quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Vinho orgânico do Faugères!

Foto gentilmente cedida pela Cave Jado

No último sábado aconteceu uma degustação na importadora Cave Jado para a divulgação de alguns dos novos rótulos que estão chegando. Nessa degustação nos foi apresentado cinco rótulos da região do Languedoc, mais especificamente da apelação de Faugères.

Todos os vinhos apresentados são produzidos pelo Château des Estanilles, que tem uma história pra lá de interessante. Segundo o que Dorothée (proprietária da importadora) nos contou, o Château foi criado em 1976 por Michel Louison, que começou cultivando as uvas Syrah, Mourvèdre e Grenache. Michel priorizou a qualidade ao invés da quantidade e recebeu dos vizinhos o apelido de "fou", devido ao seu perfeccionismo e ao fato de não utilizar uma única gota de fertilizante químico ou pesticida. Para quem não sabe, "fou" significa "louco".

O atual proprietário do Château, Julien Seydoux, decidiu dar continuidade ao trabalho do ousado Michel Louison e segue mantendo-se fiel ao seu antecessor, com a intenção de mostrar o verdadeiro sabor do terroir Faugères.

Começamos, então, com o Château de Estanilles Blanc 2007. Elaborado com as castas Marsanne (70%) e Roussane (30%), esse vinho apresentou aromas de limão siciliano, erva doce e mel. Na boca mostrou bastante frescor (apesar da idade) e as notas de erva doce se repetiram.

Em seguida fomos para o Château de Estanilles Tradition 2007. Elaborado com as castas Syrah, Grenache, Carignan, Cinsault e Mouvèdre (20% de cada), esse rótulo mostrou muitos aromas de frutas vermelhas, principalmente das cerejas e das flores de cerejeiras (por um momento achei que era meu perfume!). Na boca mostrou elegância com taninos finos, notas de frutas vermelhas e um pouco de ervas frescas.

O terceiro rótulo foi Château de Estanilles Cuvée Prestige 2005. Elaborado com as castas Syrah (30%), Grenache (40%) e Mouvèdre (30%), esse vinho apresentou aromas intensos e marcantes de sangue, couro, terra e frutas negras. Na boca essa potência se repetiu, com taninos bem marcados, porém elegantes, e gostinho de alcaçuz. Comprei uma garrafa para mim!

O quarto vinho foi o Château de Estanilles Gran Cuvée 2004. Elaborado 100% com a uva Syrah, esse vinho mostrou aromas de frutas negras bem maduras, chocolate, pimenta e couro. Na boca as mesmas notas de frutas escuras e charuto. Sensacional!

E, por fim, o Le Clos du Fou 2006. O nome desse vinho é uma clara brincadeira com o apelido dado ao seu proprietário, seria algo como o "lugar/ canto dos loucos". Elaborado 100% com a Syrah, esse vinho é um vinhão! Muito musculoso, encorpado, denso, com notas de couro, frutas e tabaco e uma longa persistência.
Foto gentilmente cedida pela Cave Jado
Já não bastasse a qualidade dos vinhos, Dorothée convidou o famoso chef Nicolas Barbé para criar um menu que harmonizasse com os vinhos acima degustados. Ele preparou um velouté de cenoura com gengibre e limão siciliano inesquecível, que ressaltou o frescor do vinho branco. Em seguida tinha saladinha caprese, salada de folhas com pesto de rúcula e, por fim, pastéis com recheio de pato e damasco...

A minha dica é: não deixe de conhecer a Cave Jado, que tem uma super proposta de bons preços e de vinhos com qualidade. Aproveite para visita-los em um sábado, quando ocorre, quase sempre, uma degustação!

2 comentários:

  1. Obrigada Evelyn , seja sempre bem-vinda ! e... daqui a pouco, falaremos francês ! à la prochaine ... amicalement
    Dorothée

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou eu quem agradeço sua visita Dorothée!
      Em breve, falando francês!!!
      Merci!

      Excluir