segunda-feira, 21 de março de 2011

Cinco Tierras - Torrontés

Na noite da última sexta-feira optamos por abrir um Torrontés... Vinda da Espanha, essa uva pouco divulgada, tem encontrado em solo argentino, sua maior expressão! Os argentinos já perceberam e estão investindo cada vez mais nessa uva tão aromática. A região de Salta, inclusive, é que a mais tem se destacado na produção da Torrontés.

A garrafa que abrimos, adquirida na Abravinis, foi a argentina (de Salta) Cinco Tierras 2009, da bodega Banfi.


Na taça, amarelo palha com reflexos esverdeados e dourados... Aromas de flores, frutas cítricas e um toque final de mel... Na boca, leve, fresco, excelente acidez, notas de frutas como maracujá e um fundo de mel... Delícia... Perfeitamente harmonizado com risotto quattro formaggi.

Já que os vinhos argentinos se tornaram a grande mania dos brasileiros, chegou a hora de dar uma pausa no Malbec e experimentar a Torrontés, que possui uma excelente relação custo-benefício. Vale lembrar que este vinho deve ser bebido jovem.

2 comentários:

  1. Evelyn

    Para mim os melhores Torrontés vêm de Salta ou da vizinha Rioja. Inclusive a Torrontés Riojana é a pioneira em termos de videiras com qualidade.

    Eu sou apaixonado por esta uva. Dificilmente se encontra o trinômio singularidade, eis que só tem na Argentina, qualidade e preço.

    Se quiser dê uma olhada no post que coloquei no www.alemdovinho.wordpress.com sobre ela.

    Um abraço Peter

    ResponderExcluir
  2. Super coincidência você ter escrito também sobre a Torrontés! O texto está maravilhoso!
    Pois é, eu nunca experimentei a Riojana, mas ela está na lista!!
    Abraço
    Evelyn

    ResponderExcluir