sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Encontro de Vinhos no Rio de Janeiro já está chegando

É, a cidade maravilhosa inaugura, mais uma vez, o calendário do Encontro de Vinhos.


No próximo dia 13 de março, um dos eventos mais bacanas do mundo do vinho retorna ao Rio de Janeiro, levando centenas de vinhos diferentes e legais para se provar, produtores e importadores, além de palestras e debates.

O evento será no delicioso Real Astoria, um espaço de eventos que tem uma belíssima vista para a Baía de Guanabara.


Os convites serão vendidos na hora por R$ 60,00, mas já podem ser comprados com antecedência no site, com desconto exclusivo. E lembre-se: se você é associado da SBAV ou da ABS, tem 50% de desconto.

Então, anote aí:

Encontro de Vinhos Rio de Janeiro 2014
Data: 13 de março (quinta-feira)
Local: Real Astoria – Av. Repórter Nestor Moreira, 11 – Botafogo
Horário: das 14h as 22h
Convite: R$ 60,00

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

ExpoVinis 2014 inicia credenciamento para profissionais do setor

Os profissionais do mundo do vinho já estão preparando suas taças para a 18ª edição do ExpoVinis Brasil, maior salão internacional do vinho da América Latina, que acontece em São Paulo entre os dias 22 e 24 de abril, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte. 


E, para garantir a facilidade no acesso de quem visita e trabalha durante o evento, já está aberto o credenciamento para profissionais do setor e equipes de imprensa que farão cobertura do ExpoVinis Brasil 2014. 

O pré-credenciamento de profissionais pode ser solicitado pelo site na seção ‘Credenciamento’, e aqueles que concluírem o processo até o dia 10 de março vão receber a credencial de acesso no local de escolha do visitante. Equipes de imprensa devem entrar em contato com a CH2A Comunicação pelo telefone (11) 3253.7052 para solicitar o credenciamento.

Vale lembrar que nesse ano, o ExpoVinis traz algumas excelentes novidades. A principal, a meu ver, é o traslado gratuito da estação de metrô Portuguesa-Tietê ao Expo Center Norte (e do local do evento à estação), proporcionando fácil acesso ao pavilhão e comodidade na volta para casa. Também foi anunciada a parceria com o aplicativo ‘99Táxis’, com o qual o usuário pode solicitar o táxi diretamente pelo celular e receber informações como placa do veículo, nome e contato do motorista e previsão de chegada do carro; tudo para atender os visitantes com rapidez e segurança.

Anote aí:

18º Salão Internacional do Vinho - 22 a 24 de abril

Expo Center Norte – Pavilhão Azul – Vila Guilherme – São Paulo

Facebook: ExpoVinis Brasil | Twitter: @expovinis


CREDENCIAMENTO PROFISSIONAIS

www.expovinis.com.br | Telefone (11) 3598-7800

Credenciados até o dia 10 de março recebem o crachá em casa.

Credenciados após esta data, devem retirar o crachá durante o evento.


CREDENCIAMENTO EQUIPES DE IMPRENSA

Equipes de imprensa que farão cobertura do evento devem entrar em contato com a CH2A Comunicação pelo telefone (11) 3253.7052 ou pelo e-mail credenciamento@ch2a.com.br

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Consulado italiano traz produtores que buscam importadores

Em nome do ICE Agenzia – Departamento para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália, fui convidada a participar de uma degustação especial na sede do Consulado Geral da Itália em São Paulo, na última terça-feira.

Lá estavam cinco produtores das regiões do Piemonte e Lazio apresentando, pessoalmente, seus vinhos e buscando importadores aqui no Brasil.

Tive a oportunidade de degustar vinhos deliciosos, mas destacarei dois rótulos em especial:

O primeiro foi o Roero Arneis DOCG 2013, do produtor Cornarea.


Roero é uma região que está fora da delimitação Langhe. E a uva, Arneis, é autóctone do Piemonte

Que vinho diferente, meu deus!!! Fruta branca, principalmente pera, abacaxi e maracujá; um leve toque floral, uma pegada mineral intensa, acidez equilibrada, um final de boca loooooongo. Segundo o enólogo, que nos explicou passo a passo a elaboração do vinho, uma harmonização desse com uma pasta ao pesto liguriano é perfeito! (Alguém pode trazer esse vinho logo para o Brasil!!!)

O outro destaque foi para o Langhe DOC Nebbiolo 2012, do produtor Pertinace.


Vinho com coloração levemente arroxeada. Muito perfumado, repleto de notas de frutas vermelhas. Na boca mostrou estrutura média, jovialidade e frescor na medida para nossos dias quentes. É daqueles que devem ser servidos bem fresquinho. Aprovado!

Espero reencontra-los, em breve, em uma importadora perto de nós.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Vamos pisar a uva? Vindima na vinícola Góes

É chegado a hora da colheita! Pelas vinícolas de todo país chegou o momento de colher o precioso fruto, que será transformado no nosso querido e desejado vinho. E essa celebração é, normalmente, compartilhada com os enófilos, que buscam as vinícolas com a intenção de participar da colheita.

Com esse espírito, nos juntamos aos amigos e fomos até São Roque (cidade que está a 1 hora de São Paulo) para participar da festa da vindima da vinícola Góes.


Chegamos e encontramos uma incrível festa familiar: pai, mãe, avós, filhos, todos entusiasmados a descobrir os processos de elaboração do vinho, colher e, claro, pisar a uva!

Depois de uma breve explicação sobre a vinícola, partimos para o parreiral. Que delícia que é saborear uva colhida do pé, ainda mais quando se tem muitas variedades para enriquecer nosso paladar.

Na sequência, explicaram o funcionamento da desengaçadeira e promoveram a pisa da uva. As pessoas faziam fila para experimentar a sensação de colocar os pés na tina! É claro que eu também entrei na fila.


Quando eu pisei, a uva já tinha virado purê... A sensação é estranha: parecia estar pisando em um lamaçal.

Na sequência um almoço saborosíssimo, com bacalhau, costelinha de porco e muito mais, regado a vinho para todos os gostos: dos docinhos, elaborados com uvas de mesa, aos tradicionais Chardonnay, Sauvignon Blanc, Tannat, e suco de uva integral para a criançada.

Uma festa familiar deliciosa, que promove o vinho, pois educa as pessoas a consumirem a bebida do deus Baco. Anote na agenda e vá! Final de semana pra lá de divertido!

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Carpaccio de Abobrinha e um Riesling pra lá de especial

Esse calor pede uma comida leve e um vinho refrescante, não é mesmo? E como já fazia tempo que não postava uma harmonização, decidi compartilhar com vocês uma saladinha rápida e revigorante com um vinho branco bem delicioso!

Sou fã de uma salada que aprendi em um programa do Jamie Oliver: salada de abobrinha com limão siciliano e pimenta dedo de moça. Basta fatiar a abobrinha em tiras bem fina (faça isso com o descascador e os cortes sairão perfeitos), tempere com limão siciliano, sal, pimenta dedo de moça bem picadinha e voilà! Está pronto. Se você quiser incrementar, pode colocar queijo de cabra. Mas não coloque pimenta rosa, como eu fiz nessa que fotografei. Os sabores não combinam.


Para harmonizar, fomos com o Riesling alemão Schloss Lieser 2012, do produtor Thomas Haag.



Aromas minerais, um toque de pinho, pêra e maçã. Na boca apresentou bom corpo, boa acidez, frescor e sabor de frutas brancas bem fresquinhas.

A harmonização com o vinho, para aquelas pessoas que apreciam sabores mais ácidos, foi perfeito! As notas de pera e maçã do vinho uniram-se, deliciosamente ao limão siciliano da salada!