terça-feira, 29 de março de 2011

Glen Carlou 2008 - Pinot Noir

Sábado à noite, um queijo brie aquecendo no forno, uma geléia de morango com pimenta sobre a mesa e um Pinot Noir saindo da adega! Bom demais, né?


Glen Carlou Pinot Noir 2008, da África do Sul, mostrou-se no ponto: na taça, aquele vermelho "aguado" típico da casta. No nariz, bastante complexo: muitos aromas de cereja, flor, madeira, ervas frescas. Na boca, mostrou-se potente, com notas de morangos fresquinhos...Vinho muito bom, mas o Pinot Noir da Patagônia ainda é o meu preferido, me seduz muito mais... É aquele vinho que, se eu estivesse numa ilha deserta, eu levaria e beberia todos os dias!!

Quanto a harmonização, vale lembrar que o queijo com a geléia não combinou nadinha com o vinho... A pimenta da geléia se sobrepôs demais ao vinho... Por isso, cada um a seu tempo... Queijinho e só depois o vinho!!!

domingo, 27 de março de 2011

Gewürztraminer e "Julie and Julia"


Sábado, depois do almoço, nada melhor do que sentar e assistir a um filme. O escolhido foi "Julie and Julia". O vinho para acompanhar o filme foi o Volpi Gewürztraminer, da Salton, 2009.

Vamos começar pelo vinho: A Gewürztraminer (que em alemão significa "tempero") "gewürz" quer dizer tempero ... "traminer" é o nome muito antigo de uma cepa de uva branca local. A "gewürztraminer" é a velha traminer "temperada" ... (update do Nivaldo - obrigada!!) 

Essa uva encontrou seu melhor solo na região da Alsácia (França). Além disso, ela é a mais perfumada das uvas, apresentando muitos aromas florais e frutados. Muitas pessoas não gostam dessa uva justamente por ser muito perfumada! Eu, particularmente, acho incrível... Os vinhos eleborados com ela são bastante elegantes, finos, frescos e delicados, combinando muito bem com o calor! Por isso, se você ainda não provou dessa maravilha, não perca tempo.
Esta garrafa que abrimos faz parte do "bom e barato". Na taça, lindo amarelo palha com reflexos dourados. Apresentou aromas bastante frescos de lima, lichia, maçã, flores brancas e hortelã... Parecia perfume... Na boca, muito frescor, excelente acidez, notas de frutas como maçã e pêra, com excelente persistência! Adorei! 




Final de tarde incrível!

O filme, delicioso... 1948. Julia Child (Meryl Streep) é uma americana que passou a morar em Paris devido ao trabalho de seu marido. Em busca de algo para se ocupar, ela se interessou por culinária e passou a realizar cursos sobre o assunto. Cinquenta anos depois, Julie Powell (Amy Adams) está prestes a completar 30 anos e está frustrada com a vida que leva. Em busca de um objetivo, ela resolve passar um ano cozinhando as 524 receitas do livro de Julia Child, "Mastering the Art of French Cooking". Ao longo deste período Julie escreve para um blog, onde relata suas experiências.

quinta-feira, 24 de março de 2011

O vinho estragou, e agora?

Na última semana decidimos abrir um vinho recém adquirido no Le Tire-Bouchon... Era um vinho português (com um rótulo de gosto duvidoso): Dom Hermano 2006.
Abrimos o vinho e voilá... O coitado tinha ido para o vinagre, literalmente...
Confesso que fico MUITO triste quando isso acontece. Muito triste mesmo, a ponto de perder totalmente a vontade de beber vinho. Nem cogito a possibilidade de abrir uma outra garrafa... afinal, eu queria aquele vinho, tão cuidadosamente escolhido para harmonizar com o jantar... 

Peguei um copo de whisky e afoguei as mágoas do vinho!

Vai ver que o vinho nem era tão bom assim... (tentativa de auto-convencimento)
Fui observar a rolha a fim de entender o que poderia ter acontecido e percebi que a rolha tinha um defeito... Uma depressão longitudinal, por onde deve ter entrado muito oxigênio!!! Inclusive a cápsula tinha aquele "vinho seco" no entorno... Percebo que faltou um bom controle de qualidade das rolhas...
Telefonei no Le Tire-Bouchon e prontamente eles se dispuseram a trocar a garrafa... Mas, por esses dias não tenho planos de ir até lá, então estou pensando no que fazer com o coitadinho, que está lá na geladeira... Talvez entornar ralo abaixo seja o mais sábio, mas não aguento fazer isso... É tão dolorido... A última vez que fiz isso, foi com um Pinot Noir suiço (que até hoje não descobri o que aconteceu para ele ficar com cor de tijolo!!)

Por isso leitor, se você tiver alguma saída para minha aflição, não deixe de encaminhá-la, ok? 

Encontro de vinhos OFF

Já comentei aqui sobre o Encontro de vinhos OFF promovido pelos blogs Vinhos de corte e Papo de vinhos, que acontecerá no dia 25 de abril, no pomar da Bendita Hora, em Perdizes, São Paulo.

Lá no blog Vinhos de Corte, Daniel Perches está postando diariamente os expositores que participarão do evento, inclusive comentando sobre as deliciosas pizzas que poderemos provar, além dos brigadeiros que estarão dando pinta por lá!!! Maiores informações, não deixe de acessar!

O "Taças e Rolhas" estará presente!! Super oportunidade para conhecer você, leitor!


segunda-feira, 21 de março de 2011

Cinco Tierras - Torrontés

Na noite da última sexta-feira optamos por abrir um Torrontés... Vinda da Espanha, essa uva pouco divulgada, tem encontrado em solo argentino, sua maior expressão! Os argentinos já perceberam e estão investindo cada vez mais nessa uva tão aromática. A região de Salta, inclusive, é que a mais tem se destacado na produção da Torrontés.

A garrafa que abrimos, adquirida na Abravinis, foi a argentina (de Salta) Cinco Tierras 2009, da bodega Banfi.


Na taça, amarelo palha com reflexos esverdeados e dourados... Aromas de flores, frutas cítricas e um toque final de mel... Na boca, leve, fresco, excelente acidez, notas de frutas como maracujá e um fundo de mel... Delícia... Perfeitamente harmonizado com risotto quattro formaggi.

Já que os vinhos argentinos se tornaram a grande mania dos brasileiros, chegou a hora de dar uma pausa no Malbec e experimentar a Torrontés, que possui uma excelente relação custo-benefício. Vale lembrar que este vinho deve ser bebido jovem.

sábado, 19 de março de 2011

Divino Tuscany

Degustações de vinhos excepcionais, jantares de gala em palácios da Renascença com famílias nobres ou com um chef super estrelado, concerto com o violinista superstar Joshua Bell e, no domingo, happy end na villa particular do cantor Sting e de sua mulher Trudie Styler. Os dois recepcionarão os participantes com um porquinho assado ao estilo toscano.
Este é o primeiro festival Divino Tuscany, de 2 a 5 de junho, na Itália, e reservas já podem ser feitas (veja no site abaixo). A programação custa 1.596 euros por pessoa.
A abertura será com o concerto de Joshua Bell no belíssimo Teatro della Pergola, seguindo-se jantar no Giardino della Gheradesca, do hotel Four Seasons.
A sexta-feira, dia 3, começa às 10h com degustação de Brunellos di Montalcino, no Palazzo Capponi All’Annunziata. Às 11h, no mesmo local, o tema é Merlot. E das 12h30 às 18h, no Four Seasons, degustação com grandes vinhos toscanos de safras recentes, procedentes de 50 vinícolas da região, com a presença de proprietários, enólogos e orientação geral do crítico inglês James Suckling, editor europeu da Wine Spectator.
A noite de sexta será grandiosa: jantar com o chef Giorgio Pinchiorri, da Enoteca Pinchiorri de Florença, três estrelas no guia Michelin. À beira do rio Arno, no suntuoso Palazzo Corsini.
No sábado, as degustações se repetem no Palazzo Capponi All’Annunziata, com uma modificação: os vinhos toscanos serão de safras antigas. À noite, das 21h às 24h, jantares em locais diferentes, os Palazzi Private Dinners, junto com famílias tradicionais como Antinori, Frescobaldi, Mazzei, Ferragamo, Corsini e outras.
E no domingo, das 11h às 16h, tempo suficiente para sentir os aromas emanados da linda villa Il Palagio, do século 16, cercada por vinhedos, oliveiras, carvalhos e os típicos ciprestes toscanos, a 30 km ao Sul de Florença. Ali, quem sabe, Sting dará uma canja após beber seu próprio vinho e deleitar-se com um leitãozinho.
Não deixe de acessar o link e visualizar belíssimas fotos.
                                         Está bom para você, leitor?
Fonte: Select Italy - http://www.divinotuscany.com/

terça-feira, 15 de março de 2011

Grand Cru e Allegrini no Terraço Itália

Sucesso em 2010, o jantar eno-musical promovido pela importadora Grand Cru em parceria com a Allegrini - a mais tradicional vinícola do Vêneto - terá nova edição em 2011. 
O jantar acontece da seguinte maneira: cada vinho é degustado ao som de árias de ópera na voz da cantora lírica Meghan Scheibal. Em seguida, são servidos os pratos para harmonizar com todos os vinhos degustados.
O evento acontece no próximo dia 23 de março (quarta-feira), a partir das 20 horas, no clássico Terraço Itália, mesmo palco da primeira edição, e será comandado pelo sommelier Robin Shay, gerente de exportação para as Américas da Allegrini. São 50 vagas e o investimento é de R$ 190 por pessoa.
O roteiro de apresentação será assim:
Abertura:
Poggio ao Tesoro Solosole - "O Sole Mio"(canto napolitano)

1º Ato:
Allegrini Valpolicella - "Torna a Surriento" (canto napolitano)

2º Ato:
San Polo Rosso de Montalcino - "Chancun à son gout" ("Die Fledermaus", Strauss)

3º Ato:
Allegrini La Grola - "Voi, Che sapete" ("Nozze di Fígaro", Mozart)

4º Ato:
Reccioto de La Valpolicella - "Seguidilla" ("Carmen", Bizet)

Em seguida, o jantar é servido. O cardápio será:

1º Prato: Tortino de polenta con tallegio e funghi musgo;

2º Prato: Gargati (Rigatoni de massa fresca típica do Vêneto) com ragu de marreco e alcachofra;

3º Prato: Filet de vitellone com vellute de funghi porcini sobre salsa dijon;

Sobremesa: Fragole en poesia con biscoito joconde.
Para maiores informações e reservas, falar com Patrícia, no telefone: 3068-6388
Imperdível!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Saudades!

Leitores;
Este blog estava em ritmo de carnaval... Mas a vida é feita de surpresas e, muitas vezes, essas surpresas não são positivas! Na noite de quarta-feira de cinzas meu avô faleceu e todo o ritmo de carnaval se desfez... e o que era alegria se transformou em um grande aperto no coração.

Sei que a vida segue, e estamos seguindo... apreciando mais as coisas que estão ao nosso redor!

Retomarei os posts ainda nesta semana! Enquanto isso eu deixo vocês com essa cena inesquecível do filme "O mágico de Oz", que assistia com meu vô Hugo, quando eu era criança...  Essa canção linda sempre marcou minha vida e agora ela será mais presente do que nunca, afinal esse é o lugar onde eu o reencontrarei um dia!

quarta-feira, 9 de março de 2011

"Taças e Rolhas na Folia" (parte 3)

Sábado à noite chegou! Comemoração do aniversário da minha linda e maravilhosa irmã... Parabéns Bruninha!!!

Leitores, eu já havia comido e bebido o suficiente no almoço, conforme vocês leram no post anterior, mas comemoração de aniversário de irmã, sabe como é, né!? Não pode passar em branco de jeito nenhum... Por isso, decidimos que precisávamos comemorar e decidimos sair para jantar no La Pergoletta. (já estivemos lá em outra ocasião - não leu, clique aqui).

Mais comidinhas deliciosas acompanhadas de pessoas especiais... E claro, uma garrafa de vinho! Eu "só" comi a lasanha aos quatro queijos...

... e o risotto de funghi com tirinhas de filet mignon... Tudo bem light!!!

O vinho, nós decidimos levar de casa, pois há tempos queria provar essa garrafa: o italiano Ceneretola Orcia 2004, do produtor Cinelli Colombini, da Toscana (Vale d'Orcia).

Adoro o rótulo dessa garrafa!
Elaborado a partir das uvas Sangiovese e da autóctone Foglia Tonda, esse vinho apresentou na taça um vermelho rubi bem intenso. No nariz, toques herbáceos e um pouco de terra molhada. Na boca mostrou-se potente - taninos bem intensos, com bastante adstringência e toques de especiarias. Combinou muito bem o risotto de funghi...

E, para encerrar, uma torta mousse de chocolate com banana flambada... Vinho para acompanhar? Nenhum... Não aguento mais comer nem beber por hoje... Até a foto da sobremesa esqueci de tirar!!!

terça-feira, 8 de março de 2011

"Taças e Rolhas na Folia" (parte 2)

Sábado, horário do almoço! Nada melhor do que estarmos rodeados por amigos incríveis, por boa comida e por bons vinhos... Isso sim é Carnaval!
Para esquentar os tamborins, começamos com muita conversa boa e petisquinhos saborosos: saladinha caprese no palito e queijo padrão com Lemon Pepper.  
A comissão de frente veio formada pelos tomatinhos no papelote, acompanhado de cebolinhas, cogumelos, azeite, salsinha. Delícia!
Para a harmonização escolhemos a Cava Gramona. Confesso que sou fã do frescor dessa cava que é elaborada a partir das uvas Macabeo, Xare-lo e Chardonnay.  Na taça apresentou um amarelo palha bem leve, com reflexos esverdeados, um perlage fino e intenso e aromas deliciosos de frutas como maçã, pêra, maracujá e um pouco de leveduras. Na boca é tão leve e fresca, que se torna muito fácil de beber. A harmonização com os tomatinhos ficou excelente. Quesito harmonia: Nota DEZ!
A partir de então o desfile começou e não teve para mais ninguém: tartar de peixe branco (ninguém consegue lembrar o nome do peixe), temperado apenas com cebolinhas e gengibre. Perfeição. Considerado por mim o melhor prato do almoço!
Seguimos para o prato principal: pasta com molho pedaçudo de tomates e polvo. Muito saboroso, polvo macio e com tempero no ponto.
Para a harmonização desse prato escolhemos dois vinhos franceses: Um chardonnay da região da Côte do Jura e um rosè da Provence.

O Domaine Baud Chardonnay 2005 demorou um pouco para se mostrar, mas quando decidiu rasgar a fantasia, mostrou que tinha samba no pé e apresentou aromas complexos: maçã, cogumelos, um pouco de borracha, amêndoas e mel. Na boca, leveza, persistência e equilíbrio. Fiquei imaginando como seria harmonizá-lo com um fondue de queijo...
O rosè da Provence foi o Terra Amata 2009, Domaine Sorin. Além daquela cor espetacular de pôr do sol, meio pêssego, meio tangerina, apresentou aromas mentolados e florais muito interessantes. Na boca mostrou-se equilibrado e elegante, combinando muito bem com o prato.
Para encerrar o desfile, partimos para a sobremesa surpresa: Crème brûlée com chocolate. Olha só o maçarico tornando nosso doce mais especial ainda!
Para harmonizar, nada melhor do que um delicioso Malamado, da Família Zuccardielaborado a partir da uva Viognier.
Vejam que coloração mais linda dentro dessa garrafa transparente. Parece ouro líquido! Aromas florais se destacaram. Na boca muito equilíbrio entre açúcar e acidez, ficou muito bom com a sobremesa.

Fim do desfile e arquibancada ainda animada com tudo o que provou!

segunda-feira, 7 de março de 2011

"Taças e Rolhas na Folia" - parte 1

Hoje em dia não ligo mais para o Carnaval... O bom mesmo dessa história toda é ter quatro dias livre de obrigações. Por isso, cada um desses dias de Carnaval está sendo usado apenas para beber e comer bem, combinado?

Começamos nossa folia na sexta-feira depois do trabalho, com um churrasco na casa de amigos e um vinho Malbec - a clássica harmonização argentina! A garrafa escolhida foi o Doña Paula 2009. Vinho de coloração vermelho bem intenso, que tingia a taça, com reflexos arroxeados, apresentou aromas intensos de figo seco, violetas, frutas vermelhas em compota e claro, madeira! Na boca, excelente corpo, muita potência de sabor, com notas de frutas vermelhas e chocolate amargo. Particularmente, eu adorei!  Vinho bom e barato, para o dia-a-dia, e que acompanhado da picanha e daquela gordurinha na borda (ai, meu Deus!) nasceram um para o outro!  
Quesito harmonia: Nota DEZ!

domingo, 6 de março de 2011

Confraria Tarja Preta e vinhos franceses

Nem a chuva incessante de São Paulo impediu que a Confraria Tarja Preta se reunisse na última quarta-feira na importadora e também restaurante Le Tire-Bouchon.
Após uma boa conversa decidimos que todos os vinhos que degustaríamos ao longo do jantar seriam franceses; primeiro porque é a especialidade da casa e segundo porque sabemos que o aprendizado está em arriscar sempre novas regiões, descobrir novos rótulos e para isso, a França é fascinante.
Iniciamos então o árduo trabalho de comer e beber. Começamos as harmonizações com  dois tipos de bruschettas. A primeira foi a clássica de queijo brie com mel e tomilho. A segunda foi a de presunto Parma com queijo de cabra, abobrinha e limão siciliano. Esta segunda foi considerada a melhor. Mesmo com tantos sabores diferentes, ela apresentou um equilíbrio e uma leveza surpreendentes.
O vinho para a harmonização foi o Rosè da Provence Château Deffends 2009. Elaborado a partir das uvas Syrah (25%), Grenache (25%) e Cinsault (50%), este vinho apresentou aromas bastante frutados. Na boca mostrou frescor, leveza e bastante persistência. Perfeito com as bruschettas!
Para o prato principal todos nós escolhemos o bife ancho com risotto de cogumelos. Comida bem saborosa.
Escolhemos dois vinhos para a harmonização desse prato. O primeiro foi o Domaine Baud, da Côte du Jura, 2007, elaborado com a uva perfumada e autóctone Poulsard. Com a coloração que lembra Pinot Noir esse vinho apresentou aromas de figos e cogumelos. Ao fundo notava-se um leve adocicado, como caramelo. Na boca mostrou-se equilibrado, macio, leve, com notas de frutas vermelhas. Em relação ao prato, este vinho harmonizou melhor com o risotto afinal, a carne era muito mais potente.

O segundo vinho foi um Pinot Noir da Borgonha, da Côte Chalonnaise, o La Buxynoise Bourgogne Tête de Cuvée Rouge 2006. Com coloração vermelho bem púrpuro, apresentou incríveis aromas de frutas vermelhas frescas, muito mentolado, madeira e tostado. Na boca uma potência de fazer inveja a muitos vinhos do Novo Mundo.  Mas, ao mesmo tempo que se mostrou  potente, apresentou elegância. Taninos finos e persistência surpreendente. Ficou excelente com a carne.
Chegamos a sobremesa - semifreddo de nougatine com calda de goiabada. Divino! O vinho foi o Domaine Giudicelli 2006, da região de Córsega, elaborado a partir da uva Muscat. Este vinho doce, com excelente equilibrio entre açúcar e acidez apresentou um amarelo ouro incrível. Tanto nos aromas como na boca mostrou muitas notas de maracujá. Perfeito!!

Próximo mês tem mais Confraria Tarja Preta!

terça-feira, 1 de março de 2011

Satisfação!

Leitores;
Com toda essa chuva em São Paulo, minha conexão com a Internet não está nada bem! E é devido a essa situação que não tenho conseguido publicar os posts. Mas os problemas estão sendo resolvidos e espero ainda está semana, voltar a postar afinal, amanhã tem encontro da Confraria Tarja Preta e, além disso, teremos o "Taças e Rolhas na Folia"... Todo dia um vinho e um prato diferente! Ou seja, muita novidade!
Espero que compreendam minhas dificuldades...