quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Comprar ingredientes e vinhos no Mercado Municipal: compensa?

O mais importante mercado municipal de São Paulo, também conhecido como Mercadão (da Cantareira), é onde costumo comprar os ingredientes para as festas de fim de ano.


O Mercadão, localizado no centro antigo da cidade, foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933 para servir de entreposto comercial de atacado e varejo, especializado na comercialização de frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e outros produtos alimentícios. 

Há tempos virou um dos cartões postais da cidade e local de passagem obrigatória para quem vem passar uns dias na imensa São Paulo, não só pela história ali presente, mas para saborear os exagerados sanduíches de mortadela, o pastel e o bolinho de bacalhau.



O edifício, construído entre 1928 e 1933 pelo escritório do renomado arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, tem o desenho das fachadas feito por Felisberto Ranzini. No interior, lindos vitrais de Conrado Sorgenicht Filho mostram vários aspectos da produção de alimentos.

Um dos 72 vitrais do artista russo Conrado Sorgenicht Filho

O passeio vale a pena, viu! Mas sempre me perguntam: "Você não acha que os ingredientes ali são todos muito caros?"

Veja bem: Os ingredientes ali são todos frescos, de excelente qualidade e de boa procedência. Os atendentes são bem preparados e conhecem bastante sobre o que estão vendendo. Os cortes de carne são impecáveis (sempre compro no "Porco Feliz"). Os peixes e frutos do mar são frescos (costumo comprar no "Ki Peixe"). Acho que pagar alguns "reaizinhos" a mais compensa, sim. E são "reaizinhos" mesmo! A diferença de preços com as redes de supermercados não costuma ser muito, com exceção das frutas que se, compradas em boas feiras livres oferecem a mesma qualidade e um preço mais em conta do que o praticado no Mercadão.

Mas tem algo que NÃO dá para comprar no mercadão, em hipótese alguma: vinhos! 

Comparando os preços percebi que o valor ultrapassa até três vezes o praticado em empórios e importadoras. Por isso, é melhor deixar para comprar o espumante da hora da virada em outro lugar!

3 comentários:

  1. Já tive uma decepção em matéria de qualidade com uma garrafa comprada lá Evelyn, mas na questão de preço já desconfiava. Valeu pelo post e dica!!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além dos altos preços praticados, a gente percebe que os vinhos não ficam climatizados... Ou seja, os coitadinhos devem sofrer ali.
      Beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
    2. Foi exatamente o que aconteceu com a garrafa que comprei. Não tenho dúvida nenhuma disso.

      Beijo

      Excluir