sábado, 25 de agosto de 2012

Encontro de Vinhos em Ribeirão Preto



Sabe o que vai acontecer no próximo sábado, dia 01 de setembro, em Ribeirão Preto? O já famoso Encontro de Vinhos.

Em sua terceira edição, esse evento apresentará centenas de vinhos, muitos queijos, gente interessante, descontraída e um clima agradável.

Mantendo a tradição, o evento será no Hotel JP, que fica localizado na entrada da cidade, na Rodovia Anhanguera. 

Eu já fiz minha reserva, e você?


Encontro de Vinhos Ribeirão Preto 2012
Dia 01 de Setembro
Das 12h as 22h
Local: Hotel JP – Rodovia Anhanguera, Km 306,5
Ingressos: R$ 60,00 (vendidos no local)

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Orus, você vai ter de provar!

Não costumo ter o hábito de intimar ninguém a fazer nada, mas esse post será diferente justamente por isso: Leitor, você PRECISA provar esse espumante sensacional - Orus Pas Dosé Rosé, do Adolfo Lona.

Tive a oportunidade de degustá-lo em mais um dos encontros de pontuação para o Guia Brasil às Cegas, e...

Tudo começa com uma coloração linda, depois os aromas te seduzem e quando você coloca na boca... Paixão! Sem medo de errar, um dos melhores espumantes que tive a oportunidade de conhecer nos últimos tempos.


Elaborado a partir do método tradicional e utilizando as uvas Chardonnay, Pinot Noir e Merlot, esse espumante foi produzido em pequena escala (segundo Beto Duarte, apenas 608 garrafas) e com ausência total de açúcares (Nature).

Vamos às impressões: Com coloração de casca de cebola bem levinha e perlage fino e intenso, esse espumante mostrou muita complexidade aromática - morangos fresquinhos, pão, flores, nozes e um toque de mel bem leve. Na boca, muito frescor, excelente acidez, morangos, mel, um toque amanteigado e um gostinho de quero mais.

Um espumante que encara pratos pesados, como o acarajé que comemos no dia, lá no restaurante "Tabuleiro do Marconi"


Mas que também combina com um dia quente, na praia ou na piscina... É só você escolher o que prefere afinal, o espumante eu já decidi por vocês!!!

UPDATE: A safra 2012 já está disponível para compra. Maiores informações, clique aqui

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Amigos e vinhos... Precisa mais?

Receber em casa é realmente delicioso afinal, você abre a intimidade do seu jeito de morar, para receber amigos e isso precisa ser feito de maneira prazerosa e criativa.

No último sábado recebi meus amigos de faculdade, que queriam experimentar minha comida! Com o maior prazer fui para a cozinha e elaborei umas comidinhas simples, mas que causam bom efeito.

Começamos com alguns queijos e um bom espumante. O eleito foi o brasileiro Fausto, da vinícola Pizzato. Confesso que foi uma grata surpresa abrir essa garrafa. Eu não conhecia esse espumante, tampouco havia lido sobre ele... Foi uma daquelas boas intuições...


Elaborado pelo método Charmat, esse espumante apresentou uma coloração amarelo intenso e aromas de pães, flores, limão siciliano e um toque de evolução delicioso... Na boca mostrou boa acidez, bom corpo, cremosidade e boa persistência. Foi um sucesso!

Para a entrada preparei uma salada caprese (que não dá trabalho algum) e que fica bonito no prato.


Para o prato principal preparei um risotto de gorgonzola com pêras, uma costelinha de porco marinada na cachaça, no limão e no mel. Umas batatinhas assadas com alecrim e tomilho também compuseram a nossa refeição.



O vinho da refeição foi um presente trazido pelos amigos Ariadne e Augusto. O espanhol El Coto Crianza 2008, da vinícola El Coto da Rioja, harmonizou perfeitamente com nossa comida!


Elaborado com a casta Tempranillo (claro!), esse vinho apresentou uma coloração vermelho rubi intenso, com aromas de frutas (vermelhas e negras), carne de caça, chocolate e tostado. Na boca, mostrou uma incrível elegância, com taninos finos e bom corpo.

Vinho aprovadíssimo por todos! Infelizmente não é vendido no Brasil. A dica é: Se estiver pela Europa, não deixe de prová-lo.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Alion 2006 - Uh lá lá!!

O blogueiro Evandro - do blog Confraria2panas - sabe como receber os amigos! Ele nos proporcionou uma bela recepção a algumas semanas atrás: Abriu sua casa e sua adega para mais uma pontuação do Guia Brasil às Cegas.

Depois de cumprirmos nossa obrigação (que era pontuar!), ele nos ofereceu um grande vinho de sua adega, um dos clássicos dos vinhos espanhóis, o Alion 2006. Sim!!! Já não bastava ser Alion, tinha que ser a safra 2006, considerada uma das melhores!!


Elaborado 100% com a casta Tempranillo, esse vinho da região da Ribera del Duero, dos mesmos produtores do Vega Sicília, é um vinho de encher os olhos e a boca... Com coloração vermelho rubi intensa, aromas de frutas negras, cerejas maduras, especiarias (principalmente pimenta preta), um toque tostado, além de uma ponta mineral, esse vinho mostrou, na boca, um excelente corpo, cheio, longo, com taninos extremamente elegantes. Simplesmente inesquecível!

Respondam-me: É ou não é um excelente anfitrião?

Na próxima, você já sabe, se quiser alegrar os amigos, abra um Alion!

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Queijos e vinho em casa!

Apesar do frio não acontecer aqui em São Paulo, decidi organizar, no último sábado, um encontrinho com meus pais e irmãos aqui em casa, regado a queijos e vinho!

Uma delícia, né? É tão bom reunir a família em torno de uma mesa, conversar, rir,... Por isso, montei uma mesa com alguns queijos, pães, uma fondue de queijo, aspargos acompanhados de presunto cru, salada caprese no palito, algumas frutas e vinho branco! Simples assim...




Como já disse, fomos de vinho branco, na tentativa de harmonizar o maior número possível de queijos. O escolhido foi o chileno Gran Tarapacá 2011.

Com coloração amarelo palha, esse vinho apresentou aromas intensos de abacaxi, manga e melão. Na boca, essas frutas amarelas se repetiram de modo bem fresco e leve, devido à boa acidez. Um vinho bem legal para o dia-a-dia, principalmente para aqueles de calor intenso. Pretendo repeti-lo com uma saladinha no alto verão.

Com os queijos a harmonização não foi perfeita. Alguns queijos se saíram muito bem com ele, outros não. Os que mais combinaram com esse vinho foi o Gruyère e o Parmesão. Os demais eu diria que se saíram razoáveis. Mas se formos analisar toda a situação de boa conversa, bom clima e deliciosas risadas, eu diria que a harmonização foi nota dez!

Ops! Esqueci de fotografar o vinho...

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Vinhão e comida básica!

Há alguns meses tive a oportunidade de degustar um vinho que sempre aguçou minha curiosidade. O vinho em questão é o Viña Ardanza Reserva Especial 2001, do produtor La Rioja Alta.


Essa curiosidade se deu porque eu já havia provado um vinho desse produtor e tinha gostado muito: o Viña Alberdi (um dos primeiros posts deste blog. Não leu, clique aqui). Confesso que minhas expectativas foram alcançadas... Sabe aquele vinho de coloração levemente atijolada, indicando evolução... então, ele se mostrou assim. No nariz apresentou notas destacadas de mel, ameixa, frutas secas, figo, um defumado e flores. Na boca? Ah, na boca... Macio, elegante, evoluído, uma luva!!!

Vale lembrar que esse vinho só é produzido em colheitas excepcionais, a partir das uvas Tempranillo (80%) e Garnacha (20%). Esse rótulo é trazido pela Zahil.

Harmonizamos com carne grelhadinha, molho madeira, batatas fritas e arroz. Ficou uma delícia! É verdade que era muito vinho para uma comida básica, mas tem horas que isso pouco importa, não é mesmo?


quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Vinho orgânico do Faugères!

Foto gentilmente cedida pela Cave Jado

No último sábado aconteceu uma degustação na importadora Cave Jado para a divulgação de alguns dos novos rótulos que estão chegando. Nessa degustação nos foi apresentado cinco rótulos da região do Languedoc, mais especificamente da apelação de Faugères.

Todos os vinhos apresentados são produzidos pelo Château des Estanilles, que tem uma história pra lá de interessante. Segundo o que Dorothée (proprietária da importadora) nos contou, o Château foi criado em 1976 por Michel Louison, que começou cultivando as uvas Syrah, Mourvèdre e Grenache. Michel priorizou a qualidade ao invés da quantidade e recebeu dos vizinhos o apelido de "fou", devido ao seu perfeccionismo e ao fato de não utilizar uma única gota de fertilizante químico ou pesticida. Para quem não sabe, "fou" significa "louco".

O atual proprietário do Château, Julien Seydoux, decidiu dar continuidade ao trabalho do ousado Michel Louison e segue mantendo-se fiel ao seu antecessor, com a intenção de mostrar o verdadeiro sabor do terroir Faugères.

Começamos, então, com o Château de Estanilles Blanc 2007. Elaborado com as castas Marsanne (70%) e Roussane (30%), esse vinho apresentou aromas de limão siciliano, erva doce e mel. Na boca mostrou bastante frescor (apesar da idade) e as notas de erva doce se repetiram.

Em seguida fomos para o Château de Estanilles Tradition 2007. Elaborado com as castas Syrah, Grenache, Carignan, Cinsault e Mouvèdre (20% de cada), esse rótulo mostrou muitos aromas de frutas vermelhas, principalmente das cerejas e das flores de cerejeiras (por um momento achei que era meu perfume!). Na boca mostrou elegância com taninos finos, notas de frutas vermelhas e um pouco de ervas frescas.

O terceiro rótulo foi Château de Estanilles Cuvée Prestige 2005. Elaborado com as castas Syrah (30%), Grenache (40%) e Mouvèdre (30%), esse vinho apresentou aromas intensos e marcantes de sangue, couro, terra e frutas negras. Na boca essa potência se repetiu, com taninos bem marcados, porém elegantes, e gostinho de alcaçuz. Comprei uma garrafa para mim!

O quarto vinho foi o Château de Estanilles Gran Cuvée 2004. Elaborado 100% com a uva Syrah, esse vinho mostrou aromas de frutas negras bem maduras, chocolate, pimenta e couro. Na boca as mesmas notas de frutas escuras e charuto. Sensacional!

E, por fim, o Le Clos du Fou 2006. O nome desse vinho é uma clara brincadeira com o apelido dado ao seu proprietário, seria algo como o "lugar/ canto dos loucos". Elaborado 100% com a Syrah, esse vinho é um vinhão! Muito musculoso, encorpado, denso, com notas de couro, frutas e tabaco e uma longa persistência.
Foto gentilmente cedida pela Cave Jado
Já não bastasse a qualidade dos vinhos, Dorothée convidou o famoso chef Nicolas Barbé para criar um menu que harmonizasse com os vinhos acima degustados. Ele preparou um velouté de cenoura com gengibre e limão siciliano inesquecível, que ressaltou o frescor do vinho branco. Em seguida tinha saladinha caprese, salada de folhas com pesto de rúcula e, por fim, pastéis com recheio de pato e damasco...

A minha dica é: não deixe de conhecer a Cave Jado, que tem uma super proposta de bons preços e de vinhos com qualidade. Aproveite para visita-los em um sábado, quando ocorre, quase sempre, uma degustação!

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Um Sauternes e uma lição!

Já disse que tenho aprendido muito nas degustações às cegas promovidas por Beto Duarte e Cristiano Orlandi, para a elaboração do Guia Brasil.

A última lição aconteceu na semana passada e o professor foi o enófilo e profundo conhecedor de vinhos, Roberto Acherboim!

Estávamos já no último rótulo. Eu estava encantada com a coloração do vinho e com os aromas complexos que se desprendiam da taça: notas queimadas, como chá preto, pimenta branca, açafrão, flores, mel, damasco, ... Eu sabia que se tratava de um grande vinho de sobremesa, mas nenhum tipo específico passou pela minha mente. Fiz minhas anotações, dei minha nota e encerrei minha avaliação.

Beto Acherboim estava apreciando os aromas desse último vinho quando ele falou baixinho, para ele mesmo, mas eu ainda pude ouvi-lo: "Aromas de Sauternes!"

Foi como trombetas tocando em minha mente! Claro!! Sauternes!! Como não pensei nisso!

Sabe por que eu não pensei nisso, leitores? Porque esse foi o segundo Sauternes da minha vida... E a lição que tirei disso foi que, além de ler e estudar bastante, também precisamos degustar muito.

O vinho em questão foi o Chateau des Compères 2007.


Com coloração ouro e aromas já descritos anteriormente, esse vinho foi o meu mais bem pontuado da noite.