quarta-feira, 11 de abril de 2012

Grécia baratinha!

Chegar do trabalho e preparar o jantar... Essa é a rotina de muitos de nós, não é mesmo? Eu confesso que ir para a cozinha e preparar uma comidinha não é problema para mim aliás, eu adoro fazer isso. Mas abrir uma garrafa de vinho durante o preparo da refeição deixa tudo mais gostoso, você não acha?

Essa semana preparei uma massa penne (minha preferida!) com um mix de cogumelos por cima (shitake, shimeji e porcini), folhinhas de hortelã para refrescar e intensificar os sabores e uma porção generosa de azeite por cima.


Enquanto preparava o prato, decidi abrir um vinho branco geladinho. O vinho em questão, o grego Halkidiki 2009, do produtor Tsantali, foi comprado no Carrefour por módicos, R$ 18,00. Sim, isso mesmo, 18 reais!!!

É óbvio que não esperava muito por ele, mas posso afirmar que ele vale quanto custa: básico, bem para o dia-a-dia, sem grandes surpresas.


Elaborado a partir das castas Assyrtikó (uva autóctone, nativa de Santorini - que lugar feio que a uva nasceu, né coitadinha?) e da clássica e famosa Sauvignon Blanc, esse vinho apresentou um amarelo palha bem clarinho, com reflexos esverdeados. Aromas de maçã e frutas cítricas se destacavam. Depois de um tempo percebi uma certa mineralidade, bem levinha, quase imperceptível...

Na boca mostrou frescor, médio corpo, e uma persistência razoável. Ideal para um dia de calor, para ser bebido com a intenção de se refrescar. Ok, se bebido na Grécia, com toda aquela beleza e mar azul, aposto que até o chato do Robert Parker daria 100 pontos para ele!

Na minha harmonização ele nem atrapalhou, nem surpreendeu, manteve o equilíbrio... E isso já é muito bom.

Vale a pena experimentar, ainda mais pelo preço super em conta.

2 comentários:

  1. Um prato de massa bem ao meu estilo, rápido e saboroso!
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, na correria do dia a dia precisamos ser práticas, mas sem abrir mão do sabor, não é mesmo!
      Beijo e obrigada pela visita!

      Excluir