sexta-feira, 22 de março de 2013

A Expovinis 2013 já está chegando!

Sempre fui fã da Expovinis! Não só porque ela é a maior feira de vinhos da América Latina, mas porque também oferece uma variedade de expositores como poucas. Produtores de diversos lugares do planeta e importadores se reúnem para mostrar o que há de melhor no mundo dessa bebida dos deuses.

Para nós, loucos por vinhos, não há nada melhor do que encontrar, em um único espaço, tantas opções de aprendizagem, não é mesmo? A quantidade de posts que já fiz, só com as minhas descobertas nesse evento, é enorme. (Se você não leu, basta clicar no marcador Expovinis, na lateral direita do blog)

Na tarde de ontem, a Exponor (produtora do evento), junto da C*h2a comunicação (Assessoria de imprensa) reuniram os blogueiros de vinhos em um almoço bem legal, para divulgar a Expovinis 2013.

Domingos Meirelles - diretor da Exponor Brasil
Foto: Jane Prado - Château de Jane

Muitas conversas, boas ideias e a certeza de que o evento promete: Serão mais de 400 expositores que trarão vinhos de diversas regiões como Argentina, Chile, Uruguai, França, Portugal, África do Sul, Espanha, Grécia e Rússia, além do Brasil, claro!

O evento ocorrerá entre os dias 24 e 26 de Abril, no Expo Center Norte - sendo que o primeiro dia é reservado exclusivamente para os profissionais do setor. Nos outros dois dias os consumidores finais podem entrar normalmente a partir das 17 horas.

Não vai perder, hein? E já vai se organizando para voltar de taxi - o metrô é ali pertinho!

Maiores informações, não deixe de acessar o site do evento: www.expovinis.com.br

quarta-feira, 13 de março de 2013

Vendo estrelas no sul do Brasil!!

Durante a minha estada no Vale dos Vinhedos/ RS, tive a grata surpresa de conhecer a região de Faria Lemos. 

Que tarde! Aprendi que o vinho anda de mão dada com a simplicidade e não com o luxo, como muitas pessoas imaginam. Chegar na vinícola Estrelas do Brasil me fez ter a certeza de que uma bela paisagem, um bom vinho na taça e uma boa companhia são suficientes para te trazer tranquilidade...


Além da paisagem, que impressiona, tem também o vinho, que é, sem sombra de dúvida um dos melhores   que já degustei. 

Passamos a tarde conversando com o enólogo e um dos proprietários - Irineo Dall' Agnol. Um homem cheio de sonhos a realizar! Um empreendedor que consegue enxergar um grande futuro para os vinhos espumantes brasileiros.


E ele vem se dedicando ao sucesso: Além de investir na qualidade de seus espumantes, tem se debruçado  na construção de uma hospedagem dentro do vinhedo, com áreas de degustação voltadas para a paisagem mais bonita de Faria Lemos, o vale.


Investe também em tecnologia para a elaboração de seus espumantes, que são produzidos com leveduras encapsuladas.


Esse tipo de levedura desempenha sua função de fermentação dentro de uma cápsula, onde permanece até ser retiradas da garrafa, com o simples ato de inverter a posição do recipiente, seguido do degorgement, descartando assim, a etapa da remuage.

Foi possível, ao longo da nossa conversa, conhecer alguns rótulos. Gostei tanto que comprei e trouxe para casa! Aliás, a venda desses espumantes só acontece via internet, no próprio site da vinícola. Recomendo! Em breve, postarei as notas de degustação.

E, se estiver pelo Vale dos Vinhedos, não deixe de conhecer a propriedade.


Fotos: Evandro Silva / Confraria dos Panas

segunda-feira, 11 de março de 2013

Destaques do Encontro de vinhos no Rio de Janeiro

Sou fã do Encontro de Vinhos justamente porque é possível conhecer produtores e importadores com bastante calma, conversando e experimentando vários vinhos, trocando informações e conhecimentos. Diante de tudo o que experimentei, selecionei alguns rótulos que, na minha opinião, se destacaram. Foram eles:

O Franciacorta (espumante da Lombardia) Le Marchesine.



Os dois são muito bons, mas me encantei com o Rosé Millesimato 2007. Elaborado a partir de um corte de 50% Chardonnay e 50% Pinot Nero, esse vinho apresentou aromas florais e de frutas vermelhas frescas (morangos e cerejas). Perlage fino e constante. Na boca mostrou frescor, toques de framboesa, cereja e um leve tostado. Imaginei uns camarões grelhadinhos e uma taça com esse espumante...

Gostei também de um Chardonnay californiano, o Douglass Hill 2010.


Vinho básico, bem feito e com um preço legal (em torno de 40 reais). Ele não passa por madeira, o que o torna bastante leve, fresco e despretensioso. Aprovado!

Dentre os tintos, meu destaque vai para o Fausto Verve 2009, da Pizzato (esqueci de fotografar). A foto é do blog Vivendo a vida.


Eu gosto dele, não só porque o nome tem uma ligação com o clássico da Literatura alemã "Fausto", de Göethe, (também é uma referência ao local em que é produzido), mas porque se trata de um vinho com muita qualidade. Elaborado com as castas Cabernet Sauvignon (40%), Merlot (30%), e Tannat (30%), apresentou coloração arroxeada e aromas bastante frutados, com um leve toque de madeira. Na boca mostrou bom corpo, com taninos elegantes e boa persistência. Um vinho que gostei muito e que ainda tem um preço bem legal: em torno de 50 reais.

segunda-feira, 4 de março de 2013

O TOP 5 carioca!

Na última quinta-feira aconteceu o Encontro de Vinhos no Rio de Janeiro. Os organizadores - Beto Duarte e Daniel Perches - capricharam e, junto de vários produtores e importadores, garantiram o sucesso do evento.

É verdade que São Pedro não colaborou nem um pouquinho, mas até com chuva o Rio de janeiro é lindo, não é mesmo? E acompanhado de vinho, então, o cenário ficou perfeito!


O evento se realizou no restaurante Real Astória, que ficou lotado durante todo o tempo. Pudera! Além de vinhos incríveis, a paisagem do lugar era inspiradora para um belo gole de vinho.


Foto: Jane Prado, retirado do blog Papo de Vinho

Tive a honra de mais uma vez participar da votação que elegeu o TOP 5 do evento. A lista dos cinco mais votados foram:

Foto: Jane Prado, retirado do blog Papo de Vinho

1º) Temático blend 2008, Mendoza/ Argentina - Vinho Sul.
2º) Nexus 2011, Ribera del Duero/ Espanha  - Domno.
3º) Quinta do Serrado 2008, Dão/ Portugal - FTP.
4º) Sios Selección 2009, Costers del Segre/ Espanha - Wine Lovers.
5º) Grey Ventisqueiro Carmenère 2010, Valle del Maipo/ Chile - Cantu.

Dos selecionados, meu preferido foi o Nexus 2011: Vinho com bom corpo, equlibrado e aromático. Na boca mostrou boa persistência e taninos macios.

No próximo post trarei minhas impressões sobre alguns vinhos degustados ao longo do evento. E, se você não pode comparecer no Encontro de Vinhos, não perca o próximo, que será aqui em São Paulo. Em breve, maiores informações.