terça-feira, 30 de agosto de 2011

6ª Mostra Internacional de Vinhos


Anotem na agenda: no próximo dia 17 de setembro acontece, em Campinas, a 6ª Mostra Internacional de Vinhos (MIV), das 14h às 21h, no Royal Palm Plaza Resort Campinas.

Mais de 400 vinhos estarão expostos para degustação no local, onde as principais importadoras e produtores nacionais apresentarão as novidades aos profissionais de restaurantes, empórios, hotéis, imprensa e ao público em geral.

Mais de 40 expositores preparam-se para o evento, que terá, também, venda direta de vinhos com desconto ao consumidor final. O público poderá participar das tradicionais degustações paralelas e também de “VIP Wine Tours”, em que pequenos grupos fazem tours privativos temáticos pela MIV, acompanhados de guias exclusivos, percorrendo estandes de expositores para a degustação de vinhos especiais em cada tema. A degustação Top deste ano ainda está sendo definida, mas os interessados podem acompanhar e garantir sua vaga pelo site do evento.

O ingresso de R$ 60 para homens e R$ 50 para mulheres dá direito a uma taça exclusiva e a degustar mais de 400 tipos de vinhos nacionais e importados. Para as degustações e VIP Wine Tours, é necessário inscrever-se diretamente no site, onde se pode também adquirir ingressos para o evento: http://www.mivcampinas.com.br

Il Monello

Faz tempo que observava essa garrafa na Expand. Ela sempre me chamou a atenção! Gosto das cores, das letrinhas... 


Não sei explicar bem o porquê, mas sempre me simpatizei demais com ela! Mas é verdade que demorei muito para adquiri-la afinal, sempre comprava outros rótulos e acabava deixando ela de lado!

Até que chegou o dia em que ela veio habitar a minha adega! Nem habitou direito pois a minha ansiedade era tanta que logo fui tirando ela de lá para experimentar. Preparei um risotto de peito de peru com queijo provolone e filet  mignon grelhadinho com lâminas de amêndoas e voilà, abrimos o vinho!

Esse vinho italiano, Il Monello, 2007, da região do Piemonte, é produzido 100% pela uva Barbera. Na taça, mostrou um vermelho grená bem bonito. No nariz, não senti nada de mais... umas frutinhas vermelhas fresquinhas e só! Na boca, taninos mais rústicos, algumas frutinhas vermelhas e só, também!

Balanço final: Muita expectativa para pouco prazer!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Riesling harmonizado com camarões e arroz selvagem

Não sei se você sabe leitor, mas se eu fosse para uma ilha deserta e só pudesse levar um vinho, esse seria elaborado com a uva Riesling de lá do norte da França, mais precisamente da região da Alsácia, que eu tanto adoro! Poderia bebê-lo pelo resto de minha vida e tudo isso porque seus aromas me deixam enlouquecida... Eu posso passar horas simplesmente cheirando a taça!

Sendo assim, sempre que encontro uma garrafa desse vinho (e que seu valor caiba no meu bolso), eu compro para experimentar!

A última que adquiri foi a Riesling da Domaine Zind Humbrecht Gueberschwihr, safra 2006.
                                                                                                

Como não poderia deixar de ser, estava ansiosíssima para abri-la e o melhor disso é que o vinho não decepcionou!! Só de abrir a garrafa era possível sentir seus aromas tão particulares!

Na taça apresentou um amarelo intenso, com reflexos dourados lindíssimo. No nariz mostrou bastante floral, com notas de petróleo, hortelã, frutas como abacaxi, maracujá, limão e claro, a sempre querida maçã verde (característica marcante desta uva). Na boca mostrou bastante acidez, boa persistência, mais maracujá, abacaxi e um retrogosto de mel, bem levezinho... Delicioso! E acho que ele aguenta mais alguns aninhos na garrafa, viu?

Como estava com vontade de comer arroz selvagem, decidi refogar uns camarões e colocar por cima e só!


Precisa mais? Para mim foi a perfeição!!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Ysern 2007

A uva Tannat é uma espécie de marca registrada dos vinhos tintos do Uruguai, muito embora ela seja proveniente do continente europeu, mais especificamente da região de Madiran, no sudeste francês.

O sucesso é tanto que a produção da uva Tannat ocupa um terço de toda a área plantada do Uruguai.

Já tive a oportunidade de provar alguns Tannat uruguaios muito bons: Amat, Bouza Tannat B6,... Por isso nunca torci o nariz para essa uva que, infelizmente, costuma ser desprezada por alguns bebedores que a consideram adstringente demais. Mas esse desprezo até tem suas razões afinal, se o vinho não for bem trabalhado e os taninos amaciados, eles podem se tornar vinhos realmente bem ruins...

Caminhando por um empório encontrei a garrafa do uruguaio Ysern 2007, elaborado 100% com a uva Tannat, originada de dois vinhedos bastante distintos: um é da região de Cerro Chapeu (com solo arenoso e clima continental) e o outro é de Las Violetas (solo argiloso e clima maritimo)...


E quem foi que disse que a fama de um determinado lugar é garantia de bom vinho? Eu, particularmente, não apreciei...

Na taça apresentou um vermelho bem intenso, com reflexos arroxeados. No nariz, aromas fracos de amoras, couro e um leve toque de especiarias. Na boca mostrou-se duro, muito adstringente, taninos verdes, com um amargor no final que me incomodou bastante...

Fiquei super triste pois foi a primeira vez que bebi um Tannat que tenha me decepcionado... Engraçado que já tinha lido em outros blogs alguns bons elogios a esse rótulo, mas impressões são pessoais, não é mesmo! Para o meu paladar, não funcionou!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Bom e Barato!

Dica rápida do dia: Quer um vinho saboroso, bem feito, fácil de beber e com preço excelente?

Achou...

Este sul africano - Glen Carlou Tortoise Hill Red 2006 - é uma mistura de 77% Cabernet Sauvignon, 13% Shiraz, 5% Merlot, 4% Zinfandel e 1% Tempranilo, que passa 15 meses em barrica de carvalho.

Tem coloração bem escura, com aromas de madeira tostada, frutas negras, canela e um pouco de pimenta. Na boca sente-se um pouco de madeira tostada e frutas como ameixa. Bom corpo, com acidez acentuada.

Acho perfeito para aquele dia que você vai receber convidados em casa e estes não são iniciados no mundo do vinho... Todos irão apreciar!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Saint Vin Saint - texto completo!

Por vezes as oportunidades aparecem em nossas vidas e, infelizmente, sem alguma explicação, as deixamos passar... Falo isso pois, por diversas vezes, meu marido me convidou para conhecer a Enoteca Saint Vin Saint, da chef Lis Cereja e do sommelier Ramatis Russo, mas eu sempre tinha um motivo para não efetuar a reserva - ora eu estava cansada, ora estava frio demais, ora, ora, ora... Mal sabia que estava perdendo um super momento na vida!

Os dias se passaram, meu marido começou a trabalhar em outra cidade e o Saint Vin Saint caiu no nosso esquecimento até a semana passada, quando eu estava passeando pelo Facebook e encontrei esta foto postada pela própria Lis Cereja:

Atum ao molho de anis estrelado, figos frescos e risotto de pupunha e tomilho...

Confesso que surtei na hora! Desejei loucamente saborear este prato! Então, abri o site da enoteca e efetuei minha reserva para o sábado! Pronto, agora era só esperar! E esperei, ansiosamente...

Até que o sábado, enfim, chegou...
Entrar na enoteca Saint Vin Saint é esquecer que você mora em São Paulo... Ao pisar ali você é subitamente transportado para a França dos nossos mais profundos sonhos... Com um ambiente lindo, típico de bistrô francês, o espaço apresenta uma beleza incrível, bem pitoresco, romântico, com livros e belas imagens espalhadas pelas paredes... Perfeito para um encontro a dois!

Depois de suspirar, assumimos nossas cadeiras e começamos a sonhar...

Nesse sonho, nossa primeira ação foi pedir um vinho que fosse realmente diferente, ao famoso sommelier Ramatis Russo (ex- Emiliano) e marido da linda chef Lis Cereja. Como nos sonhos, fomos prontamente atendidos: Ele nos trouxe o chileno Huasa de Pilen Alto 2010.

Como nos sonhos, esse vinho era uma contradição em si... Totalmente diferente de tudo... Elaborado 100% com a uva País, esse vinho surpreendeu muito. Tinha coloração de suco de uva, ou seja, ele não era brilhante, pelo contrário, tinha um certo aspecto turvo. No nariz aromas de couro, pau de galinheiro (ou estábulo, como alguns preferem) e terra. Na boca apresentou uma acidez crocante... Na ponta da língua era possível sentir um crisp incrível. Um vinho de muita personalidade e que aguentou firme os diferentes ingredientes de nossos pratos!

Segundo a explicação do próprio Ramatis, esse vinho é produzido na região do vale do Maule, onde a  propriedade possui vinhas originais com mais de 100 anos de idade e são cultivadas seguindo os conceitos da biodinâmica. Os vinhos são elegantes graças à maceração carbônica, uma técnica de vinificação muito conhecida por Marcel Lapierre, que é quem supervisiona todo o projeto da Clos Ouvert, produtora do vinho!

Saboreamos lentamente tudo o que o vinho tinha a nos oferecer...

E como nos melhores sonhos, somos sempre surpreendidos, veja a belezinha que surgiu diante de nós: o cardápio da Enoteca:

Essa lousa, que circula entre os comensais, é constantemente atualizada, já que o bistrô trabalha com ingredientes sazonais. Muito legal, né?

Como eu sou a personificação da indecisão, eu já tinha uma idéia prévia do que pretendia comer, caso contrário eu demoraria muito para escolher, pois tinha vontade de conhecer o cardápio todinho...  A minha entrada foi Shiitakes grelhados, trufados, com Grana Padano e Piñoles... Hummm....


Quanto sabor! O contraste entre o salgado do queijo com o terroso do Shiitake e o adocicado desse molhinho (suponho que seja feito com aceto) é muito bom... Sem contar a maciez do cogumelo com a crocância dos pinõles... Nota dez!

Meu marido optou pela salada de Jamón, nozes e figos!


É claro que eu experimentei, né! E posso garantir que estava muito bom... temperos bem equilibrados, figos extremamente macios...

Como prato principal, escolhi aquele que foi responsável pela minha reserva na enoteca: Atum ao molho de anis estrelado, figos frescos e risotto de pupunha e tomilho...


Leitores, não tenho palavras para explicar... O melhor é vocês irem até lá e constatarem: Atum no ponto, molho de anis espetacular (nunca tinha provado). O risotto estava al dente, como eu gosto... ai, ai, ai...

Meu marido optou pelo clássico risotto de Boeuf Bourguignon:

Só de olhar já dá vontade de devorar!


No momento mais doce dos sonhos - a hora da sobremesa - precisei acordar e constatar que era impossível comer mais alguma coisa! Estávamos tão satisfeitos que fui obrigada a deixar o Brullée de espumante brut para uma outra oportunidade... Eu desejei tanto saborea-lo, mas não foi possível... Vou ter de voltar... Que problema, né?

Ao final, a querida Lis Cereja nos ofereceu uma grappa com infusão de ervas! Que delícia... É uma grappa com gostinho bem leve de Campari!!

Levantei da minha cadeira com uma única certeza: Quero voltar a este sonho em breve... Muito em breve!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Cinco

Não é novidade o fato de eu ser frequentadora assídua do site Lovely Package... Adoro o design das embalagens dos diversos produtos que são divulgados ali!

A última foi essa linda garrafa do vinho chileno "Cinco":

Imagem: Lovely Package
Segundo o próprio site, este produto foi criado e desenhado para o mercado dinamarquês. Cinco é um vinho especial, onde a imagem da estrela transmite a história da viticultura chilena, realizando uma combinação única de suas 5 (cinco) mais emblemáticas cepas: Carmenère, Shiraz, Merlot, Cabernet Sauvignon e Pais.

Design minimalista, cor e elegância em cada um dos pontos da estrela... E o vinho, como será?

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Primeur Catalan!


Caros leitores, a foto acima foi feita durante a Expovinis deste ano. As garrafas me encantaram no primeiro instante. Infelizmente, e já não me lembro o porquê, eu não consegui conversar com ninguém da vinícola e nem tenho anotação sobre os produtores... A única coisa que sei é que se trata de vinhos da região do Sul da França, da região do Roussillon.

Alguém sabe se é possível encontrar essas lindezas de garrafas por aqui? Dei uma busca na Internet, mas não encontrei absolutamente nada...

Confesso que nem sei da qualidade do vinho, mas essas garrafas são tão lindas, não é mesmo? Tem cara de verão, de frescor e de frescura, ... Quero uma garrafa de cada!!

Sei que não devemos comprar um vinho pelo rótulo, mas tem algumas garrafas que me ganham fácil, fácil...

Por favor, se alguém souber de algo, me escreva!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Santa Helena Vernus

Numa dessas noites frias aqui de São Paulo, preparei escalopes de filet mignon com um molho de cogumelos. Para a harmonização escolhi o vinho chileno Santa Helena Vernus Blend 2006.


Este vinho, elaborado a partir das uvas Cabernet Sauvignon (78%), Merlot (15%) e Carmenère (7%), apresentou, na taça, um vermelho rubi bem escuro. Notas de frutas vermelhas como cereja e notas de baunilha eram facilmente identificadas. Depois de um certo tempo na taça mostrou aromas de café e canela.

Na boca mostrou excelente acidez, taninos bem marcantes, bom corpo e boa persistência. Recomendado!!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Vinho e os signos!

Estava navegando no blog "Vino Divino Vino" (que eu amo!) e encontrei esse post sobre vinho e signos. Achei essas garrafas tão bacanas que não resisti e estou compartilhando a matéria, escrita pelo Elmano Marques, com vocês.


"A idéia do 12 Signs Wine foi de Marie Fox. Como uma fã de longa data de astrologia e vinho, Marie queria misturar suas duas paixões para criar um produto que fosse elegante, divertido e delicioso. Usando seu conhecimento do vinho e da astrologia, ela identificou um perfil de sabor que corresponde a cada signo astrológico.

Uma vez elaborados os vinhos, Marie Fox, proprietária da 12 Signs Wine, foi em busca de designers para desenvolver sua nova marca e encontrou quem poderia atender suas expectativas, através do site Lovely Package. A designer Anchalee Chambundadongse criou ilustrações únicas para cada um dos 12 signos do zodíaco usando cores para diferenciar os elementos e vinhos: terra, ar, vento e fogo."




Imagens: Lovely Package

Eu sou taurina teimosa e quero uma garrafa do meu signo agora!!!!