segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Risotto de Alcachofra e vinho


Estava maluca para comer risotto de alcachofra! Isso porque eu amo risotto, amo alcachofra, e porque unir esses ingredientes me pareceu perfeito... Além do mais, aquele frescorzinho da alcachofra me faz suspirar, adoro ficar com aquele gostinho na boca, que só ela tem (enquanto digo isso posso sentir o sabor!! Meu deus, isso sim é memória gustativa!!!)

Comprei corações de alcachofra em conserva, preparei um caldo de legumes e pronto! Para dar uma corzinha, refoguei uns tomates grapes! Era hora de provar o resultado!

O risotto ficou tão sem graça! Meio sem gosto, sabe... Só conseguia sentir o sabor da alcachofra quando a mordia. Achei que seu sabor fosse se espalhar, incorporar ao prato, mas isso não aconteceu... A harmonização que era o meu terror afinal, harmonizar vinho e alcachofra é tarefa difícil, acabou nem sendo tão difícil assim, já que a comida nem tinha tanto gosto!

O eleito foi o australiano Bleasdale Verdelho 2009.
O rótulo é uma foto da família Potts
Esse vinho, elaborado quase 100% com a uva Verdelho (quase porque, lendo a ficha técnica, o enólogo explicou que foi necessário acrescentar um pouquinho de Sauvignon Blanc para dar um pouco de acidez ao vinho, já que 2009 foi um ano muito quente na Austrália) surpreendeu. Comprei sem grandes expectativas, lá na Casa Flora e confesso que adorei!

Fresco, leve, com aromas e sabores de frutas bastante frescas, esse vinho causou admiração... Na boca mostrou uma acidez quase crispy. Bem geladinho, com um peixinho, deve ficar espetacular! Com o meu risotto sem gosto, ele fez muita coisa: conseguiu salvar o jantar!

8 comentários:

  1. Evelyn

    Também gosto muito de alcachofra. Não sei se você conhece, mas em São Roque no interior de São Paulo, todo ano no mês de Outubro eles fazem uma festa da alcachofra, com direito a muitos pratos tendo como ingrediente principal a alcachofra.

    Eu pretendo ir no próximo final de semana, afinal faz um tempo que vou todo ano.

    Se conseguir, visite a feira, acho que iria agradar. Eles ainda vendem as alcachofras para cozinharmos em casa e tudo mais.

    Beijos,

    Victor

    ResponderExcluir
  2. Victor;
    Eu não sabia dessa festa da alcachofra, não! Fiquei curiosíssima para conhecer, mas infelizmente terei de me programar para o próximo ano!

    Muito obrigada pela dica,
    Beijo
    Evelyn

    ResponderExcluir
  3. Teria resultado melhor com as alcachofras frescas, não em conserva. E ainda melhor se faz antes o 'soffritto', ou seja esquentar em azeite pouca cebola cortada fina. Depois juntar as alcachofras frescas cortadas e um toque de sal. Mexer e deixar uns minutos. Pode ate' botar um pouco -meio copo- de vinho para dar um perfume. E depois o arroz, juntando o caldo, ao poucos, para não queimar, mexendo para que o arroz não cole na panela. Você vai a ver que será um risotto muito gostoso e delicado. Eu acompanharia com um Traminer aromático ou um Pinot bianco do Friuli, não conheço este vinho Australiano, mais aproveito da dica e vou a procurar!

    Obrigada,

    Alessandra
    PS: eu também adoro alcachofra!

    ResponderExcluir
  4. Nossa Alessandra!! Que maravilha de explicação! Eu percebi, só depois de pronto, que o ideal seria com as alcachofras frescas... Vou seguir sua recomendação. Quanto ao vinho, acho que um branco do Jura deve ficar bom também!
    Em breve, mais experiências com a nossa maravilhosa e saborosa alcachofra!

    Apareça mais vezes!
    Beijo,
    Evelyn

    ResponderExcluir
  5. Oi Evelyn

    Este post sobre risoto de alcachofra me consolou bastante, pois já passei exatamente pela mesma experiência ao preparar um risoto e este ficar com gosto de nhonha. Que decepção, não!?!? Mas essa é a vida, temos que experimentar.
    Parabéns pelo blog.
    Tereza

    ResponderExcluir
  6. Olá Tereza;
    Obrigada pela visita! Pois é, nós nos dedicamos ao prato e ele sai com gosto de nada, de nhonha com vc bem disse!!! Que raiva, né? Ainda bem que o vinho salvou o jantar...

    Beijos
    Evelyn

    ResponderExcluir
  7. Olá, comigo aconteceu a mesma coisa. Já juntei o risoto com a alcachofra duas vezes, e as duas vezes me senti como se tivesse desperdiçado as alcachofras! Como pensei em repeti o prato, busquei no google e achei sua experiência! Decidi fazer o risoto, e só no final, depois de quase acabado o risoto, dar uma fritada bem de leve no azeite da propria conserva e jogar por cima! Vamos ver no que dá!
    Raissa

    ResponderExcluir
  8. Olá Raissa;
    Obrigada pela visita! Pois é, a sensação é exatamente como essa que você descreveu: Desperdiçado as alcachofras!!
    Depois escreva aqui se deu certo a nova experiência com as alcachofras, ok?
    Beijos

    ResponderExcluir