terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Mercedes Sosa e vinho de sobremesa: Potência e doçura!

No mês de dezembro aconteceu um Winebar pra lá de diferente: Com o apoio da Wines of Argentina, cada blogueiro convidado recebeu duas garrafas de vinhos, com a proposta de harmoniza-lo com música! E, como você já leu por aqui, música e vinho é o tipo de harmonização que adoramos!

Aceitamos o desafio e aqui vai a nossa primeira harmonização:

Enviaram-me o vinho de sobremesa Dolcissimo by Omnium, da Viniterra.


Quem me conhece sabe que só bebo vinho de sobremesa em casa. Gosto de, ao degusta-lo, estar em silêncio, pensando na vida, ou lendo um livro, ou ainda escutando uma boa música. Não tem por onde, em minha mente, vinho de sobremesa é vinho de meditação e, para isso, preciso estar eu e eu mesma.

Não tive dúvidas ao prova-lo: com suas notas de frutos secos, damasco, pera e maçã, associando doçura e acidez, pensei, refleti, relaxei e selecionei a música "Gracias a la vida", de Mercedes Sosa para a harmonização. Confesso que ficou perfeito!

Assim como o vinho de sobremesa, a canção de Mercedes Sosa nos leva à reflexão da vida: os momentos bons, ruins, felizes e tristes, sentimentos inerentes à vida de qualquer pessoa. Uma música de ritmo leve, mas bem marcado, com uma voz única e intensa. Assim como uma garrafa de vinho e a vida de cada um de nós: singular!

Sentada ao sofá, escutando a canção, refletindo a vida, relembrando momentos... Esse encontro foi além do enomusical. A voz de Mercedes Sosa funciona como porta-voz de angústias e anseios humanos e o vinho também traz à tona esses sentimentos.  

"Gracias a la vida" é uma canção que nos emociona porque, apesar das dificuldades e das lutas diárias, alimentamos nossa alma e renovamos nossas energias. Faz pensarmos em tudo o que temos e quão gratos devemos ser.

Uma voz que, como o vinho, é doce, mas tem potencia e força!


Nenhum comentário:

Postar um comentário