terça-feira, 26 de junho de 2012

O Top 5 do Encontro de Vinhos em Campinas

O Encontro de Vinhos, que aconteceu no último sábado, em Campinas, foi sucesso! O evento organizado pelos amigos e blogueiros Beto Duarte e Daniel Perches, mais uma vez superou as expectativas e surpreendeu não só pela organização, mas também pela alta qualidade dos vinhos apresentados. 

Muitas descobertas aconteceram ali, mas vamos por partes. Mais uma vez participei do corpo de jurados que, às cegas, elegeu os cinco melhores vinhos do evento, o TOP 5. Posso garantir que tinham vinhos de excelente qualidade, que surpreenderam tanto no nariz quanto na boca.

A minha primeira grata surpresa nesse evento foi ver que 3 dos meus vinhos preferidos entraram no ranking dos cinco melhores. Mas o melhor disso tudo foi ver que entre tanta coisa boa, um vinho brasileiro levou o  primeiro lugar: O Gran Raízes 2009, da Casa Valduga.


Fico feliz pois acredito demais na qualidade dos nossos vinhos. Como também defendo a ideia de que o vinho precisa se popularizar nesse nosso país, acho que essa vitória não foi só da Casa Valduga, mas de todos aqueles que acreditam que é possível fazer um vinho de qualidade no Brasil, capaz de rivalizar com vinhos de outras regiões. Precisamos urgentemente acabar com essa mentalidade de colonizados, que acreditam que só o importado tem valor.

A lista dos cinco vinhos mais bem votados por jornalistas, blogueiros e sommeliers, foi a seguinte:

1º lugar: Casa Valduga Gran Raízes 2009 (Brasil, Casa Valduga)
2º lugar: Lima Mayer 2007 (Portugal, importado pela MS Import)
3º lugar: Undurraga TH Carignan 2009 (Chile, importado pela Abflug)
4º lugar: Invasor Gran Reserva 2009 (Argentina, importado pela La Cristianini).
5º lugar: Vega Sauco Tó 2004 (Espanha, importado pela Ravin)

Dessa lista, além do Gran Raízes, quero destacar o incrível TH Carignan 2009, da Undurraga, que levou minha maior pontuação: Vinho altamente perfumado e de boa intensidade, com aromas de frutas, principalmente cerejas e amoras, notas de flores, baunilha e um pouquinho de madeira. Na boca mostrou boa estrutura, taninos finos e redondos, além da acidez típica da Carignan. Um vinho equilibrado, de final persistente e delicioso. Virei fã!

Para saber das minhas outras boas descobertas no evento, aguarde o post de amanhã... Tem Chez France, conhece?

segunda-feira, 25 de junho de 2012

1ª Granja Viana Wine Fest


Vamos marcar mais um evento na agenda!!

O querido amigo, blogueiro e profundo conhecedor de vinhos, João Filipe Clemente, está organizando um evento de dar água na boca. 

Leiam o release abaixo e antecipem seus convites. Nos vemos lá!!



Olá, hoje tomamos seu tempo para o convidar a participar de um evento único na Granja Viana. Um Festival de Vinhos e Produtos Gourmet na Vino & Sapore, a ser realizado numa área coberta de 100m² adjacente à loja, na charmosa Estação do Sino, Rua José Felix de Oliveira 866, no bucólico centrinho da Granja Viana no km24 da Rodovia Raposo Tavares. Como acreditamos em diversidade, teremos mais de 60 vinhos em prova, 15 expositores, mesas de degustação de frutos do mar defumados direto de Santa Catarina, Strudels salgados e doces, mesa de antepastos artesanais, Balas de Chocolate da Isa Amaral, chás especiais da IntiZen, etc.. Um evento imperdível para os amantes do vinho, seus sabores e seus mistérios, já que teremos à prova vinhos da África dos Sul, Austrália, Líbano, Uruguai, França, Espanha, Argentina, Portugal, Estados Unidos, Alemanha, Itália e Chile. Já ouviu falar das uvas Saint Macaire e Albarossa? E um blend de Tannat com Pinot Noir, já tomou? Vinhos do Líbano, você sabia que por lá também se fazem bons vinhos? Faça uma viagem sensorial por novos e diversos sabores, tente harmonizar alguns desses vinhos com alguns dos "petiscos" também disponíveis para degustação, você poderá ter agradáveis surpresas no processo e descobrir que existem coisas bem mais interessantes neste mundo de Baco que vão bem além da maioria das obviedades disponíveis no mercado.

    Afora na Vino & Sapore, você também poderá comprar seus convites, que lhe dão acesso a toda os produtos em prova em São Paulo; no Morumbi (Shopping Open Center, Av. Dr. Guilherme D. Vilares 1210 Loja Claudete Gil das 9 às 20 horas exceto Sábado quando abre às 10:00) e av. Paulista (Café do Ponto: Shopping Center 3 - av Paulista 2064 piso Augusta – 3262-1551); em Embu (Café do Ponto: av Domingos de Pascoal, 35  centro -4704-0132) e em São Roque (Bella Quinta Vinhos Estrada do Vinho Nº 9611 Km 9,9 Canguéra, São Roque - tel. (11) 4711-1903) opcionalmente ligue-nos (011 - 4612.6343 ou 1433) ou envie-nos um e-mail para comercial@vinoesapore.com.br que daremos um jeitinho de fazer o convite chegar até você. Lembrando que pelo custo de investimento você ainda receberá um crédito na compra de qualquer dos vinhos provados! Melhor que isso, só dois disso, concorda? rs Aguardamos você e não demore para garantir seu convite, pois as vagas são limitadas! Para embalar tudo isso um Jazz Trio ao vivo. Enfim, um evento que não dá para perder e não esqueça de convidar os amigos e colegas que, como você, também curtem um bom vinho. Para maiores detalhes do evento, inclusive com a lista de expositores e rótulos em prova, visite nosso site  www.vinoesapore.com.br .

terça-feira, 19 de junho de 2012

Vinho de sobremesa para refletir...

Sei que o blog está devagar nesses últimos dias, mas final de semestre é extremamente corrido para mim, sobrando pouco tempo para elaborar os posts. Por isso, peço desculpas e um pouquinho de paciência. Logo estarei de férias e terei mais tempo para escrever.

O frio chegou aqui em São Paulo (ainda bem!) e eu, que não ligo para sobremesas, começo a ter mais vontade de comer um docinho nesse período mais gelado... E nada melhor do que um bom vinho de sobremesa para harmonizar!

Esses dias comi um cheesecake com calda de morango que estava leve e delicioso...


Para a harmonização fomos com um vinho da linda região da Sicília, o Passito de Noto, 2008, da vinícola Planeta.


Elaborado 100% com a casta Moscato Bianco, esse vinho apresentou uma coloração amarelo ouro brilhante (já perceptível na garrafa, né?). No nariz mostrou bastante complexidade: notas de manga, damasco, amêndoa, baunilha, casca de laranja (eu acho), flores e gengibre. Na boca mostrou doçura sem ser enjoativo, justamente por conta da boa acidez. Eu adorei! Aliás, esse vinho me fez refletir...

Percebi que quase nunca bebo vinhos de sobremesa... O pior dessa história toda é que sou fã dessas garrafinhas e tenho alguns bons rótulos em minha adega, mas quase nunca os abro... Preciso mudar essa situação com urgência... 

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Que vinho você tomaria...

Que vinho você tomaria sentado numa mesinha dessas?

Pazo de Vilaboa - La Coruña
Foto: Reprodução

Eu tomaria um Vega Sicília Único Riserva Especial, de qualquer safra. E você?

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Jantar by Cristiano Orlandi

Fui convidada pelo blogueiro Cristiano Orlandi (do blog Vivendo Vinhos) para um jantar em sua casa, a alguns dias atrás. Esse convite aconteceu porque eu vivo pedindo receitas das coisas saborosas que ele fotografa e coloca no Facebook! Acho que ele cansou de me ver sempre aguada de vontade de comer a comidinha dele e preparou um jantar super especial para nos receber!

Assim que chegamos fomos recebidos com um espumante uruguaio, o Pizzorno Natural. Fresco e leve, como um bom espumante deve ser. Notas de maçã verde (minha favorita) e de ervas frescas se destacaram, harmonizando perfeitamente com uma boa conversa e boas risadas!


Elaborado pelo método champenoise, esse espumante apresentou um final de boca bem agradável, que harmonizou também com este lindo e saboroso polvo... 


Sabe aquele polvo que ao mesmo tempo é macio, e ainda assim apresenta uma casquinha crocante e saborosa? Era exatamente como essa delícia estava...

Em seguida partimos para um Verdicchio, o Verdicchio dei Castelli di Jesi, da Garofoli.


Eu comprei esse vinho seguindo a indicação de Beto Duarte (jornalista e blogueiro do Papo de Vinho) e da Cristiana Couto (jornalista da Folha de São Paulo), que comentaram sobre esse rótulo em uma conversa informal, enquanto nos divertíamos com arepas na casa do Evandro (blogueiro da Confraria dos Panas)... Mas essa história fica para outro dia!

Voltando ao vinho... Segui a indicação e deu super certo!! Essa delicinha, com um preço de surpreender, apresentou aromas de maçã, limão siciliano e um toque mineral. Na boca mostrou bastante acidez e deixou claro que pode ser bebido sem acompanhamento algum... Na beira da piscina, sozinho, ele faria sucesso. Harmonizou super bem com o polvo. Mas confesso que ele fez mais sucesso quando o Cristiano decidiu trazer para a mesa uma lasanha de queijo cottage, aspargos, cenoura e vagem ... Meu deus!!


Que delícia! Quase morro do coração! E eu que nunca repito um prato de comida, sucumbi e comi dois pratões! Irresistível!

Já não bastasse tudo o que comi, a Val (linda e simpática esposa de Cristiano), nos serviu uma deliciosa torta de chocolate com frutas vermelhas...



 e uma taça de vinho do Porto...


Com uma coloração de vermelho rubi intenso e notas de frutas caramelizadas, esse vinho harmonizou super bem com a torta de chocolate e me fez ter a certeza de que não há coisa melhor na vida do que comer bem, beber bem e compartilhar tudo isso com pessoas incríveis, como o Cristiano e a Val! Só posso agradecer a noite inesquecível que vocês nos proporcionaram... 

Eu poderia escrever muito mais sobre os detalhes dos vinhos e tal, mas tem horas que o melhor de tudo é curtir, não acham?

terça-feira, 12 de junho de 2012

Dica rápida para o dia dos namorados!

Minha "harmonização" favorita!
Foto: Divulgação

Descobri um site que dá aquela ajuda em ocasiões especiais... A Verbena Flores, no shopping Cidade Jardim, agora tem um e-commerce com entrega para São Paulo/ Capital. Você entra no site, escolhe o arranjo de flores que mais gostou e voilà...

Você deve estar pensando: "Mas já existem muitas floriculturas que dispõe esse tipo de serviço!". 

Eu respondo que a diferença é que a Verbena Flores tem parceria com algumas marcas, dentre elas a importadora de vinhos Zahil. Então, você consegue comprar não só um lindo arranjo de flores, mas um vinho bem bacana também!

A foto acima foi minha "harmonização" favorita. Afinal, um rosé da Provence, é sempre bem vindo! Mas o site tem outras opções de vinhos e flores. Olha que lindo esse com um dos meus Rioja preferido...

Foto: Divulgação
Pensando melhor, a dica não é só para o Dia dos Namorados... Ela serve para todos os dias!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Encontro de vinhos em Campinas!



Isso mesmo! Se você perdeu o Encontro de Vinhos em São Paulo, não vá perder o que vai acontecer em Campinas, no dia 23 de junho.

Com mais de 30 expositores entre importadores e produtores, o Encontro de Vinhos chega à Campinas, cidade que tem mais de 1 milhão de habitantes e um grande potencial para o setor. 

Dando continuidade ao Road Show iniciado no Rio de Janeiro em março e depois de passar por São Paulo em abril, o Encontro de Vinhos chega à cidade de Campinas. O evento segue o mesmo formato dos anteriores, sempre trazendo descontração e um ambiente agradável para os participantes, sem nunca deixar de lado a importância da informação sobre os vinhos para profissionais e consumidores. 

O local escolhido para o evento foi o Casarão Festas e Eventos, que fica no charmoso bairro do Gramado há mais de 25 anos. De fácil acesso e muito conhecido pelos moradores da cidade e região, o Casarão oferece um ambiente aberto, espaçoso e com decoração de alta qualidade. 

Alguns importadores já confirmaram presença como Cantu, Ravin, La Cristianini, Vinhos da Áustria, Casa Valduga, Domno do Brasil, Pericó, MS Import, Chez France, Wine Lovers, Vinho Sul e Miolo.


Especialmente para Campinas, o Encontro de Vinhos traz com exclusividade a produtora dos vinhos Ferratus, de Ribera Del Duero. Maria Luisa Cuevas vem para o Encontro de Vinhos para mostrar porque os vinhos Ferratus nunca receberam notas abaixo de 90 nos principais guias espanhóis e internacionais. Como o vinho ainda não tem importador no Brasil, será uma oportunidade única provar o Ferratus Sensaciones, 95 pontos no Guia Repsol e 94 no guia Peñin. 

Nesse evento haverá também a degustação às cegas com jornalistas e sommeliers para a eleição dos Top5, como acontece tradicionalmente em todos os Encontros de Vinhos. O Encontro de Vinhos tem parceria com a Arc International, que fornece todas as taças para o evento. O parceiro de mídia é a revista Prazeres da Mesa. 

A entrada custa 60 reais e dá direito a provar todos os vinhos.
Em breve informações de onde comprar seu ingresso!

Serviço:
Encontro de Vinhos Campinas 
23 de junho – das 14h as 22h 
Casarão Campinas 
Rua Leontina Carvalho de Siqueira, 38
Informações:
Beto Duarte – (11) 9108-­-5781
Daniel Perches – (11) 8453-­-0001
contato@encontrodevinhos.com.br

domingo, 3 de junho de 2012

Recebendo amigos!

Apreciar vinho e boa companhia... O que mais podemos desejar?

Na última semana recebi aqui em casa dois grandes amigos recentes que o mundo do vinho me proporcionou conhecer: Victor Beltrami (do blog Balaio do Victor) e a grande fotógrafa Nadia Jung (do blog Mundus Vinus). Foi tão bom tê-los aqui... Conversa fácil, descontraída, regada a comidinhas e bons vinhos!

Começamos com o champagne Perrier Jouët Belle Epoque 1998, que foi harmonizado com salada caprese no palitinho, além de queijo Gruyère, Brie e Parmesão e umas frutas secas.

Foto: Nadia Jung
Nunca havia bebido um champagne safrado, por isso, minha expectativa era altíssima. Mas confesso que fiquei desapontada! Eu não gostei tanto quanto eu esperava... E isso aconteceu porque eu descobri que gosto dos aromas frescos e do paladar frutado (principalmente maçã verde) do Champagne, coisa que já não acontece com uma garrafa mais antiga.

Esse champagne, elaborado com 50% Chardonnay, 45% Pinot Noir e 5% Pinot Meunier, apresentou uma coloração amarelo ouro bem bonita e pouquíssimo perlage. No nariz, nada de aromas frutados, mas sim muita levedura, brioche, caramelo, frutas secas, mel e um toque oxidado. Na boca mostrou estar bem vivo, com muita acidez e excelente corpo. 

Mesmo não sendo meu favorito, é um excelente champagne, com aromas bastante complexos,  mas que deve ser servido para aqueles que já são iniciados no mundo dos vinhos.

Em seguida, para harmonizar com o risotto de gorgonzola, partimos para um Borgonha, o Gevrey-Chambertin 2007, Morin Père & Fils.

Foto: Nadia Jung
Com coloração vermelho que já indicava uma certa idade, esse vinho apresentou aromas de grama, frutas vermelhas frescas e um toque animal. Na boca, impressionou pela boa estrutura e taninos extremamente macios. Uma delícia!

Mas a harmonização perfeita com o risotto de gorgonzola foi...

Foto: Nadia Jung
... o toscano Villa Antinori 2007 


Elaborado a partir de um corte com 55% Sangiovese, 25% Cabernet Sauvignon, 15% Merlot e 5% Syrah, esse vinho estagiou por 12 meses em barricas francesas, húngaras e americanas. Em seguida, passou 8 meses descansando na garrafa antes de ser liberado para o mercado. Um delícia! Aliás, na minha opinião foi o melhor da noite.

Com coloração violácea ainda bem intensa, esse vinho apresentou notas de frutas vermelhas maduras, um toque de chocolate, caramelo e um pouco de tabaco. Na boca mostrou um corpo médio, boa acidez e taninos macios, além de uma boa persistência. Combinou de maneira exemplar com a comida!

E encerramos a noite assim: Felizes e sorrindo à toa!

Victor Beltrami

Ale Mathias, Eu e Victor. Só faltou a fotógrafa aparecer!!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Que vinho você tomaria...

Que vinho você tomaria diante desta vista?

Huvanfen Fushi Resort - Maldivas
Foto: Divulgação
Eu beberia várias coisas, mas o primeiro que me vem na cabeça é o Champagne Cristal, e você?