terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Que 2012 seja a melhor safra da sua vida!

Mais um ano se encerra! É neste momento que, sozinhos ou bem acompanhados (de preferência), começamos a analisar tudo o que aconteceu e tudo aquilo que podemos realizar no próximo ano. Por isso decidi que, a partir de agora, compararei meus momentos com o maravilhoso mundo dos vinhos. Você pode fazer o mesmo:

Quantos brindes verdadeiros e comemorações pessoais ou de pessoas queridas tivemos este ano? Fizemos boas harmonizações este ano com amigos e conversas? Aproveitamos até a última gota daquele momento especial que pode ser comparado à melhor taça de uma excelente safra?

E para o próximo ano? Vamos nos permitir conhecer lugares novos como se estivéssemos experimentando um rótulo novo? Vamos degustar uma série de momentos espetaculares e fazer anotações sobre eles? Sentiremos o aroma intenso de uma conquista?

2012 será como uma degustação às cegas. Não sabemos o que será servido, não sabemos o que esperar. Pode ser a safra de nossas vidas, que nos surpreenderá com aromas e sabores inéditos e fantásticos.

Alguns podem enxergar 2012 como uma taça meio vazia, mais do mesmo, nada de especial. Mas os otimistas sempre enxergarão a taça meio cheia e dividirão com seus amigos esses generosos goles.

Que 2012 seja a melhor safra da sua vida!!! Feliz ano novo!!! Saúde!!



segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Espumantes para agradar a todos!

E aí, leitores, como passaram o Natal? Tudo como o esperado? Comeram e beberam? Nossa, eu amo comidinhas de Natal, mas esse ano eu não comi quase nada, nem bebi... Não sei se isso é reflexo de uma super gripe que eu tive, mas ando sem apetite ultimamente... Também não bebi nadinha... Brindei o Natal com um copo de água... Estou me resguardando para o Ano Novo!!

Por falar em Ano Novo, estou ajudando a minha mãe a pensar no cardápio! Mas uma coisa é certa: Neste Réveillon vamos apenas beber espumante... Um ano novo SEMPRE merece espumante... E, como na minha família nem todo mundo aprecia vinhos, optamos por escolher espumantes simples,  bem feitos, com bom preço e que agradem aos paladares mais diversos, incluindo aqueles que não tem o hábito de vinhos... Os eleitos foram a Salton Brut (do rótulo azul-marinho) e a Salton Moscatel (ideal para aqueles que gostam de bebidas "docinhas")

Se você, leitor, também tem esse "problema" na família, esses dois rótulos são minhas sugestões! Afinal, de que adianta você abrir Taittinger ou Dom Pérignon, e ainda ter de escutar: "eu gosto de bebida docinha!"... Não é mesmo?

A minha Champagne eu vou guardar para mais tarde!!!


quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Feliz Natal!

Natal 100%
Tenha calma. Relaxe. Coma, beba e seja feliz. Não faça dieta. Sorria!

O "Taças e Rolhas" deseja um Feliz Natal, repleto de paz, felicidade, prosperidade e, principalmente, de saúde! Que nossos corações sigam sempre cheios de amor! Um brinde!!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Brindes para encerrar 2011

Olá, leitores!! Primeiramente quero pedir desculpas pelo sumiço breve, e dizer que estou de volta com os posts!!

Já comentei que chegamos em dezembro, o mês das confraternizações! E é incrível como o número de eventos aumentam nessa época: Festas, amigos secretos, cocktails e jantares todos os dias! Haja disposição! E nessa época em que todos confraternizam e adoram inventar uma desculpinha pra sair do trabalho mais cedo e dar aquele pulo no happy hour, eu não poderia deixar de mostrar para vocês como tem sido minhas comemorações e harmonizações...

Comecei minhas confraternizações de final de ano encontrando grandes amigas de infância! Que amizade boa, que dura incontáveis anos...

Elegemos o restaurante Le Jazz para brindarmos mais uma vez nossa amizade e o ano que está chegando ao fim!

Começamos com uma entradinha de tomates grelhadinhos, acompanhados de pasta de berinjela, pasta de azeitonas pretas e uma outra que não lembro o que era... (ops! eu esqueci de anotar!!)



Pedimos também o queijo Camembert grelhadinho, que vem acompanhado de algumas ervas e mel... Inesquecível! Fatiar o queijo e perceber ele todo derretido por dentro, escorrendo pelo prato foi sensacional!!!


O vinho eleito para nos acompanhar nos brindes iniciais foi o Pinot NoirBourgogne Couvent des Jacobins rouge 2008 , do famoso produtor Louis Jadot.


Um vinho com notas de frutas vermelhas e especiarias... Tinto leve e versátil... Combinação ideal para as noites quentes que tem feito em São Paulo. Com coloração vermelho rubi bem clarinho, apresentou aromas leves de madeira, couro, pimenta, cerejas e morangos. Na boca apresentou leveza, frescor e notas de morangos... Delícia!

Na sequência veio o prato principal... Fomos de L' Entrecôte... Carne ao ponto, deliciosamente bem servido, acompanhado de um molho "segredo", saborosíssimo! 


Para a harmonização decidimos ir de sul africano Pinotage 2010, de Robertson Winery.


Posso adiantar que se trata de um vinho com uma excelente relação custo/ benefício. Com coloração vermelho intenso, apresentou notas amadeiradas, além de frutinhas vermelhas e negras maduras. Na boca mostrou-se bem equilibrado, com notas de figo e ameixa. Eu gostei bastante! E combinou bastante com a carne...

Chegou a hora da sobremesa e, mais uma vez, me vi na obrigação de não comer afinal, estava satisfeitíssima! Seria impossível comer mais alguma coisa depois de pratos tão saborosos e bem servidos...

Fizemos mais um brinde em nome da amizade e nos despedimos, na certeza de que em 2012 nossos encontros serão ainda mais frequentes! Saúde!!


Natal combina com... Panettone


A foto é do site Bem Simples

O Panettone é indispensável em nossa mesa de Natal. Tradicionalmente feito com frutas cristalizadas e uvas-passas, hoje em dia tem obtido muito sucesso em sua versão com gotas de chocolate. Além disso, as grandes marcas vem investindo em sabores diferenciados! Tem panettone de tudo que é jeito, formato e sabores!

Mas a verdade é uma só: Esse doce que nasceu em Milão, e que chegou ao Brasil através dos imigrantes italianos, durante a Segunda Guerra Mundial, é garantia de sucesso em sua ceia, mesmo sendo na versão mais tradicional e simples de frutas cristalizadas.

Quer um truque para sofisticar? Coloque uma bola de sorvete ao lado e ele será refrescante, ou faça uma calda de frutas vermelhas e regue sobre a fatia... ele ganhará um toque adocicado e azedinho, ao mesmo tempo!

Harmonização com vinhos? Vá de espumante se optar por comer o Panettone tradicional, de Porto se optar por um com gotas de chocolate, ou de colheita tardia se fizer a caldinha de frutas vermelhas! Hummmmm... Vou na terceira opção!!

Pronto! Se você acompanhou as dicas do "Taças e Rolhas", conseguiu perceber que dá pra fazer uma ceia simples e saborosa afinal, Natal é muito mais do que comer... É tempo de renovar as esperanças e confraternizar com as pessoas que amamos! Agora capriche no figurino e vá brindar com seus convidados! Saúde!!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O Natal combina com... Bacalhau


Bacalhau é um prato tradicional não só no Natal, mas em outras festividades, como a Páscoa. Além disso, costuma ser o queridinho de muitas famílias, sendo apreciado ao longo de todo o ano, naquele almoço de domingo, com a família toda reunida!

Dica de receita para este clássico ingrediente? Eu não tenho nenhuma... Cada família tem seu modo de preparar o bacalhau, com aquela receita que vai passando de geração para geração... Às vezes é o bacalhau grelhadinho, para outros é ensopadinho com batatas, para outros é em forma de bolinho,... São tantos os modos de preparos... e todos tão deliciosos!

Ok, todos sabemos o quanto bacalhau é bom, mas na hora de harmonizar, todo cuidado é pouco. O bacalhau é daqueles pratos que, dependendo do vinho que o acompanha, deixa aquele gosto de metal na boca... Já fiz um post sobre bacalhau na Páscoa. (não leu, clique aqui)

Então minha dica vai para a harmonização. Se o seu bacalhau não leva muitos ingredientes, é preparado de maneira bem simplificada, sendo grelhadinho e acompanhado de um bom azeite e batatinhas, você pode recorrer a um bom vinho branco com bastante madeira - minhas sugestões são o espanhol, da região da Rioja, o Conde de Valdemar ou o vinho nacional da Miolo, RAR Viognier...

Se a sua receita leva mais ingredientes na preparação, ou se você aprecia mais um tinto, busque um vinho maduro com taninos bem macios. Minha sugestão: João Pato Touriga Nacional, do Luís Pato!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Natal combina com... Tender

Essa foto é do site da Sadia!

Está aí um prato super tradicional das festas de final de ano: Tender! Com um sabor leve e um toque defumado, esse prato é daqueles que fazem bonito na ceia de Natal. O melhor de tudo é que ele é super fácil de fazer. Tão fácil que algumas pessoas simplesmente o retiram da embalagem e colocam no forno...

"Taças e Rolhas" quer facilitar a vida, mas também só colocar o tender no forno é preguiça demais! Por isso, nós vamos te mostrar como dar um toque especial ao tender e faturar elogios. A dica é da minha mamis... Ela já modificou a receita, mas todos reclamam e pedem sempre a mesma... é sucesso absoluto!!

Faça uma misturinha com mel e mostarda. Fure o tender com delicadeza e espalhe bem essa misturinha com o pincel por todo ele... Pronto! Esse molho penetra suavemente na carne, proporcionando um mix de sabor: o defumado do tender, o doce do mel e o picante da mostarda... Já estou salivando!! Coloque-o para assar, seguindo a recomendação da embalagem. Depois de retirar do forno, acrescente alguns cravinhos naqueles furinhos que você fez, para dar uma caprichadinha!

O vinho? Um Pinot Noir com bastante acidez ou um Bonarda, darão conta do recado!

Perfeito para o calor que costumamos ter em dezembro, né? (oi, São Pedro!)

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Natal combina com... Frutas secas!

Por aqui nós já começamos a pensar nas festas-família: Natal em casa com avós, tios, primos, crianças, amigos, tudo junto ao mesmo tempo. Tipo de ocasião em que (geralmente) recebemos e também trabalhamos – seja cozinhando, arrumando a mesa, ajudando a servir, etc. Por isso mesmo que nos próximos dias o "Taças e Rolhas" vai lhe ajudar a fazer o checklist de planejamento com estilo, harmonizando vinhos com comidinhas simples e saborosas!! Afinal, ninguém quer passar o Natal inteiro cozinhando, né?

No post anterior, nós falamos sobre harmonizações das entradinhas com espumante... (não leu, clique aqui)

Mas existe outro ingrediente que não pode faltar numa mesa de Natal: As frutas secas!


Essas lindas frutas fazem parte do meu cardápio o ano todo, por isso, confesso que estou acostumada a harmonizá-las e sou direta em afirmar: uvas passas, damascos secos e castanhas vão muito bem com um Porto Tawny ou um vinho Madeira. Arriscaria-me a harmonizar com Vin Santo também, só pra fazer uma graça!!

Isso quer dizer que essa harmonização é perfeita para aquela conversinha após o jantar... Quer sofisticar ainda mais? Acrescente queijo gorgonzola ao damasco e a harmonização com o vinho do Porto ficará ainda mais irresistível...

Essa foto deliciosa é do site da Sílvia Oliveira
Ok, mas você quer servir as frutas secas antes da ceia, como uma entrada? Não tem problema, basta harmonizar com espumante brut e o resultado vai ser excelente também!

Por isso, capriche fazendo uma bela montagem com essas frutas em sua mesa! É sucesso garantido!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

E o Natal combina com... Espumante!!

O vinho espumante é sempre sinônimo de que algo importante e diferenciado está acontecendo. Por isso, iniciar uma comemoração sem esse vinho não dá, hein? Nenhuma festa que se preze ficaria completa sem, ao menos, um espumante para celebrar. Portanto, garanta sua garrafa! Pode ser Espumante, Champagne, Cava, Franciacorta,... O importante é você fazer caber no seu bolso! E brindar, é claro!

Ok, o vinho da celebração sentou à mesa e, com o que harmonizá-lo? 

Os espumantes vão bem desacompanhados, durante um bom bate-papo com os amigos e familiares. Também harmonizam acompanhando entradas leves, como saladas ou carpaccio de salmão; ou ainda com pratos delicados, em preparações simples com lagostas, vieiras, frutos do mar e caviar. Eu me arriscaria também a harmoniza-lo com Panettone. Aliás, vou fazer o teste em breve!

Uma das harmonizações que testei com champagne e ficou excelente foi a salada de morangos com tomates-cerejas, alecrim, aceto balsâmico e açúcar mascavo. A harmonização é perfeita... Basta não exagerar na quantidade de alecrim...

Pique alguns tomatinhos e um pouco de morangos, coloque em um potinho e regue com azeite e aceto balsâmico... Acrescente umas folhinhas de alecrim e deixe um pequeno raminho para enfeitar! Numa pequena panela acrescente um pouco de açúcar mascavo e uma gotinha de água. Vá mexendo até o açúcar se transformar numa caldinha! Desligue o fogo. Regue a saladinha com essa calda e sirva! Fácil, prático, barato, um visual lindo (com as cores de natal) e um sabor delicioso!

Quer outra sugestão? Vá de saladinha de agrião com damascos. O chef Alex Caputo tem uma receita incrível: Basta deixar o damasco (picado em tiras) descansando por trinta minutos numa mistura de vinho branco e um pouquinho de vinagre. Disponha o agrião em uma saladeira bem bonita, acrescente o damasco e cenouras picadas também em tiras. Um toquezinho com pinholes e voilà... Simples e saboroso! 



A minha harmonização natalina de espumante vai ser com salada de vôngoles e mariscos (que é uma tradição na familia... Aliás, pelo menos na minha, o cardápio sofre pequeníssimas alterações ao longo dos anos!)

Se você tiver mais alguma dica de receita que fica sensacional com espumante e que tenha tudo a ver com o Natal, não deixe de comentar! Se você quiser ler ou reler outros posts sobre espumantes e algumas harmonizações, clique nos links abaixo:

Espumantes brasileiros para brindar o 7 de setembro
Festa vip (parte 1)
Bar Kintarô (parte 1)
Um reencontro que levou 15 anos
Queijos e vinhos da Confraria Tarja Preta
Champagne Taittinger
Caminhada em Buenos Aires
Resumo do dia

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Dezembro chegou!



Oficialmente Dezembro chegou. Isso quer dizer que seremos cada dia mais bombardeados com musiquinhas natalinas, panetones de todos os formatos nos perseguirão, listinhas de presentes e várias idas ao shopping tirarão nosso sono... Além de tudo isso, teremos de pensar no cardápio da ceia de Natal e na harmonização com vinhos... Ufa!!!

Confesso que gosto desse período, mas confesso também que fica difícil encaixar todas essas atividades nesses dias que antecedem o Natal...

Por isso o "Taças e Rolhas", que não brinca em serviço, traz na próxima semana uma sequência de posts com sugestões de harmonizações entre vinhos e pratos tipicamente natalinos! Não percam!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Um belo rosé! E não é da Provence!!

Seguindo com os vinhos brancos e rosés para refrescar nossos corpos e nossos pensamentos nesses dias tão quentes e, de quebra, abandonar de vez a ideia de que esses vinhos são inferiores, vamos para a França, sem escalas, mergulhar de cabeça em um rosé da região de Bordeaux!


Ah, Clarendelle... Na garrafa já me apaixonei por você!

Sim, leitores, a garrafa é totalmente transparente, essa cor é a do vinho mesmo! Parece rótulo, né? Trata-se de um rosé, elaborado com as castas Cabernet Franc (7%), Cabernet Sauvignon (18%) e Merlot (75%), com uma coloração quase de vermelho conhaque...

No nariz, aromas de frutas (como morangos e  framboesas), flores, um pouco de groselha e um toque de baunilha. Na boca mostrou excelente acidez, extremente macio e redondo, com boa persistência para um rosé. 

Com certeza ele harmoniza bem com carne de porco como lombo ou um pernil e ainda uma paella. Perfeito também para um bela tarde de sol, a beira da piscina...

A melhor parte vem agora: Na Grand Cru ele custa R$ 75, mas como está saindo do catálogo, ele está por R$ 43... últimas garrafas! Corram!!