sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Champagne Day!


É isso mesmo! Segundo o Gabinete de Comunicação de Champagne o dia de hoje é o Dia Mundial do Champagne. A organização convida a todos os amantes dessa bebida a comemorar a data com o mais festivo dos vinhos!

Por isso, não deixe passar a data em branco! Aliás, o dia está perfeito para essa comemoração: sexta-feira, calor intenso, ... convide seus amigos e brinde à vida! Saúde!!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Risotto de Alcachofra e vinho


Estava maluca para comer risotto de alcachofra! Isso porque eu amo risotto, amo alcachofra, e porque unir esses ingredientes me pareceu perfeito... Além do mais, aquele frescorzinho da alcachofra me faz suspirar, adoro ficar com aquele gostinho na boca, que só ela tem (enquanto digo isso posso sentir o sabor!! Meu deus, isso sim é memória gustativa!!!)

Comprei corações de alcachofra em conserva, preparei um caldo de legumes e pronto! Para dar uma corzinha, refoguei uns tomates grapes! Era hora de provar o resultado!

O risotto ficou tão sem graça! Meio sem gosto, sabe... Só conseguia sentir o sabor da alcachofra quando a mordia. Achei que seu sabor fosse se espalhar, incorporar ao prato, mas isso não aconteceu... A harmonização que era o meu terror afinal, harmonizar vinho e alcachofra é tarefa difícil, acabou nem sendo tão difícil assim, já que a comida nem tinha tanto gosto!

O eleito foi o australiano Bleasdale Verdelho 2009.
O rótulo é uma foto da família Potts
Esse vinho, elaborado quase 100% com a uva Verdelho (quase porque, lendo a ficha técnica, o enólogo explicou que foi necessário acrescentar um pouquinho de Sauvignon Blanc para dar um pouco de acidez ao vinho, já que 2009 foi um ano muito quente na Austrália) surpreendeu. Comprei sem grandes expectativas, lá na Casa Flora e confesso que adorei!

Fresco, leve, com aromas e sabores de frutas bastante frescas, esse vinho causou admiração... Na boca mostrou uma acidez quase crispy. Bem geladinho, com um peixinho, deve ficar espetacular! Com o meu risotto sem gosto, ele fez muita coisa: conseguiu salvar o jantar!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

1 ano de blog!!

Dia 20/10/2010 eu, timidamente, comecei esse blog para compartilhar as minhas experiências com o mundo do vinho! Ou seja, há um ano resolvi criar um blog e mal sabia das alegrias que ele iria me trazer.

O nome foi escolhido às pressas. Telefonei para meu marido e disse:
- Estou criando um blog, que nome coloco?
Ele foi objetivo (como sempre!) e respondeu:
- Taças e rolhas!!
E assim ficou... Não poderia ter havido nome melhor!

Desde então, foram mais de 15.000 visitações, 180 posts, descobertas, crescimento e mais que isso, amizades que ultrapassaram a barreira virtual! Cada pessoa que entrar e ler essa mensagem saberá da importância que tem nessa minha trajetória.

A cada um de vocês que dedicam um momento do seu dia para ler o blog, o meu muito obrigada! Eu não teria chegado a esta data sem vocês! A todos, um brinde!!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Champagne Taittinger

Às vezes buscamos datas especiais para abrir vinhos especiais! Quer uma dica: Hoje é um dia especial...
Motivo para comemoração? A vida! Tem motivo melhor?

O Champagne Taittinger estava na minha adega há alguns poucos meses! Sempre olhava para ele e pensava: "É hoje!" e acabava adiando. Até que, em plena terça-feira, decidimos saboreá-lo...


Na taça apresentou um amarelo palha bem clarinho, com perlage intenso, fino e constante. No nariz, mostrou aromas de frutas frescas como lima. Na boca, o que mais me surpreendeu foi a acidez: depois de engolir, era possível sentir a língua com agulhas. Gostinho de maçã verde e, depois de um tempo, um melzinho bem delicado. O retrogosto de maçã foi impressionante! A sensação era a mesma de morder a fruta: boca fresca, saliva fina. Excelente persistência!

Harmonizamos com carpaccio de salmão e ficou sensacional! Tivemos uma terça-feira e tanto! 


Afinal, já dizia a sábia Clarice Lispector: 

"A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar
duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar
porque um belo dia se morre."

Então, aproveitem!!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Quindim e vinho do porto!


Ôôô docinho gostoso que é o quindim, né? Além de gostoso, eu acho ele tão bonitinho!! Essa cor amarela é realmente linda.

Já havia lido que a harmonização com quindim deveria ser feita com vinho do Porto! Por isso, comprei o docinho (não, eu não sou tão prendada assim, a ponto de preparar quindins!) e abri a minha única garrafa de vinho do porto: Taylor's 10 anos Tawny.


Esse vinho, o mais jovem dos Tawny velhos, apresentou um vermelho levemente alaranjado. Na boca mostrou-se aveludado, com notas de frutas em compota e um ligeiro tostado. O retrogosto de amêndoas foi marcante.

O vinho foi aprovadíssimo, mas a harmonização nem tanto. Acho que este rótulo combinaria mais com algum doce a base de café ou até mesmo chocolate...  Hummmmm... Acho que com um tiramisú seria ótimo. Com o quindim, penso que um vinho mais jovem ou um Ruby harmonizariam muito melhor!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Château Labat 2003

Esses dias fui atrás de um rótulo francês que eu adoro, mas que incrivelmente ainda não fiz um post para ele. É o Château Reynon... Por isso me retrato e digo que em breve farei um post especial afinal, ele merece!

Voltando à história, fui até um empório aqui próximo de casa, na tentativa de encontrar esse rótulo, mas não consegui. O sommelier do lugar, muito gentil, me ofereceu um outro vinho francês, da região Haut-Médoc, alegando ser tão bom quanto o que eu buscava. Esse vinho era o Château Labat.


Para eu saber se ele era bom, tinha que comprar a garrafa. E foi o que eu fiz!
Preparei um risotto de peito de peru com provolone (fácil! fácil!), um medalhão grelhadinho com lâminas de amêndoas e abrimos o vinho!


Elaborado com as castas Cabernet Sauvignon e Merlot, o vinho apresentou um vermelho rubi bem intenso e brilhante. Nos aromas comecei a me decepcionar: aromas muito fracos de frutinhas vermelhas frescas e só! Na boca não apresentou nada: vinho chato, mole, aguado, sem estrutura e sem persistência.

Dinheiro mal gasto! Uma pena!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Almoço de domingo!

Eu não sou muito ligada em televisão, mas se tem um programa que eu não perco de jeito nenhum é o Que Marravilha!, com Claude Troigros, no canal GNT. Adoro as comidinhas que ele ensina, isso sem falar no sotaque dele, que eu adoro!

Alguns dias atrás ele ensinou uma receita super fácil de fazer e que me deu água na boca: Escalope de Filet Mignon ao Curry, acompanhado de chutney de cebola, manga e maçã! Fiz a listinha de ingredientes, fui ao supermercado e voilà, preparei essa receita no último domingo!

Leitores, vale muito a pena! É uma mistura de sabores surpreendentes... Eu e meu marido adoramos (para quem quiser a receita, clique aqui).


No programa, ele preparou esse prato e abriu uma garrafa de Riesling para harmonizar, defendendo que a acidez do vinho combina bastante com o mix de sabores do prato! Eu ainda vou fazer essa harmonização. Só não fiz pois queria beber um tinto enquanto preparava a refeição, então decidi tirar da adega o português Esporão Reserva 2007!


Produzido no Alentejo pela Herdade do Esporão, este vinho leva as uvas Aragonês, Trincadeira e Cabernet Sauvignon. Sua coloração é rubi, bem viva. Mostrou-se um vinho extremamente aromático, com notas de frutas vermelhas, ameixa, um toque de cacau, baunilha e especiarias. Na boca, bom corpo, equilibrado, com final longo e persistente! Esse vinho é daqueles com bom custo benefício, e que sempre surpreende quem o bebe.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mais uma tentativa de harmonização com sashimis e sushis!

Vocês sabem que adoro um peixinho cru, né? E estou sempre buscando harmonizações com esse tipo de prato, que é classificado como de difícil harmonização.

A combinação clássica é com espumante, mas penso que fugir do tradicional é de extrema importância, se quisermos adquirir novos conhecimentos e novas descobertas, não é mesmo?

A mais recente tentativa de harmonização se realizou no restaurante Hikouki Sushi, localizado na Zona Norte de São Paulo. E posso afirmar que eu adorei! Às vezes nem imaginamos que existem lugares muito bons a serem descobertos, que não pertencem ao roteiro badalado da cidade, né?

E foi o que aconteceu com este restaurante. A comida estava deliciosa, o atendimento foi excelente e, para completar, eles não cobraram a rolha! Sim!! Quando telefonei para reservar a mesa, comuniquei que gostaria de levar um vinho e perguntei sobre a temida "taxa de rolha" e eles disseram que não estavam cobrando, na tentativa de divulgar ainda mais o restaurante. Muito bom!

Quando cheguei lá, como não poderia deixar de ser, mesmo levando a minha garrafa, pedi para dar uma conferida na carta de vinhos. Era uma carta simples, mas com vinhos adequados ao tipo de comida que eles preparam. Apenas dois rótulos de vinhos tintos, os demais eram espumantes e vinhos brancos!




O vinho que levei para harmonizar com essas coisinhas gostosas foi o sul africano Glen Carlou, Sauvignon Blanc, safra 2009.
Eu não achei a foto da minha garrafa em meu arquivo!
Essa é do site da Grand Cru

Com uma coloração amarelo bem clarinho, acompanhado de reflexos esverdeados lindíssimo, apresentou aromas bem fresquinhos de frutas cítricas e aspargos. Na boca apresentou notas de maçã verde e pêssego, com boa acidez para aguentar a gordura do peixe. De todas as minhas tentativas, acho que essa foi onde obtive um melhor resultado. Se você não leu as outras tentativas, leia aqui e aqui.

Agora está faltando a harmonização com o Torrontés. Em breve!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Cuvée des Drilles, AOC Gaillac

Um dia desses recebi um e-mail da querida Nadia, da importadora La Cave Jado, divulgando uma caixa com 6 vinhos pra lá de especiais! Tinha Riesling da Alsácia, Carignan do Languedoc,... Não tive dúvidas e comprei de imediato... Sim, todos os vinhos aqui postados são COMPRADOS por mim... Isso me dá a tranquilidade de comentar o que eu realmente acho do vinho...

Os vinhos chegaram rapidamente e super bem embalados (já tive problemas com outras importadoras que entregaram os vinhos em péssimas condições!). Guardei-os em minha adega, mas ansiosa por aprecia-los. Finalmente o sábado chegou e escolhi um para sair do frescor da adega e me fazer sorrir!

O eleito foi o Cuvée des Drilles 2009, do produtor Domaine d' Escausses, da região de Gaillac.


Elaborado com as uvas Duras (80%), Gamay (10%),  e Fer Servadou (10%), esse vinho apresentou um vermeho rubi bem vivo. No nariz, notas de frutinhas vermelhas bem frescas eram marcantes. Na boca, bastante elegância, uma acidez incrível, frescor, morangos, ferro e um toquezinho tostado... Delícia!

Esse vinho não foi harmonizado com nenhuma comidinha, pois ele foi aberto enquanto eu preparava o almoço. E, mesmo sem o acompanhamento de comida, mandou super bem. Aprovadíssimo!!