segunda-feira, 2 de abril de 2012

Um Riesling do Mosel

Quem acompanha o "Taças e Rolhas" já sabe que minha uva favorita é a Riesling. Sou fã dos aromas únicos que ela é capaz de produzir.

Essa uva, produzida principalmente na França e na Alemanha, não tem nada a ver com a Riesling Itálica produzida aqui no Brasil, ok? Trata-se de variedades distintas.

Voltando... Toda vez que eu posso, compro uma garrafa de Riesling, para descobrir suas qualidades e aromas encantadores. O último degustado foi um vinho alemão, da região do Mosel.

Vinhedos de Riesling, à beira do Mosel
Imagem: People Power
O que vocês acharam do lugarzinho aí da foto?

Essa região feia é uma incrível combinação de montanhas com um rio sinuoso, o Mosel, ou Mosela (versão aportuguesada) com os vinhedos na encosta, que produzem vinhos incríveis. O rio Mosel nasce nas montanhas Voges, na França, e entra na Alemanha em Perl e vai serpenteando até encontrar o Rio Reno, em Klobenz.

A Riesling é a principal variedade produzida na Alemanha e é plantada nas faces mais íngremes das montanhas, pois assim absorvem bastante sol, beneficiando-se também da reflexão dos raios solares nas águas do rio, que aumentam a incidência de luz.

Pois é, o lugar é lindo e o vinho é delicioso. O que eu provei foi o Fritz Haag 2007.


Na taça apresentou uma coloração amarelo palha com reflexos esverdeados e aromas intensos de maçã, lima e pedra de isqueiro. Esses aromas depois de um tempo, evoluíram para pêra, pêssego e flores brancas. Na boca, excelente acidez com toques minerais incríveis. Sabe aqueles vinhos que pedem uma taça atrás da outra? É esse...

Para a harmonização, preparei um peixe grelhadinho, com molho de laranja bem levinho e só!



4 comentários:

  1. Evelyn, sua desçricao deste vinho me deu água na boca ... Inda mais com essa foto linda do vinhedo ...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que lugar incrível, não é mesmo? Imagine degustar um Riesling enquanto caminha por entre as vinhas? Bom demais...
    Super beijo!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a indicação, poderia ser uma boa pedida no próximo encontro da Confraria. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Com certeza! Acho que seria perfeito!!
    Beijos

    ResponderExcluir