segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A primeira a gente nunca esquece! Por: Alexandre Mathias

Faz algum tempo que a minha esposa e meus amigos comentam que eu deveria fazer um post sobre cerveja. Sinceramente não me considero preparado para isso, porém, devo admitir que essa ideia acabou “fermentando” em minha cabeça e me convenci que será divertido dividir minhas experiências com quem estiver disposto a ler sobre elas.

Dito isso, ficou fácil decidir sobre qual seria a primeira cerveja a ser homenageada. Aqueles que me conhecem sabem de qual estou falando, sou um fã declarado desta maravilha alemã no estilo Weissbier (cerveja de trigo). 


Sim ela, Weihenstephaner, foi a primeira cerveja de trigo que eu tive a oportunidade de provar e devo dizer que me conquistou no primeiro gole.

Esta cerveja começou a ser produzida no ano de 1040 no Mosteiro de Weihenstephaner, localizado em Freising, região da Bavária. Por este motivo leva o titulo de cerveja mais antiga atualmente produzida. Ou seja, antes do nosso Brasil ser descoberto o pessoal na Alemanha já aproveitava bem o happy hour.

Hoje a cervejaria abriga um museu da cerveja e também o maior centro de formação de mestres cervejeiros do mundo.

Com uma cor amarelo dourado e bem turvo, esta cerveja apresenta aromas frutados e na boca possui um bom equilíbrio, tanto no amargor como no sabor, além de ser muito refrescante. Sua graduação alcoólica é de 5,4%.

Para aqueles que gostariam de começar a experimentar cervejas mais elaboradas, sem dúvida esta é uma ótima maneira de iniciar. Claro que existem outras tão boas quanto, as opções são vastas. 

Quem sabe este post me deixe empolgado e acabo escrevendo periodicamente para o blog. Talvez seja o início da coluna “Canecas e Brejas” dentro do Taças e Rolhas.

Ein Prosit!

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Você conhece a Importadora Weinkeller? Pois deveria...

Descobri, recentemente, onde comprar vinhos alemães de qualidade, com bom preço e com entrega bem rapidinha: Importadora Weinkeller.

Eu precisava refazer meu estoque de Riesling e decidi mandar um e-mail para a importadora. Gostei tanto do portfólio e do atendimento que comprei, não só os Riesling, mas também Pinot Noir e Gewurztraminer.

O portfólio da importadora, comandada por Vivien Kelber, não é muito grande, mas tem vinhos orgânicos e biodinâmicos e preços que variam entre R$ 49,00 e R$ 240,00.

Comprei seis rótulos diferentes, que me foram entregues em menos de 48 horas! Aprovadíssimo.

Ainda não experimentei todos, mas conforme eu for degustando, compartilharei aqui com vocês.

O primeiro que bebi foi o tinto Spätburgunder Trocken 2011, do produtor Weingut Heinz Pfaffmann.


Elaborado com a casta Spätburgunder... Calma, esse é apenas o nome da uva Pinot Noir plantada na Alemanha. Apresentou aromas de frutas vermelhas bem frescas, principalmente cereja. Na boca mostrou boa acidez, notas de mirtilo, romã, um pouco de chá e boa persistência. E dá para bebê-lo mais geladinho, viu?

Ansiosa para abrir os outro rótulos!

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Vinho na latinha? Sim!!!

Que tal abrir um vinho italiano em latinha, hoje? Em latinha? Por que não?

Foto: Jane Prado, do Château de Jane

Essa é a proposta da Cinque, que chegou ao Brasil para nos ajudar a desmistificar o vinho e conquistar novos consumidores: Vinho branco italiano, da classe dos frisantes, produzido na região de Emilia-Romagna, no norte da Itália.

Cada latinha tem 200 ml e um teor alcoólico de 8%. Elaborado com as castas Trebbiano e Malvasia, e um toque de vinho Lambrusco lavorato in bianco.

No nariz percebemos toques de frutas brancas e um certo floral. Na boca mostrou-se leve, refrescante, e com um final de boca com suave doçura. Suave mesmo! Graças à boa acidez, as notas cítricas são mais evidentes. Perfeito para os dias quentes, para festas, para se levar à praia. É fácil de transportar, fácil de gelar... Aprovadíssimo!

O Cinque me ganhou no sabor e na praticidade. A latinha, elaborada na Alemanha, ainda indica a temperatura ideal:


Ele é tão versátil, que além de servi-lo harmonizando com comidinhas de verão, como saladas e frutos do mar, você ainda pode preparar drinques com ele.

Você pode comprar pelo site ou já encontrar em algumas lojas aqui em São Paulo, como na Galeria dos Paes, no Lellis Tratoria, no SeaClub e Yacamin (Ilhabela).

Faça o teste você também!

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Drinques com vinho!

O final de semana chegou! Que tal preparar um drinque à base de vinho para comemorar o descanso merecido? Hoje temos três receitinhas:

Birth of the cool
Ingredientes para 2 doses
2 doses de vinho branco
1 dose de suco de limão e laranja
Soda Limonada

Modo de fazer
Em uma taça com gelo, sirva o vinho branco e complete com a soda limonada. Adicione o suco cítrico, misture e sirva. Pode decorar com raspas das cascas da laranja e limão.

Receita e foto do blog  Sabores da Cidade

Sunny Day
Ingredientes para 1 jarra
200g de manga fatiada
200 ml de água de coco
500 ml de vinho branco
750 ml de espumante seco
Folhas de melissa ou hortelã e raspas de laranja

Modo de fazer
Em uma jarra coloque a manga, a água de coco, as folhas de melissa/ hortelã e o vinho branco. Complete com o espumante e decore com as raspinhas.

Receita e foto da revista Prazeres da Mesa

Espumante com framboesas
Ingredientes para 4 taças
16 framboesas frescas 
Espumante/ Champanhe

Modo de fazer
Coloque 3-4 framboesas em cada taça e dê uma leve pressionada nelas
Complete cada taça com espumante de sua preferência.


Saúde!!

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Você não precisa ser expert em vinhos para aprecia-lo!

Já publiquei aqui no blog que nossa intenção neste 2014 é divulgar o vinho ao maior número de pessoas possíveis, acabando com o estereótipo de que para beber vinhos você precisa ter um vasto conhecimento sobre a bebida.

O melhor disso tudo é que sei que não estou sozinha. Vários blogueiros e leitores já manifestaram acreditar que esse é o caminho para o vinho estar mais presente em nosso cotidiano!

Seguindo esse raciocínio, quero compartilhar com vocês um novo site para quem gosta de vinhos:

O portal e aplicativo “App do Vinho”, traz novidades para o mundo dos vinhos, com o objetivo de conquistar novos consumidores.

Neste ambiente virtual você encontra de tudo um pouco: informações sobre vinícolas, restaurantes, uma adega virtual onde estão disponíveis mais de 30 mil rótulos, que pode ser compartilhada com outros usuários e amigos do site. Você pode abastecer sua adega, de uma forma fácil e ainda encontrar pratos da culinária mundial e fazer as harmonizações sugeridas.

Artigos sobre o mundo do vinhos, cortesias todos os meses para os usuários e um quiz para testar seus conhecimentos. E é tudo gratuito, viu?

O site está em fase de finalização, mas já dá para se divertir! Vale o clique!



segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Éléphant Rouge 2008

Provei o Éléphant Rouge 2008! 



Elaborado com Cabernet Sauvignon (75%), Merlot (20%) e Pinotage (5%), esse vinho, apesar do nome francês, é elaborado no Vale dos Vinhedos (RS) com uvas dos vinhedos da família Larentis. O enólogo Jean Claude Cara, um francês radicado no Brasil é o responsável pela elaboração do vinho.

Abri a garrafa  e os aromas de frutas, notas terrosa, coentro e pimenta se desprendiam. Na boca apresentou maciez, uma acidez que lembra maçã, notas de frutas vermelhas e um final de boca terroso. Excelente persistência. A cada instante novos aromas. Aprovadíssimo! Dá até para toma-lo um pouco mais geladinho!

Comprei essa garrafa na Enoteca Saint Vin Saint, com preço em torno de 60 reais! 

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Vinho, algodão doce e Blubell

Seguindo com as harmonizações enomusicais promovidas pelo Winebar e pela Wines of Argentina, o outro vinho que recebi foi o Lagarde Rosé Blanc de Noir, 2012.


Elaborado com 50% de Pinot Noir e 50% de Merlot, esse vinho apresentou um tom avermelhado bem vivo, diferente dos rosés que, normalmente, tem tons de salmão. O aroma mais marcante foi aquele do açúcar meio queimadinho, quando se prepara um algodão doce! Mas notas de frutas vermelhas aparecem também, principalmente morangos e cerejas.

Na boca tem média persistência, notas de frutas vermelhas e um final de boca adocicado que, mais uma vez, me remeteu ao algodão doce da infância!

Diante desse quadro, a canção que escolhi, dentro da playlist dos organizadores da degustação, para harmonizar com esse vinho foi "Música", da Blubell.


Por que escolhi essa canção? Por um simples motivo: o aroma de algodão doce, somada a nota adocicada do final de boca do vinho, me fez lembrar imediatamente quando eu era criança e escutava a corneta do vendedor de algodão doce que passava em minha rua... Lembro que ele passava com aquele monte de algodões coloridos, como um arco-íris em suas mãos.

Visão nostálgica de um passado feliz, daqueles que daríamos qualquer coisa para poder reviver.

A música de Blubell me traz o mesmo ar nostálgico: De uma uma infância/ juventude leve, bem vivida, de mocinhos com gel no cabelo e de mocinhas com seus vestidos esvoaçantes... Tudo tão doce, como o final de boca desse vinho, tão doce como o aroma de algodão doce, tão doce como a voz de Blubell.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Mercedes Sosa e vinho de sobremesa: Potência e doçura!

No mês de dezembro aconteceu um Winebar pra lá de diferente: Com o apoio da Wines of Argentina, cada blogueiro convidado recebeu duas garrafas de vinhos, com a proposta de harmoniza-lo com música! E, como você já leu por aqui, música e vinho é o tipo de harmonização que adoramos!

Aceitamos o desafio e aqui vai a nossa primeira harmonização:

Enviaram-me o vinho de sobremesa Dolcissimo by Omnium, da Viniterra.


Quem me conhece sabe que só bebo vinho de sobremesa em casa. Gosto de, ao degusta-lo, estar em silêncio, pensando na vida, ou lendo um livro, ou ainda escutando uma boa música. Não tem por onde, em minha mente, vinho de sobremesa é vinho de meditação e, para isso, preciso estar eu e eu mesma.

Não tive dúvidas ao prova-lo: com suas notas de frutos secos, damasco, pera e maçã, associando doçura e acidez, pensei, refleti, relaxei e selecionei a música "Gracias a la vida", de Mercedes Sosa para a harmonização. Confesso que ficou perfeito!

Assim como o vinho de sobremesa, a canção de Mercedes Sosa nos leva à reflexão da vida: os momentos bons, ruins, felizes e tristes, sentimentos inerentes à vida de qualquer pessoa. Uma música de ritmo leve, mas bem marcado, com uma voz única e intensa. Assim como uma garrafa de vinho e a vida de cada um de nós: singular!

Sentada ao sofá, escutando a canção, refletindo a vida, relembrando momentos... Esse encontro foi além do enomusical. A voz de Mercedes Sosa funciona como porta-voz de angústias e anseios humanos e o vinho também traz à tona esses sentimentos.  

"Gracias a la vida" é uma canção que nos emociona porque, apesar das dificuldades e das lutas diárias, alimentamos nossa alma e renovamos nossas energias. Faz pensarmos em tudo o que temos e quão gratos devemos ser.

Uma voz que, como o vinho, é doce, mas tem potencia e força!


sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Mais vinho em 2014!

2014 começa hoje aqui no Taças e Rolhas. Ou seja, posts fresquinhos com novidades, eventos, cursos e, claro, os vinhos que degustamos por aí e as famosas harmonizações, seguirão a todo vapor! Tudo sempre com leveza e descontração afinal, ninguém aqui quer fazer o papel do enochato, não é mesmo? 

Mas teremos algumas novidades também, com o objetivo de realizar o maior sonho do Taças e Rolhas para 2014. Sabe qual é? Que todos nós coloquemos mais vinho no nosso cotidiano!

Leitor, já pensou em colocar mais vinho no seu dia a dia. Não precisa esperar uma data especial para abrir uma garrafa. O dia especial é hoje, a vida é hoje.

Você pode abrir um vinho com os amigos, com os familiares, ou sozinho...


Você pode abrir uma garrafa em uma festa de aniversário, no jantar, no almoço, no churrasco, na piscina, na praia...


Pode ser vinho com uma refeição pensada e estudada para harmonizar, mas também pode ser com pizza, hamburguer, pastel, coxinha e até pipoca...


Você pode bebê-lo apreciando uma paisagem incrível,


lendo seu livro preferido do momento, 


Escutando música ou ainda assistindo ao filme, à novela e ao futebol da tv. 


E se não quiser beber vinho, faça um drinque com ele!


O importante é sempre se lembrar que o vinho não requer glamour, nem frescuras, ele só quer sair da garrafa e alegrar a vida! 

E então, que tal um 2014 com mais vinhos em nossas vidas!