos responder a essas e a outras dúvidas que possam surgir. E você está mais do que convidado a palpitar e dar sugestões e/ou indicações de rótulos que você gostaria que experimentássemos antes de você efetivar sua compra!

Todos os vinhos comprados em supermercados aparecerão com a tag supermercado, no canto direito do blog, para você encontrar facilmente.

Para começar, nosso primeiro vinho é um branco chileno de R$19,90, comprado na rede Zaffari, do shopping Bourbon, aqui em SP: o Viu Manent Clásico Sauvignon Blanc 2012.


Com coloração amarelo palha e reflexos esverdeados, o vinho apresentou aromas de aspargos e uma nota refrescante de limão siciliano. Na boca mostrou frescor, acidez elevada e média persistência. Um vinho simples, perfeito para iniciantes em um almoço em família: Abra-o para fazer o brinde inicial! Vinho que não pede comida. Um bom bate-papo harmonizará em cheio com a sua proposta despretensiosa.

Deixe a garrafa bem geladinha e aproveite os últimos dias de calor!

Essa foi minha opinião sobre o vinho. A opinião de Jane Prado está aqui. Não deixe de ler.