segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Risotto de pistaches: quando a comida supera o vinho!

Sexta-feira é sempre bom, não é mesmo? Chegar do trabalho, preparar uma comidinha, abrir um vinho... Para mim, o final de semana precisa começar com todo esse ritual... Não abro mão de uma comida pensada, sabe? Aquela que você idealizou em como preparar durante toda a semana...

A receita que fez parte de meus pensamentos nos últimos dias foi um risotto de pistaches, acompanhado por medalhão de filet mignon com queijo brie e damascos...


A foto é incapaz de mostrar o quanto estava saboroso este prato... No risotto coloquei pistache inteiro, ao invés de triturado, como sempre faço... E confesso que ficou muito melhor: a crocância do pistache combinou em cheio com a cremosidade do risotto.

O medalhão de filet mignon foi um espetáculo a parte afinal, com o acompanhamento de queijo brie e damasco, teve seu sabor destacado! Vale a pena experimentar, hein? Não dá trabalho algum e tem um sabor que impressiona...

Ah, como é bom pensar em um prato e obter um bom resultado com a sua elaboração, não é mesmo? Diferente do que aconteceu com aquele risotto de alcachofras que tanto me entristeceu... (não leu, clique aqui).

O vinho eleito para a harmonização foi o Humberto Canale Estate Malbec 2008, da Patagônia...


Eu sempre tive muita curiosidade em experimentar esse vinho e achei que esse seria o prato ideal para a harmonização. Vamos a ele:

Na taça apresentou uma coloração rubi, com reflexos arroxeados bem bonitos. No nariz, o álcool se destacou muito. Além dele, foi possível notar frutas vermelhas bem maduras, quase em compota. Na boca, mais álcool em evidência, notas de frutas vermelhas maduras e especiarias, além da madeira, claro! Taninos firmes e jovens, com médio corpo e média persistência.

Confesso que esperava muito mais do vinho (eu e minhas expectativas!!), mas vale quanto custa... Um vinho sem grandes emoções... Na harmonização também não se saiu muito bem, acho que o vinho se sairia melhor com uma carne mais gordurosa ou com sabor mais intenso...

2 comentários:

  1. Oi Evelyn,
    muito interessante o seu enfoque "quando a comida supera o vinho". Recentemente passamos (eu e a turma da Confraria) por experiências parecidas. Imaginávamos estar fazendo uma boa harmonização, mas a comida simplesmente fez o vinho ficar insignificante. E olha que o nosso caso foi um prato bem mais simples que o seu: kibe de forno. O vinho era um Crozes-Hermitage... o vinho não conseguiu aparecer no meio de uma comida deliciosa. Qdo li o titulo do seu post, lembrei logo do aconteceu no nosso jantar.

    ResponderExcluir
  2. Que delícia!! Kibe de forno!! Faz anos que não como um... Pois é, às vezes somos surpreendidos nessa imensidão de sabores que a harmonização pode nos proporcionar... Mas o melhor de tudo é aprendermos com tudo isso, não é mesmo!! Essas lembranças são as melhores coisas de nossas vidas!!
    Um grande beijo e obrigada pela sua visita!
    Adoro seus comentários
    Evelyn

    ResponderExcluir