terça-feira, 29 de outubro de 2013

Sex and the Kitchen e o Dia Nacional do Livro!

Sabe que dia é hoje? 

É o dia Nacional do Livro. E sabe por que a data de 29 de outubro foi escolhida? Por que foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional.

Ok, você deve estar se perguntando: Mas aqui é um blog de vinhos, não? É sim, mas antes de mais nada sou professora de Literatura e, quando tenho a oportunidade de juntar essas minhas duas paixões - livro e vinho, fico muito mais feliz!

E, para relacionar com a data de hoje, escolhi falar do evento que participei na última segunda-feira: o lançamento do livro Sex and the Kitchen, do Alessander Guerra, editor do famoso blog Cuecas na Cozinha

O lançamento foi na Livraria Cultura. Pessoas agradáveis, ambiente descontraído, clima perfeito para uma boa leitura e um bom espumante... Aliás, essa harmonização entre livro e espumante é perfeita, não acha?


O espumante do evento foi o nosso queridinho do blog, o .NERO

Comecei a ler o livro agora, estou nas primeiras páginas, mas posso afirmar que estou colada nele, louca para descobrir as próximas páginas... Se eu fosse você, comemorava o dia do Livro com o seu vinho preferido e com a leitura do Sex and the Kitchen.

Alexandre Mathias, eu e Alessander Guerra
Foto: Jane Prado

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Taste & Buy Brasil, na Vino & Sapore!

Acontece, no próximo dia 26 de Outubro, o Taste & Buy Brasil, na Vino & Sapore. Das 16 às 20 horas, você poderá degustar os vinhos nacionais, e quebrar de vez algum preconceito ainda existente! 

Para sair da mesmice de sempre quando o assunto é vinho brasileiro, o pessoal da Vino & Sapore garimpou alguns rótulos, produtores, uvas e regiões diferenciadas, com preços especiais. Evento imperdível, veja só: 

"Por R$30,00 você pode provar mais de 15 vinhos tranquilos e espumantes e tirar a prova dos nove! Se gostar, teremos algumas garrafas para venda também e você terá um crédito de R$10 para compras dos rótulos em degustação. Ainda estamos trabalhando para trazer mais duas vinícolas para este evento, mas eis a previsão de produtores participantes:

Aracuri Vinhos Finos (Campos de Cima/RS), Bela Quinta (Flores da Cunha/Serra Gaúcha), Vinícola Campos de Cima (Campanha Oriental/RS), Identidade (Encruzilhada do Sul/RS), Valmarino & Churchill (Pinto Bandeira/Serra Gaúcha), Villaggio Grando (Caçador/SC) e ainda por confirmar a Angheben (Encruzilhada do Sul/Serra Gaúcha) com suas uvas pouco cultivadas por aqui como a Touriga Nacional, Teroldego e Barbera. Também suco de uva natural que é uma das especialidades das Serras Gaúchas!

As vagas são limitadas a 40, então não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje e já garanta seu lugar. Envie seu e-mail com solicitação de reserva para comercial@vinoesapore.com.br ou passe na loja onde teremos o maior prazer em recebe-los."

Imperdível, né?


Foto: Gilmar Gomes

domingo, 20 de outubro de 2013

Três anos de blog!

Hoje é um dia muito especial para mim, pois faz três anos que o blog Taças e Rolhas fez sua primeira aparição. 

O tempo passou e eu nem vi! Para se ter uma ideia, segue abaixo minhas primeiras linhas:

“É com muita alegria que deixo meu primeiro post! Quantas dúvidas me perseguiram antes de criar este blog... Será que vai dar certo? Será que alguém vai se interessar? Mas desisti de querer adivinhar o futuro e, por isso, estou aqui! Vou escrever sobre aquilo que gosto: Vinhos. E convido todos a esse brinde inicial. O que será do "Taças e rolhas" acho que nem Dionísio sabe. Então, o que me resta é beber muito e postar!!!! Sejam bem-vindos!!”

E foi assim que comecei. Relendo o texto, percebi que conquistei mais do que esperava. Consegui novas amizades, conheci pessoas que sabem muito sobre este imenso universo que é o vinho e não tem medo de compartilhar isso, pelo contrário, gostam  e querem difundi-lo cada vez mais em nosso país.

Pessoas que tem aquela garrafa especial e fazem questão de abri-la com você, que te chamam para conhecer sua casa e sua família. E claro que eu também fiz o mesmo, abri a porta de minha casa para as nossas harmonizações e sempre boas conversas.

Tem também os meus leitores queridos, que, sem conhecer muitos deles pessoalmente, fazem parte da minha vida diária, visitando, comentando, enviando emails,...

Aprendo com todas essas pessoas: dúvidas, descobertas, indicações e companheirismo neste caminho, sempre com muita alegria!

Então, quero aproveitar essa data para comemorar e agradecer a todos vocês que me ajudaram a construir os posts desde o “brinde inicial”. Meus amigos e leitores, meu muito obrigada e que continuem a fazer parte deste “bloguinho”, como eu o chamo tão carinhosamente.

Um brinde!

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

E na caixa tinha um vinho do Priorat!

A algumas semanas atrás participei de um Winebar, em parceria com a World Wine, sobre a Península Ibérica. Diferente das outras vezes, não recebemos o mesmo vinho para debatermos; cada jornalista/ blogueiro recebeu um vinho de um região diferente, com características bem peculiares.

Estava ansiosa por receber meu rótulo. Quando a caixa chegou descobri que o meu vinho era um espanhol, da famosa região do Priorat! O vinho em questão era o Artigas 2006.


Ao abri-lo percebi que seus aromas estavam bem fechados. Coloquei-o na taça e o deixei ali por 1 hora e meia. O vinho, que começou com uma bomba de frutas vermelhas maduras, evoluiu para toques de couro, pau de galinheiro, especiaria, fruta, ou seja, bastante complexo! Na boca, a acidez surpreendeu, notas de frutas, leve tosta, tanino elegante, fino, boa persistência deixaram o vinho perfeito para ser bebido já!

Harmonizado com uma carne no forno ficou muito bom! Recomendo!

Por falar em Winebar, na próxima terça-feira haverá uma degustação com a linha Intenso, da Salton, às 20h. Não perca!

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Concurso fotográfico te leva à Argentina!

Prepare a câmera fotográfica! Vem aí um concurso que pode te levar para a Argentina!


A Wines of Argentina apresentou ontem uma nova campanha nas redes sociais, “The Wine Caption”: um concurso fotográfico pensado para as redes sociais e focado especialmente no Instagram.

Para participar é simples: Os interessados devem tirar e compartilhar uma ou mais fotos no Instagram, usando o hashtag #thewinecaption. Também devem escrever uma legenda que transmita aquilo que a Argentina, seus vinhos e o “ser argentino” representa.

Em seguida, devem compartilhar a foto com os amigos. As 10 fotos que tiverem mais “likes” serão avaliadas por um júri formado por quatro renomados fotógrafos: Irina Werning (Argentina), Lee Towndrow (EE.UU.), Federico Garcia e Pablo Betancourt (Argentina), que escolherá o ganhador. São requisitos ter uma conta no Instagram, seguir a Wines of Argentina (WofA) nessa rede social, ter mais de 18 anos e não morar na Argentina.


O vencedor ganhará uma viagem de cinco dias para duas pessoas à Argentina. Além disso, a foto ganhadora será a imagem da campanha 2014 da WofA.

A primeira etapa do concurso começou ontem e termina em 26 de novembro de 2013. A segunda etapa, de avaliação e seleção feita pelo júri, começa em 27 de novembro e termina em 18 de dezembro de 2013.

Eu já estou caprichando nos meus clicks. Faça o mesmo!

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Firenze!

Faz tempo que não posto sobre a minha viagem para a Itália. E, revendo minhas fotos, escolhi a bela Firenze para falar um pouquinho.

Na verdade, Florença dispensa explicações, comentários, textos ou qualquer outra coisa que não sejam imagens! Por isso, preferi escrever pouco e caprichar nas belas fotos que pude registrar, sem esquecer, é claro, de comentar um dos vinhos que bebemos ali.

Desenvolvida às margens do Rio Arno, sobre o qual ainda se preservam as sensacionais pontes ancestrais (Il Ponte Vecchio é de 1300), a cidade de mais de 2 mil anos teve seu auge no Renascimento, que contribuiu para que ali se reunisse, ao longo dos séculos seguintes, uma grossa fatia da melhor arte já produzida em território italiano. Estima-se que aproximadamente 40% do acervo artístico do país estão nos museus e nas ruas de Florença. 

Ah, as ruas de Florença são um capítulo a parte... tanta arte, tanta cultura, tanta vida...


Estive por apenas dois dias em Firenze. No primeiro passamos horas na fila para entrarmos na Galleria dell'Accademia, onde está o Davi, de Michelangelo (o museu não permite fotos, e eu, como boa seguidora de regras, não o fotografei. Mas a emoção de vê-lo pertinho, está cá, bem viva dentro de mim!)

No segundo dia, exploramos a Catedral ou Duomo de Firenze e o Batistério. A Catedral, que começou a ser construída em 1296, recebeu a primeira consagração apenas 140 anos depois. A fachada atual demorou ainda mais – foi concluída em 1887.


Passeamos pela Piazza della Signoria, o coração da vida social e política em Firenze, com suas esculturas triunfantes!




Caminhamos pela Ponte Vecchio! Aliás, essa caminhada é passeio obrigatório; e se perder por essa cidade também é.




Na hora do almoço, como sempre, escolhemos um restaurante de frente para uma belo visual - difícil escolher - mas depois de pensarmos muito, escolhemos ficar observando o Duomo. O colossal tamanho de sua cúpula é de arrepiar. Optamos por comer, beber e admirar uma das obras mais impressionantes da capacidade humana.

E, como sempre também, não nos decepcionamos. Comida delícia: Risotto de abobrinha com camarão e um gnocchi de melone com prosciutto.




Para acompanhar um vinho branco com bastante frescor e leveza. O eleito foi um Pinot Grigio 2012, da Tenuta Ca'Bolani.


Era tudo o que precisávamos, depois de tanto caminhar: um vinho refrescante, revigorante, com aromas cítricos, minerais e leves florais. Na boca, notas de maçã e melão bem frescos, além de um toque mineral.

Uma das melhores harmonizações da minha vida!
Se você estiver indo para a Itália, inclua Firenze em seu roteiro. Mas com mais tempo para poder apreciar tudo o que a cidade tem a oferecer.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Que vinho você tomaria...

Que vinho você tomaria enquanto passeia pelo Parque dos Lagos de Plitvice, na Croácia?  

Foto: Divulgação

O parque, instituído em 1949, protege uma ampla área natural em que dois rios, o rio Branco e o rio Negro, alimentam 16 lagos, um após o outro. A particularidade desses lagos é que eles possuem forma e extensão variáveis, visto que se formam graças à sedimentação calcária, que de vez em quando “quebram”, criando novos percursos e novas barragens às águas dos dois rios.

Diante dessa paisagem, eu abriria um belo Tokay 5 Puttonyos, e harmonizaria o doce prazer de desfrutar ambos! E você?

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Vinhos brancos portugueses para beber de joelhos!

Terminei o último post falando sobre a minha chegada ao Paraíso, ops!, quero dizer, ao stand da Ideal Drinks. Beto Duarte me aconselhou descobrir os vinhos brancos dessa importadora e, confesso: Quase morri do coração com os sabores e aromas que encontrei ali.

Enquanto caminhávamos até o stand, o Beto me narrou a seguinte história:

O produtor desses vinhos, o senhor Carlos Dias, decidiu investir na viticultura depois de vender sua milionária empresa de relógios, a Roger Dubois. Ele tinha como objetivo produzir os melhores vinhos com as melhores castas portuguesas. Então, comprou três propriedades: Paço de Palmeira, Quinta da Pedra e Colinas de São Lourenço. Nesses vinhedos, ele cultiva duas castas: a Loureiro e a Alvarinho - as principais uvas que produzem o vinho verde.

Além do cuidado com a produção de um vinho de qualidade, Carlos Dias também se preocupou com o design de suas garrafas, patenteando um modelo exclusivo. E elas são realmente lindas! Trouxe uma para decorar a minha adega.

Iniciamos a degustação com o Royal Palmeira 2009.


Elaborado 100% com a casta Loureiro, esse vinho apresentou muito frescor - característica típica dos vinhos verdes - mas também mostrou muita cremosidade e complexidade tanto na boca quanto no nariz. Notas minerais, de frutas cítricas, abacaxi e maçã foram as mais inesquecíveis, juntamente do seu final longo e refrescante! O Beto me explicou que toda essa estrutura é graças ao fato do vinho ser mantido em contato com suas leveduras depois de pronto, o famoso sur lies.

Na sequência fomos para o Eminência 2010.


Outro vinho elaborado 100% com a casta Loureiro. Aromas delicados, com notas de maçã verde, um pouco de mel, um toque floral e uma raspinha de limão siciliano. Na boca mostrou uma acidez deliciosa - do jeitinho que eu gosto - além de uma excelente estrutura.

E, por fim, chegamos ao Quinta da Pedra 2010.


Incrivelmente aromático, fresco, exuberante e marcante. Aromas florais, cítricos, de mel, de flor de laranjeira. Na boca acidez excepcional, complexo, rico e intenso.

Três vinhos incríveis! Com certeza Carlos Dias alcançou seu objetivo em produzir vinhos excelentes!